Um blog bem administrado pode se traduzir em lucros significativos. Ajuda a construir e fortalecer a imagem da marca e criar uma comunidade em torno dela. Do ponto de vista comercial, vale a pena ter um blog em quase todos os setores. Veja nossas dicas para criar textos bons e envolventes!
Encontre seu próprio ponto de vista
Atualmente, muito conteúdo está sendo criado sobre o mesmo tema. Haverá muitos especialistas em dieta, livros, moda, imagem, até sobre cigarros eletrônicos, como o smok pen 22.
Se você deseja que seu blog se destaque da concorrência, procure algo que o diferencie de outros criadores online. Pode ser um ponto de vista diferente, a forma como é apresentado ou uma forma linguística característica.
Defina seu público-alvo
Se você não souber quem é seu cliente, não poderá responder às suas necessidades. Portanto, é muito importante definir o público, a chamada persona de marketing, ou o cliente ideal..
Você pode escolher o conteúdo e a forma de sua mensagem de marketing de forma completamente diferente para jovens de 18 anos e completamente diferente para pessoas com mais de 50 anos. Vamos escrever para as mulheres de forma diferente do que para os homens.
Praticamente todos os detalhes: trabalho, sexo, idade ou interesses devem influenciar sua estratégia de comunicação empresarial.
Quanto melhor conhecer e entender o cliente, mais fácil será para se comunicar com ele. Determinar as características do público-alvo ajuda não apenas na criação de conteúdo, mas também na escolha de seus canais de distribuição.
A universalidade do texto
Ao trabalhar em seu conteúdo, tente mantê-lo o mais neutro possível. Isso facilitará a distribuição usando diferentes canais e, por sua vez, permitirá que alcance um público mais amplo. Textos neutros podem ser adaptados livremente. Ao usar várias formas de comunicação, como gifs, resumos ou infográficos, você não apenas dará o caráter da comunicação, mas também fortalecerá sua posição como especialista.
Lembre-se do SEO
Os artigos do blog têm um enorme impacto no SEO. Lembre-se de usar palavras-chave neles, escolha os cabeçalhos certos ou use gráficos.
É melhor criar tags de título e descrição em tempo real à medida que você digita o texto e publica-os em paralelo. Isso fará com que trabalhem em benefício do seu site desde o início de sua existência. Para otimizar textos para SEO, recomendamos o plugin Yoast SEO. Seu uso é intuitivo e facilita muito a otimização do texto..
Claro, você precisa equilibrar bem o SEO e a qualidade do texto. Quem lê muito na internet percebe o quão terrível é o conteúdo quando está excessivamente saturado de frases-chave. Eles perdem sua qualidade significativamente e a leitura não é agradável.
Escolha um bom título
O título tem que ser cativante antes de tudo. É ele quem determina se o cliente em potencial vai ler o texto que escrevemos ou não. Além disso, é bom incluir palavras-chave.
Aqueles com perguntas ou usando numerais funcionam melhor.
Além disso, as listas funcionam bem com os numerais mencionados acima:
“Aprenda 11 maneiras de perder peso”
“Aqui estão 13 truques que farão você perder quilos desnecessários”
Aposte na qualidade
Crie textos que você gostaria de ler sozinho e com os quais você poderia aprender algo sozinho. Os algoritmos do Google estão mais dispostos a atender os usuários com páginas que potencialmente serão uma resposta às suas necessidades. A conclusão é simples. O conteúdo publicado deve ter um alto valor substantivo e deve satisfazer a curiosidade dos clientes.
O texto publicado deve ter uma divisão clara em introdução, desenvolvimento e conclusão. É uma boa prática dividir a expansão com subtítulos. Eles facilitarão a recepção do conteúdo e permitirão que o usuário se concentre nas informações que são mais importantes para ele.
Ao usar parágrafos, você aumentará a quantidade de luz entre o texto, ficará mais legível.
Claro que é o conteúdo que fará o leitor voltar, mas todas essas dicas podem ajudar!