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Como empreender no e-commerce: melhores plataformas

Antes de empreender no e-commerce é interessante conhecer algumas plataformas para escolher aquela capaz de suprir todas as necessidades do seu negócio. Com essa ferramenta, é possível disponibilizar seus produtos, atender o seu público, desenvolver uma identidade para sua marca e muito mais. Entenda tudo neste artigo!

 

Durante a pandemia do coronavírus, as compras no comércio eletrônico se potencializam, trazendo diversas pessoas e empresas para o meio digital.

Nesse cenário, se você pensa em montar um e-commerce é fundamental conhecer as melhores plataformas para garantir a segurança e a evolução do seu negócio. Além disso, para se diferenciar da concorrência é importante unir as vendas offline com o meio virtual.
Então, acompanhe este conteúdo e conheça as melhores plataformas de e-commerce para operar seu empreendimento!

Como começar a trabalhar com vendas online?

Geralmente, parece simples abrir um negócio na internet e começar a vender online. Afinal, basta ter um site, colocar seus produtos, realizar vendas e enviá-los aos consumidores, correto?

 

Na verdade, todo esse processo exige dedicação e investimento de tempo para desenvolver as melhores ações para sua empresa funcionar corretamente. Afinal, o objetivo de qualquer negócio é atrair compradores e obter um bom faturamento.

 

O primeiro passo para começar a empreender no meio digital é estudar o mercado que deseja atuar e desenvolver estratégias que garantem o sucesso das suas vendas. Para isso, vale a pena conhecer as tecnologias que auxiliam essa etapa, além de entender sobre marketing e operações empresariais.

 

Algumas dicas para abrir sua loja virtual são:

 

  • Realize um planejamento e crie metas;
  • Se informe sobre as ferramentas tecnológicas;
  • Conheça as formas de integração da sua plataforma de e-commerce;
  • Crie uma identidade visual para sua marca;
  • Elabore um plano de marketing;
  • Conte com uma boa opção de gateway de pagamento.

 

Também é importante criar um bom site e apostar em diferentes canais de vendas para  atender os seus clientes e aumentar a visibilidade do seu negócio. Nesse momento, conhecer as melhores plataformas de e-commerce pode ajudar você a começar a vender online com eficiência e sucesso. Entenda mais a seguir!

5 melhores plataformas de e-commerce

 

Uma plataforma de e-commerce é, basicamente, uma solução completa para criar uma loja online. Essa tecnologia é chamada de SaaS — que significa software como serviço, no qual um fornecedor se responsabiliza por toda estrutura necessária para seu empreendimento funcionar no meio digital. Esse recurso é considerado um sistema de fácil utilização, pois não exige entendimento técnico e experiência do empreendedor para começar um negócio digital.

 

Sabendo disso, confira as 5 melhores plataformas de e-commerce e, na sequência, veja as suas vantagens e desvantagens!

1. Nuvemshop

 

A Nuvemshop é uma empresa líder na América Latina com mais de 90.000 lojas online e eleita a melhor plataforma de e-commerce pela ABComm em 2017, 2019 e 2020. Com ela, você pode obter grandes diferenciais. Além de ser capaz de vender em marketplace, essa plataforma oferece fácil integração com redes sociais e softwares de performance e conversão.

 

Ela também é uma plataforma ideal para marcas que buscam diversificar os seus canais de vendas e aumentar o seu faturamento por meio do ranqueamento nos mecanismos de busca.

 

Dentre as suas vantagens, destaca-se a opção de contar com um suporte necessário para a migração do seu negócio para a plataforma e um gerente de e-commerce dedicado a orientar as ações estratégicas da sua loja. Além disso, a Nuvemshop oferece um ecossistema de ferramentas grátis pensadas e construídas para facilitar o dia a dia do empreendedor. Você encontra, por exemplo, um gerador de paleta de cores para potencializar o branding da sua marca, uma lista de fornecedores gratuita de diversos segmentos, um gerador de link para WhatsApp, um gerador de link na bio e muito mais!

 

A empresa possui uma equipe de mais de 200 especialistas e escritórios no México, Argentina e Brasil.

2. Irroba

 

A Irroba é uma das plataformas de e-commerce mais antigas do mercado, apresentando 23 anos de experiência e diversos clientes pelo Brasil. Foi fundada em 1998, com sede em Franca (SP) e empresas de suporte em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Ela atende PMEs e grandes varejistas, sendo uma ferramenta completa e escalável para todos os tipos de negócios. Um dos seus diferenciais é a opção de dropshipping nacional.

3. Tray

 

A Tray permite que o empreendedor administre diversos canais por meio de uma estrutura omnichannel, além de ser uma plataforma com um meio de pagamento próprio (o Yapay) e contar com um clube de assinaturas. Nela, você também pode criar uma loja virtual com integração de ERPs e diferentes meios de pagamentos online.

4. WooCommerce

 

Essa ferramenta trata-se de um plugin do WordPress para quem deseja montar uma loja online ou transformar seu blog em um comércio eletrônico. Hoje, diversos influenciadores usam essa plataforma devido à sua praticidade e possibilidade de migração da marca.

 

A empresa WooCommerce tem escritórios no Reino Unido, Noruega e África do Sul.

 

5. Shopify

 

O Shopify é uma solução digital instituída em 2004, com sede no Canadá e conta com mais de 1.000.000 de clientes. As características que mais representam essa empresa são acessibilidade e disponibilidade.

 

Sua plataforma oferece diversas funcionalidades para seus clientes, como a opção de acompanhar os anúncios e campanhas de marketing dos seus produtos e a possibilidade de criar cartões de presente nas lojas online.

Vantagens e desvantagens das plataformas de e-commerce

No isolamento social houve um aumento das vendas online, além de uma grande mudança no comportamento dos consumidores. Como resultado, 49% dos consumidores optam por mesclar suas compras entre ambiente online e offline em 2021. Segundo uma pesquisa realizada pela Social Miner, em parceria com a Opinion Box, em 2019, esse número era de 29%.

 

Nesse cenário, as plataformas de e-commerce ajudam a consolidar uma marca e apresentá-la de forma profissional e satisfatória ao público-alvo. Essa ferramenta é interessante, tanto para quem deseja abrir um e-commerce quanto para as pessoas que têm uma loja física e desejam migrar para o ambiente digital.

 

Confira mais algumas vantagens das plataformas de e-commerce:

 

  • Facilidade de se comunicar com os clientes: você é capaz de incluir todos os detalhes sobre seus produtos para facilitar o entendimento dos consumidores, como fotos dos itens, descrições e preços;
  • Apresentação da sua empresa: é possível incluir informações institucionais sobre o seu negócio, como surgimento, história, missão, visão e valores, além de outros dados que ajudam a tornar seu e-commerce mais próximo do seu público;
  • Automação nos processos e controle de estoque: uma plataforma de e-commerce otimiza a gestão dos produtos e automatiza as atividades operacionais, contabilizando as compras e vendas com poucos cliques;
  • Integração dos canais de venda com sua loja virtual: ao contar com uma ferramenta completa, você é capaz de associar suas redes sociais e marketplaces, aumentando a visibilidade e tráfego do seu negócio;
  • Redução da taxa de abandono de carrinho: há uma integração com a recuperação de carrinhos de compra por meio do envio de e-mails automáticos aos usuários.

 

Saiba fazer um ótimo modelo de e-mail para conquistar os clientes em toda a jornada do cliente.

 

 

Já as desvantagens desse recurso incluem:

 

  • Opções limitadas de templates: dependendo da plataforma que usar, você terá apenas algumas opções de templates para sua loja virtual;
  • Concorrência: ter um negócio no ambiente digital resulta em uma maior concorrência, já que na internet encontramos diversos negócios que vendem produtos similares;
  • Personalização restrita: cada plataforma de e-commerce oferecerá diferentes funcionalidades, por isso, cada uma apresentará suas opções de personalização — o que pode limitar o empreendedor.

Quais recursos você deve procurar em uma plataforma de e-commerce?

 

Após entender o que é uma plataforma de e-commerce, as melhores ferramentas desse segmento e suas vantagens de desvantagens, é fundamental saber quais características  procurar a fim de escolher a solução completa para seu negócio. Nesse momento, os pontos que você deve avaliar são:

 

  • Usabilidade e velocidade: é importante que sua loja virtual funcione com agilidade, tanto no computador quanto no celular, garantindo uma boa experiência de compra ao consumidor;
  • Planos e preços: esses aspectos são relevantes para você investir na melhor ferramenta de acordo com o orçamento e necessidades do seu negócio;
  • Personalização: é com ela que sua loja cria diferenciais e oferece mais opções para seus clientes;
  • Integrações: uma solução completa oferece integração tanto com outras ferramentas que otimizam seu negócio quanto com canais de vendas e meios de comunicação;
  • Métricas e relatórios: ter informações sobre o desempenho do seu negócio auxilia no desenvolvimento de melhores estratégias para aumentar as vendas e atrair seu público;
  • SEO: uma plataforma de e-commerce deve permitir um posicionamento estratégico no Google para atingir mais consumidores e aumentar o reconhecimento da sua marca;
  • Servidor estável: se o site da sua loja não funcionar corretamente, você pode prejudicar suas vendas e afastar seus clientes. Por isso, um servidor eficiente é essencial.

Resumo

Agora que você sabe tudo sobre como empreender online, escolha a plataforma de e-commerce que mais atende às suas necessidades e do seu negócio. Dessa forma, é possível obter todos os benefícios citados, além de conquistar mais vendas online, aumentar seu número de clientes e atingir seus objetivos.

Tenha em mente também que esse segmento é bastante concorrido. Por esse motivo, é fundamental investir em uma boa solução tecnológica — que ofereça todos os recursos citados —, além de apostar em estratégias e um bom plano de marketing digital.

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