Você já imaginou o quanto neste exato momento há de pessoas desesperadas para divulgar seu negócio na Internet?
Com um mundo cada vez mais conectado, a internet se tornou um mar de oportunidades para pessoas que querem não só vender pela internet mas também poder oferecer serviços para essas pessoas.
Com o advento das redes sociais e Google, surgiu uma profissão que está só aumentando no Brasil.
Mas afinal, o que é tráfego pago?
Tráfego pago é todo acesso de prospects ou clientes que vieram através de anúncios da sua empresa publicados nas redes sociais ou anúncios do Google ou parceiros de pesquisa através de links patrocinados.
Somos bombardeados o tempo todo com publicidades seja lá onde estivermos.
Se você acessar agora mesmo algum site de notícias, por exemplo, notará que diversos banners em sua maioria são exatamente de produtos ou serviços que você tinha acabado de pesquisar ou até mesmo você se identifica com o produto.
Parabéns! Você acabou de ser impactado com uma campanha de Remarketing em rede de display do Google ou Taboola. =)
Até mesmo nos anúncios de Facebook Instagram você é impactado o tempo todo com links patrocinados
Essas plataformas de hoje tem uma inteligência tão avançada em seus algoritmos para saber exatamente sua intenção de compra ou pesquisa.
Por exemplo, você que está lendo esse artigo, 3 hipóteses são verdadeiras:
ou você pesquisou por este termo no Google e encontrou nos resultados de busca
ou foi impactado por uma recomendação no Google Discovery
ou acessou através do meu site
E o melhor de tudo, eu não gastei nenhum tostão para isso.
Pois minha intenção é somente orientar na decisão de um cliente, ou até mesmo você de como lhe instruir na contratação de um bom gestor de tráfego.
Eu iria no Google ou Redes Sociais e faria um público personalizado para pessoas que acessaram esse artigo.
Dessa forma deduz que pessoas que acessaram este artigo, tem uma forte intenção de contratar um Gestor de Tráfego.
Então eu criaria anúncios em Redes Sociais ou Google justamente para essas pessoas que visitaram esta página.
A probabilidade de uma conversão (venda) seria muito maior, concorda?
Essa é uma das principais estratégias de um bom gestor de tráfego pago.
O que é Gestor de Tráfego Pago?
Um Gestor de Tráfego é o profissional que gerencia anúncios de publicidade de redes sociais ou pesquisas de Google montando funil de vendas na intenção de otimizar ao máximo os gastos com resultados mais relevantes.
Ele analisa o negócio, pesquisa o público, concorrência, intenção de compra ou busca entre várias outras coisas e faz o seu produto ou serviço aparecer com maior alcance de forma mais assertiva possível para estas pessoas.
Além disso, ele te dará insights valiosos do desempenho dos seus anúncios através de Google Analytics e Facebook e Instagram Analytics também.
Isso pode ajudar você na tomada certa de decisões que devem estar ao seu alcance cada vez mais para decidir os próximos passos que você deve tomar.
O que um Gestor de Tráfego precisa saber?
Na verdade o Gestor de Tráfego Digital precisa entender um pouco de tudo em questão de Marketing Digital.
Por exemplo: Precisa entender de gatilhos mentais, design, inbound marketing, estatística, matemática, vendas, comércio, etc.
Claro que é difícil saber disso tudo, mas um bom gestor de tráfego precisa também ser um bom vendedor e entender o que o público-alvo do seu cliente quer e o que os atrai.
Na verdade é praticamente tudo isso o que faz um gestor de trafego digital.
Se você quiser aprender realmente esta área é fundamental saber algumas técnicas e estratégias de vendas.
Existem alguns Cursos de Tráfego na internet onde você aprende diversos cursos para lucrar nesta área.
Tráfego Pago dá resultado?
A resposta para esta pergunta é: SIM! Tráfego pago trás resultados.
Mas tudo vai depender do seu nicho de mercado, sua oferta e do seu produto.
Por exemplo:
Se você mora no Polo Norte e quer anunciar sua Fábrica de Gelo para nativos da região. Me responda: Você acha que terá resultado? Claro que não.
Outro exemplo:
Você mora em um bairro onde a Hamburgueria mais próxima fica no bairro vizinho então você quer anunciar tanto para o seu bairro quanto para o bairro vizinho e brigar com o concorrente direto.
Se você tem um delicioso hambúrguer, tem bom preço e um excelente atendimento.
Experimente anunciar com meta no aumento de pedidos para um público-alvo de fãs de hambúrguer de 20 a 40 anos que moram no raio de 5Km do seu estabelecimento.
Isso dará um impacto grande nos pedidos diários.
Sei disso porque já fiz campanhas para hamburgueria de bairros onde o cliente ficou assustado com o número de pedidos por dia hehe.
Tanto que pediu para pausar o anúncio pois a demanda estava alta.
Então esta pergunta está respondida, tráfego pago dá resultado sim mas depende do seus 3 pilares.
- Oferta Boa
- Anúncio Bom
- Destino Bom (Atendimento rápido, Página de Destino)
Conclusão:
Não precisa ir muito longe para saber que esta profissão está em alta no Brasil.
Aprender a criar anúncios na internet está em alta e você terá uma vantagem competitiva enorme caso tenha total domínio nas ferramentas apresentadas.