Empreender na internet não é simples quanto parece. Afinal, estar conectado na internet envolve atenção redobrada quando o assunto é segurança.
Não só proteger dados da empresa, mas é primordial garantir a segurança do cliente que compra na sua loja virtual.
Além do mais, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor desde 18 de setembro de 2020. Por isso, o tratamento de dados deve ser indispensável a fim de evitar multas que podem ocasionar em até 2% do faturamento da organização.
Dito isto, não basta apenas pensar em migrar o seu negócio, como estruturas metálicas, por exemplo, e oferecer produtos de qualidade, melhor experiência na navegação, mas não prezar pela segurança.
Ou seja, é indispensável que a sua loja virtual ofereça mais em relação à proteção dos dados de seu cliente contra fraudes virtuais, que além de impactar os usuários, afeta os resultados da marca.
Pensando nisso, listamos quatro dicas neste conteúdo para aumentar a segurança do seu e-commerce. Continue lendo e confira!
1. Tenha certificado SSL
O certificado SSL é definido por ser um protocolo de segurança, sendo indispensável para as lojas virtuais.
Suponhamos que você busque por elevadores residenciais na internet e decida realizar a compra. Certamente vai precisar fornecer informações dos dados pessoais, certo?
E, um site com certificado SSL permite que as informações sejam criptografadas, oferecendo mais segurança ao fornecer os dados como, número do cartão de crédito, e afins.
É possível considerar que tem a capacidade de evitar invasão de hackers e roubar os dados dos visitantes. Para identificar que a página possui o certificado, analise ao lado da url o cadeado fechado e HTTPS.
2. Escolha uma boa hospedagem
Pode parecer que não interfere na segurança, mas hospedagem dedicada é a opção ideal para garantir mais segurança no e-commerce.
Se você vende embalagens plásticas na loja virtual, opte por uma hospedagem dedicada para evitar riscos de fraudes e problemas no carregamento.
Essa opção nada mais é do que apenas um servidor, sem a necessidade de compartilhamento, logo, o proprietário tem acesso exclusivo ao servidor e a seus recursos, com mais flexibilidade de configurações.
3. Gerencie os dados dos clientes
Outra dica importante, é o gerenciamento de dados do cliente.
Após o consumidor finalizar uma compra, assintoticamente está autorizando a marca a ter acesso aos seus dados pessoais.
Desse modo, tratar os dados dos usuários é necessário para evitar o vazamento de informações, ocasionando fraudes e violação à LGPD.
4. Use intermediador de pagamento na loja virtual
Por fim, mas não menos importante, intermediar o pagamento na sua loja virtual é fundamental para evitar fraudes e golpes.
É uma forma de gerar mais segurança nos meios de venda online, visto que o intermediador fica responsável em analisar o risco de fraude ao ser solicitado o pagamento.
Portanto, o pagamento passa a ser protegido, evitando vazar informações dos dados do cartão de crédito , por exemplo, sendo aprovado após a liberação do intermediador.
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Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.