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Como implementar o marketing de conteúdo em seu negócio?

Como implementar o marketing de conteúdo em seu negócio?

Atrair a atenção de clientes em potencial na web exige planejamento e recursos. O marketing de conteúdo vem para incrementar a imagem das empresas na internet.

Pense no tipo de conteúdo que você gosta de consumir na internet, como textos que tirem dúvidas, tutoriais, palestras e entrevistas.

É possível integrar todos esses formatos à sua estratégia de marketing de conteúdo.

O ponto principal é saber exatamente o que fazer para chamar a atenção do perfil de consumidor que o seu empreendimento busca.

Portanto, prossiga a leitura deste texto para conhecer a definição de marketing de conteúdo e quais são as principais estratégias relacionadas a esse método de divulgação.

Marketing de conteúdo: sua definição

Toda empresa que deseja construir uma boa reputação deve investir na produção e divulgação de conteúdo relevante.

Isso é fundamental para que as pessoas experimentem na prática os benefícios que determinados produtos ou serviços podem proporcionar a elas.

Esses conteúdos podem vir em diversos formatos, tais como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Posts em redes sociais;
  • E-books.

A divulgação e posterior fruição desses conteúdos é uma maneira eficiente de qualificar sua base de clientes e garantir que eles fechem negócio com sua empresa.

Não à toa, essa é uma estratégia clássica de inbound marketing com adeptos nos mais variados ramos profissionais.

Implementando a estratégia do marketing de conteúdo

Trabalhar com essa modalidade de marketing exige um planejamento cuidadoso e profunda integração entre todos os setores da empresa.

Acompanhe os tópicos a seguir para saber detalhes de todas as etapas da implementação.

Definição de objetivos

Saiba com clareza o que você quer alcançar a partir da estratégia. Debata ideias com a equipe de funcionários e garanta que todos concordam com o plano de ação.

Cada objetivo determina um método. Se o objetivo principal é gerar tráfego orgânico para o site, é preciso agir de determinada forma. Se o objetivo é aumentar o número de conversões mensais, as ações precisam ser diferentes.

Essa definição é fundamental para o marketing porque dá um norte para as atitudes dos colaboradores, fazendo com que toda a equipe convirja em torno das mesmas ideias.

Conhecer o público

Essa etapa anda de mãos dadas com a etapa anterior. Conhecer bem o público para quem você se dirige é o primeiro passo para definir o que será feito.

Para tanto, é indicado utilizar o conceito de persona. Trata-se do perfil do cliente ideal da empresa, construído a partir da captação e análise de dados dos consumidores.

O foco é identificar padrões de perfis e comportamentos para ter informações mais concretas a respeito das necessidades de cada um.

A persona inclui dados como hobbies, ambições, sonhos e dificuldades, além de nome, idade e localização.

Um exemplo: a programação de campanhas de anúncio por Twitter Ads usam dados como esses.

Acompanhar o funil de vendas

Cada cliente em potencial (os chamados leads) passa por etapas antes de concretizar uma compra.

Esse conjunto de etapas é denominado funil de vendas.

O ideal é adaptar a produção de conteúdo às etapas em que cada lead se encontra. Se a pessoa está no começo do funil, é indicado investir em conteúdos que apresentem a empresa e o produto ou serviço, por exemplo.

À medida que os leads progridem no funil, o conteúdo precisa ser mais especializado. Isso garante que eles sejam suficientemente qualificados para fazer a decisão de compra.

Selecionar os meios

Como já foi dito em tópicos acima, existe a possibilidade de fazer marketing de conteúdo em diversos formatos e espalhar eles em diferentes plataformas.

Sendo assim, durante a escolha das plataformas leve em consideração o que os seus clientes consomem.

Vá até onde eles estão para assegurar que os maiores interessados no que você tem a oferecer te encontrem.

Também é interessante analisar quais são as tendências na web. O consumo de vídeos cresce muito a cada ano, por exemplo. 

Analisar as métricas

Depois de aplicar uma estratégia, mantenha a equipe focada na análise das métricas e dos indicadores de desempenho.

As métricas são os dados disponibilizados por redes sociais e demais plataformas, como curtidas, compartilhamentos e comentários.

Os indicadores de desempenho são informações escolhidas pela empresa para avaliar o impacto de cada estratégia.

Analisar esses dois tipos de dados é fundamental para identificar o que está dando certo e o que está dando errado.

A longo prazo, essa análise auxilia na retenção e na fidelização de clientes.

Portanto, essas são algumas informações importantes para começar a investir em marketing de conteúdo, e aprimorar o posicionamento da sua marca na internet.

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

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