Os ratos são responsáveis pela transmissão de muitas doenças. Seus hábitos alimentares são destrutivos e seus comportamentos de construção de ninhos podem comprometer a estrutura de edifícios infestados. No entanto, os ratos são “discretos” e não são vistos pelos humanos quando as populações são baixas. Portanto, uma infestação pode ser difícil de ser descoberta.
O sinal mais óbvio de uma infestação de ratos é a presença de ratos vivos ou mortos. Os ratos preferem se esconder se houver espaço suficiente, portanto, se os ratos forem observados à vista de todos, é provável que já exista uma infestação completa. Quando o espaço se torna limitado devido ao aumento da população, os ratos são forçados a sair ao ar livre. Os ratos também tendem a deixar marcas de sujeira ou graxa nas paredes e no assoalho.
Se esses sinais óbvios não estiverem presentes, examine os arredores para ver se há trilhas de ratos. Esses rastros são deixados na grama e vegetação rasteira e funcionam como caminhos de forrageamento para roedores. Os ratos tendem a seguir os mesmos caminhos depois de estabelecidos. Os ninhos de rato no telhado também podem ser encontrados dentro de lofts, sótãos, sob as tábuas do assoalho e em outros locais escuros e raramente visitados.
Os ratos roem incessantemente materiais como plástico e madeira. A presença de materiais danificados e grandes buracos no assoalho e nas paredes são sinais seguros de infestação. As marcas de dentes de rato são grandes e de aparência áspera.
No caso de uma infestação, é melhor consultar um profissional de desratização. Embora várias armadilhas estejam disponíveis, elas tratam apenas de espécimes individuais e não serão eficazes em caso de infestação. Além disso, os ratos tendem a desconfiar de objetos desconhecidos em seus caminhos de forrageamento estabelecidos, tornando muitas armadilhas inicialmente ineficazes.
Resumo dos principais sinais de uma infestação de roedores:
- Trilhas no gramado;
- Pequenas fezes pretas dentro de casa;
- Trilhas de graxa e sujeira nas paredes;
- Sons de arranhões nas paredes e teto;
- Ver ratos vivos ou mortos dentro da residência;