Sabemos que ter uma indústria desenvolvida, com uma boa cartela de clientes e com um faturamento crescente é o sonho de todos os empreendedores do ramo.
No entanto, alguns obstáculos, como a dificuldade em achar novos clientes, falta de comunicação e competitividade conseguem impedir muitas indústrias de obterem sucesso.
E ainda não acabou: os processos e atividades altamente complexas impedem que as indústrias façam investimentos elevados em marketing e em comunicação para expandirem seus negócios.
Até o dia de hoje, fornecer um produto com qualidade e no prazo de entrega adequado já é o suficiente para acabar com o faturamento de milhares de empreendedores. Mas não se desespere!
No post de hoje, vamos te mostrar como é possível seguir um passo a passo simples e dinâmico para atrair novos clientes, aumentar seu faturamento e expandir seu negócio. Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de nos acompanhar!
Estude seu público-alvo
Primeiro de tudo, identifique se o seu público-alvo realmente está gerando resultados para sua indústria.
Muita das vezes, isso é o que impede muitas organizações de crescer seu negócio, pois muitas não encontram um público-alvo coerente com seu estilo de negócio, ou até mesmo vendem produtos e serviços para pessoas sem a necessidade dos mesmos.
Por exemplo, você já se imaginou comprando fita de led alguma vez na sua vida? Se ainda não, significa que você não faz parte do público que tem necessidade ou desejo sobre esse produto, como no caso de pessoas que querem reformular a decoração da sua casa ou apartamento.
Por essa razão, é muito importante primeiro de tudo identificar se há alguma parcela do mercado que possui necessidade dos seus produtos e serviços.
Se não, a primeira coisa que você deve fazer é reformular sua cartela de produtos e serviços, ou adaptá-las a algum tipo de público. Afinal, não existiria indústrias sem seus devidos clientes, não é mesmo?
Também é importante ressaltarmos que, às vezes, é melhor atuar com nicho de mercado do que com produtos e serviços muito concorridos.
O nicho, por sua vez, se trata de uma parcela de pessoas que possuem uma necessidade muito específica. Imagine quantas pessoas no Brasil compram placas de sinalização, por exemplo. Provavelmente, a maior parte são empresas especializadas no ramo.
No entanto, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o nicho não significa “vender para poucas pessoas”, mas sim, solucionar uma necessidade específica da sociedade!
Atraia mais clientes e gere faturamento
O próximo passo para desenvolver o seu negócio é criar estratégias para alcançar seu público.
Claro, esperar seus novos clientes chegarem até sua indústria pode ser muito arriscado. Por essa razão, também é importante planejar quais serão os métodos para atrair e alcançar leads (potenciais clientes) por meio do marketing.
No caso das indústrias, o marketing digital se tornou mais popular, por ser um conceito que envolve custos flexíveis e otimização das estratégias, e por isso, vamos te mostrar abaixo quais são as táticas mais populares entre as indústrias para você desenvolver seu negócio:
Marketing de conteúdo
Os profissionais do ramo industrial estão cheio de informações relevantes e domínio de assunto, quando se trata do seu ramo. E por isso, o marketing de conteúdo pode ser uma vantagem competitiva.
O marketing de conteúdo se baseia em criar um conteúdo altamente rico e relevante segmentado para um público-alvo.
Seu objetivo é atrair e se relacionar com os leads, com o intuito dos mesmos conhecerem mais sobre seus produtos e serviços, e até mesmo sobre a empresa!
Por exemplo: se você atua com lençol de borracha, escreva conteúdos sobre seu processo de fabricação, quais são seus benefícios, tempo de duração, e porque as pessoas devem aderí-lo.
São diversas opções de conteúdos. Escolha um assunto chamativo do seu segmento e invista em uma produção de qualidade.
Dessa forma, as pessoas interessadas no produto podem chegar até seu conteúdo, e além do mais, seu texto ainda pode ser bem posicionado nas páginas de busca, como o Google ou o Bing, por exemplo.
Campanhas de anúncios
As campanhas de anúncios têm chamado a atenção de muitas indústrias. Elas têm por finalidade criar um conjunto de anúncios e divulgá-lo em algum local ou plataforma.
Uma das ferramentas de anúncios mais popular é o Google Adwords. Esse software anuncia um conteúdo ou uma página do site nos sites de busca ou em sites parceiros.
Se você fornece equipamento de proteção individual, por exemplo, você pode anunciar sua página de venda, ou anunciar um conteúdo relevante sobre ele.
E o melhor de tudo é que a ferramenta do Google Adwords é muito flexível! Isso significa que, caso você não queria investir muito, é possível aplicar apenas uma quantia específica.
Quando você anuncia nesta plataforma, você pode escolher entre o site de busca, ou sites parceiros do Google. Se você escolher a primeira opção, a página selecionada do seu site vai estar entre as primeiras posições do Google!
Normalmente, quanto maior o investimento, mais elevada é a posição do conteúdo anunciado.
Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são plataformas perfeitas se sua indústria está precisando de mais visibilidade e de canais onde possa se relacionar.
Ao contrário de outros meios de comunicação, as redes também possibilitam que sua indústria faça campanhas de anúncios de forma segmentada e alcance seu nicho com mais facilidade.
Alguma das redes sociais mais utilizadas pelas indústrias são o Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros.
Como expandir o seu negócio em crescimento
Agora que você já sabe lidar com seu público e está alavancando suas vendas com as estratégias de marketing digital, veja abaixo como você pode levar o negócio para a frente e se expandir:
Abra uma filial
Uma das opções de expansão é realizando a abertura de uma filial. Por sua vez, uma filial é uma empresa que está colaborando com o segmento da matriz, porém, que é subordinada da mesma.
Ou seja, é uma organização que segue todos os parâmetros e regras demandados da empresa matriz.
No entanto, é muito importante analisar isso com cuidado. Afinal, é preciso que o negócio esteja com um faturamento adequado e com altas chances de crescimento.
Qualquer investimento deve ser passado por um estudo de viabilidade, para garantir mais segurança e a diminuição dos riscos.
Faça um sistema de franquias
As franquias, assim como uma filial, também é uma subordinada da empresa matriz. No entanto, a maior diferença entre uma filial e uma franquia é que, enquanto a filial sempre recebe o investimento necessário da matriz, a franquia arca com os custos de forma independente.
Por essa razão, é muito importante analisar qual desses sistemas de expansão podem ser mais benéficos para sua indústria!
É importante também contratar um profissional especializado para te auxiliar a tomar todas as decisões que envolvam a expansão do negócio.
Compre outra empresa
Algumas indústrias apostam na estratégia de comprar e até mesmo se fundir a outras empresas.
Assim, elas podem ter mais participação no mercado, desenvolver-se em um negócio pronto e alcançar mais clientes. No entanto, assim como todas as outras opções também é importante analisar com cuidado esse investimento.
Expanda sua indústria pela internet
Já falamos sobre divulgar seus produtos e serviços e até mesmo sua empresa pela internet, não é mesmo?
Porém, os meios online também são uma das formas mais eficazes de alcançar novos clientes e aumentar o faturamento de uma empresa.
Na internet, há como realizar a venda de um produto em questão de minutos. Especialmente se você tiver um e-commerce otimizado, é possível expandir suas vendas e ter um desenvolvimento sustentável no mercado!
Agora que você já sabe tudo para expandir o seu negócio no ramo industrial, o que acha de começar a aplicar essas estratégias agora mesmo? Gostou do post? Deixe um comentário e nos acompanhe nos próximos conteúdos!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.