A indústria é um setor de grande importância na economia brasileira. Por conta disso, esse ramo torna-se altamente concorrido, fazendo com que empresas busquem estratégias inovadoras para se diferenciar dentro do mercado. Estamos falando do Marketing Digital para Indústria.
Focada na divulgação de produtos e serviços na internet, essa é a principal maneira das indústrias se reposicionarem e apostarem em novos meios para alavancarem suas vendas.
Pensando nisso, separamos os principais passos para te ajudar nessa missão e alcançar grandes resultados. Confira!
- Desenvolva um bom planejamento
O planejamento é o primeiro passo do Marketing Digital para Indústria. Através dele, você poderá identificar as melhores estratégias para o seu negócio e qual o melhor caminho para seguir.
Nele, é importante definir alguns pontos. São eles:
- Objetivo: o objetivo é a definição concreta de onde você quer chegar. Por exemplo: tornar-se referência no ramo da Indústria Automobilística; aumentar o número de ventas em 50%; entre outros.
- Metas: já as metas são as estratégias e ações realizadas a fim de alcançar o seu objetivo definido. Por exemplo: se o seu objetivo é tornar-se referência no ramo da Indústria Automobilística, uma de suas metas pode ser a fidelização de novos clientes.
- Persona: a persona é um personagem fictício que se caracteriza como cliente ideal da sua empresa. Esse personagem possui informações reais, como nome, idade, desejos de compra, entre outros. Para criar uma persona, é necessário coletar informações dos seus clientes, como suas dores, problemas, objetivos e desafios.
- Utilize as principais estratégias de Marketing Digital
Com o planejamento feito, vamos para o segundo passo do Marketing Digital para Indústria: as estratégias. Elas que serão as responsáveis por alcançar suas metas e objetivos definidos na etapa anterior. Por isso, é fundamental investir naquela que mais se identifica com o seu negócio.
Hoje em dia, existem diversas estratégias do Marketing Digital. Nós separamos algumas delas. Veja abaixo.
- Conteúdos
Os conteúdos têm como objetivo educar os leads sobre a sua solução e trazê-los mais próximo do fundo do funil de vendas, sem a necessidade de colocar um vendedor ativamente nesta função.
Ele pode ser em vários formatos e compartilhado em diferentes meios. Ele será utilizado especialmente para atrair novos visitantes para o seu site, transformar a sua marca em uma autoridade no assunto que trabalha, gerar e nutrir leads.
- Redes Sociais
Como você deve saber, as redes sociais são, atualmente, os principais canais de comunicação. Para as indústrias, as mais interessantes são o LinkedIn, Facebook e Instagram. Aqui, o mais importante é saber onde o seu público se encontra para utilizar a rede social que melhor se identifica.
Além de postar os seus conteúdos nas redes sociais, é importante lembrar-se de sempre manter-se ativo com os seus usuários. Curta, compartilhe fotos dos seus produtos que estão à venda, como um forno elétrico de embutir, tendas para eventos ou uma mesa rústica de madeira, talvez através desse anúncio, você pode realizar uma venda e comente as suas publicações sempre que possível. Assim, você terá um relacionamento mais próximo com o seu público.
- Blog
O blog é outra estratégia indispensável para o seu negócio. Através dele, você consegue mostrar a importância do seu serviço para o seu público-alvo sem, necessariamente, mencioná-lo. Para isso, basta abordar temas relativos ao seu segmento de atuação, que explorem as dores que são solucionadas pelo que você oferece.
Além disso, vale lembrar que o blog é uma ótima ferramenta para te ajudar a aparecer nas primeiras páginas do Google. Para isso, você deverá utilizar estratégias de SEO dentro dos seus conteúdos.
O SEO trata-se de um conjunto de ações usadas para melhorar o posicionamento dos sites nos resultados de pesquisa dos buscadores como o Google. Uma das suas principais técnicas é a otimização de palavras-chave , que são termos específicos usados pelas pessoas que pesquisam na internet.
Ao publicar bons conteúdos em seu blog, os mecanismos de busca entendem que eles vão ajudar as pessoas que pesquisam na internet. Sendo assim, sua página aparecerá nas primeiras pesquisas dos usuários, referente aquele assunto.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.