O Excel é um aplicativo de software de planilha eletrônica utilizado para armazenar, organizar e analisar dados. Foi lançado em 1985 e cresceu tanto a ponto de se tornar o programa de computador mais importante nos locais de trabalho em todo o mundo. Nos negócios, qualquer função em qualquer indústria pode se beneficiar de ter um funcionário com grandes conhecimentos do Excel.
O Excel é uma ferramenta poderosa que se tornou arraigada nos processos de negócios em todo o mundo – seja para analisar ações ou emissores, fazer orçamentos ou organizar listas de vendas de clientes.
Você pode fazer qualquer coisa com uma planilha do Excel
Muita gente ainda tem dúvidas a respeito da usabilidade do Excel, mas a verdade é que o Excel é um programa que permite que você faça praticamente qualquer coisa, e engana-se quem pensa que somente quem trabalha na área financeira utiliza o Excel.
Para ficar mais claro, trouxemos alguns exemplos sobre como você pode usar o Excel de diferentes maneiras e talvez te convencer de uma vez por todas de que você realmente precisa aprender Excel hoje.
O Excel cria modelos de crescimento de receita para novos produtos com base em novas previsões de clientes. Isso significa que você pode inserir dados de um novo produto e dados de vendas passadas e ele te dirá quanto você deve vender desse novo produto.
Se você é da área de humanas e tem um site, saiba que o Excel é uma ótima ferramenta para você colocar informações da sua pauta de conteúdo, montar um calendário editorial e ainda fazer algumas anotações sobre palavras chave e volume de busca.
Ao criar um orçamento para um produto pequeno, você pode listar categorias de despesas em uma planilha, atualizá-la mensalmente e criar um gráfico para mostrar o quão próximo o produto está do orçamento em cada categoria. Ou seja, é uma ótima forma de pequenos comerciantes entenderem os seus gastos e conseguir analisar quando é que as coisas estão prestes a sair do controle
Você pode calcular os descontos do cliente com base no volume mensal de compras por produto. Se você tem uma loja e gostaria de dar algum tipo de desconto para os seus clientes mais fiéis, o Excel é excelente para isso. Com ele você consegue cadastrar todos os clientes e as suas vendas e analisar isso posteriormente, para dar os descontos de forma adequada. Mas é claro que para isso, você precisará saber como calcular porcentagem.
Para conseguir usar todas as funcionalidades desse poderoso programa, é necessário que a pessoa saiba utilizá-lo. Muita gente reclama de não conseguir enxergar todas essas funcionalidades, mas a verdade é que o que falta é conhecimento técnico. O Excel não deve ser utilizado como uma grande tabela. A grande parte das suas funcionalidades está nas fórmulas e nas funções. Por isso hoje, vamos te dar algumas dicas de como fazer fórmulas de cálculo no Excel.
Uma fórmula é um conjunto de instruções que você escreve que diz ao Excel o que e como calcular os dados numéricos.
As fórmulas do Excel
As fórmulas têm vários benefícios além da realização de cálculos. Provavelmente uma que se encontra no topo da lista é o fato de que uma fórmula economiza seu tempo. Imagine que você tem uma planilha complicada, exibindo números de receita para sua empresa. Há totais e subtotais para várias listas de números diferentes. Então imagine que você inseriu os totais, efetuando os cálculos manualmente com sua calculadora de confiança. A folha de trabalho está completa e pronta para ser compartilhada na próxima revisão trimestral dos negócios. Mas espere! Você acabou de receber um e-mail que altera muitos de seus números, o que significa que todos os seus cálculos devem ser recalculados.
Quando você usa fórmulas para realizar seus cálculos e faz as contas, cada vez que você muda um número, a fórmula atualiza o resultado calculado, tal como seus totais. Sem re-cálculo, sem matemática adicional. O Excel faz todo o trabalho e mantém os totais atualizados.
Só o fato de você não ter que ficar recalculando tudo, já é uma baita vantagem de usar as fórmulas no Excel, mas como fazer isso?
Primeiro você precisa entender o que você quer fazer. Talvez você queira somar, subtrair, calcular alguma porcentagem ou até mesmo fazer algum tipo de comparação entre planilhas, trazendo – de forma automática – os dados de uma planilha para outra. Tudo isso é possível, mas para cada uma dessas necessidades, você terá que usar uma fórmula.
Aqui seria impossível passar todas essas fórmulas e funções que você poderia usar, então o que você pode fazer, é descobrir o que você gostaria de fazer em termos de cálculo, para na sequência fazer uma busca a respeito de qual fórmula você deve usar.
Dessa forma, você vai tirar o melhor proveito do Excel e ainda vai otimizar o seu trabalho.