Embora o mercado de criptomoedas seja um segmento ainda pouco conhecido pela maioria das pessoas, ele está crescendo consideravelmente e um dos protagonistas desse processo é a criptomoeda Bitcoin.
O Bitcoin (BTC) é uma moeda virtual que não apresenta um sistema centralizado que a gerencia, como se fosse um Banco Central, no caso do Real. O mesmo nome é usado para identificar o software que é responsável pelo controle da moeda. Apesar de ser a moeda mais popular entre as criptomoedas, ela não é a única forma de investimento em dinheiro digital.
Além dela, existe a Polkadot (DOT), Ethereum (ETH), Solana (SOL) Tron (TRON), entre outras, mas ela é a mais conhecida a nível mundial.
Aquisição de Bitcoins
A adesão aos bitcoins, seja por diversão ou investimento, prevê que o usuário precisa ter uma carteira virtual, que funciona como uma espécie de central de controle onde todos os bitcoins ficam armazenados, por meio de uma categorização de conta bancária livre de impostos.
As exchanges bitcoin são corretoras que auxiliam os usuários na compra e venda e podem ajudar os investidores neste processo. Essa separação pode ser feita no site oficial da blockchain. Cada unidade possui uma numeração específica, protegida por criptografia.
Com objetivo de evitar fraudes, golpes, como a duplicação de moedas, além de transações falsas e outras atitudes criminosas, há um robusto sistema de controle para verificar todos os trâmites financeiros.
Basicamente, quando há uma negociação concretizada entre duas carteiras virtuais, ela é publicada no site da blockchain em forma de código, que é verificado por softwares específicos para esse tipo de transação.
Para obter bitcoins, uma pessoa pode fazer uma negociação comercial, recebendo a moeda virtual, como uma transação comum. Outro formato é trocar moedas oficiais, como dólar e real, por bitcoins. Aí você poderia adquiri-lo considerando a variação da moeda no mercado financeiro.
Também existe a possibilidade de se tornar um minerador dentro do mercado de criptomoedas. O minerador é o profissional que empresta sua infraestrutura de processamento de computadores, visando manter o fluxo de circulação de moedas virtuais em alta rotação.
Vantagens dos bitcoins
Entre as principais vantagens do Bitcoin está a descentralização de operações, ou seja, as criptomoedas não são submetidas a nenhum tipo de controle estatal ou de um banco central para monitorar as negociações. Essa ausência viabiliza maior autonomia para que os players possam comprar e vender as moedas com maior liberdade.
Por outro lado, um risco salientado pelos especialistas é o grau de variação da moeda no mercado, o que para eles exige do investidor um planejamento de finanças bem consolidado para não ter prejuízos.