Em mercados altamente competitivos, a condução do processo de inovação é fundamental para o sucesso do negócio. Desenvolver produtos inovadores é antecipar necessidades do mercado, por isso, ouvir o cliente é um dos mandamentos da inovação.
Iniciativas e ferramentas para considerar a voz do cliente – VOC (Voice of Costumer) podem ser eficientes para identificar necessidades não atendidas. Através de pesquisas de mercado, históricos, benchmarking, entre outras ferramentas capazes de identificar gaps e inovações em potencial.
É importante entender, que o processo de inovação não é constituído apenas dentro dos limites da empresa, mas a partir de interações e trocas entre usuários, a empresa e demais partes interessadas.
Veja como uma startup identificou um potencial de mercado, ouvindo seus clientes. Acompanhe a notícia: https://exame.com/bussola/startup-de-saude-bucal-inova-com-tecnologia-para-personalizar-atendimento/
Comunidades do Sebrae no Telegram
Fique bem informado! Siga nossos Canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!