Engana-se quem pensa que marca diz respeito apenas ao logotipo da empresa. Sim, o logotipo, assim como toda a parte gráfica, é importante e faz parte do processo de gestão da marca, mas, não é ela em si.
Fazer um trabalho de branding é para qualquer empresa, de qualquer segmento e de qualquer tamanho. Mas, é preciso identificar com clareza os objetivos estratégicos do negócio. Saber como a organização quer se posicionar no mercado, ser percebida pelos clientes e concorrência e os valores que a norteiam, faz parte do trabalho de branding.
Com essas definições, a empresa vai planejar uma série de ações que vão ajudar a construir a percepção desejada junto aos diversos interlocutores. Empresas que levam a sério uma estratégia de branding, preocupam-se com diversos detalhes: desde os uniformes dos colaboradores, o ambiente da loja (no caso das empresas físicas), o relacionamento com os fornecedores e clientes, até a presença digital. Tudo ocorre de forma estratégica. Como um quebra cabeça, em cada ponto de contato com a empresa, o interlocutor recolhe informações e experiências que vão ajudar a construir a imagem dela no seu inconsistente. É assim que são construídas as marcas mais amadas pelas pessoas.
Já tinha pensado nisso?
Como pode dar o primeiro passo para iniciar o processo de gestão estratégica da sua marca? Veja algumas dicas nessa matéria.
Notícia original:
https://revistapegn.globo.com/Empreender-na-pratica/noticia/2022/04/voce-sabe-o-que-e-branding-veja-6-dicas-para-aplicar-em-seu-negocio.html |