Muito se fala em um plano de negócio nas empresas. Afinal, fazer um plano nada mais é do que antecipar situações e permitir criar estratégias para lidar com elas, a fim de ter a garantia do sucesso.
Para quem pensa em começar um empreendimento, seja em aluguel de compressor, restaurante, ou outros segmentos, é essencial usar essa prática para estar preparado para encarar desafios e superá-los para ter sucesso no mercado.
O plano de negócios é um documento que especifica de forma escrita todos os elementos necessários para a construção e a consolidação de uma empresa. Desse modo, contempla os seguintes itens:
- Sumário executivo;
- Estudo de mercado;
- Análise de mercado;
- Plano de marketing;
- Plano operacional;
- Plano financeiro.
De maneira geral, esse documento direciona o desenvolvimento de um negócio, estabelecendo todas as atividades, processos, equipamentos, profissionais e investimentos necessários para a sua construção. Continue a leitura e saiba como desenvolver um plano para o seu negócio!
Para que serve o plano de negócio?
O método serve para avaliar a viabilidade de um determinado empreendimento, criando estratégias necessárias para alcançar o êxito do negócio. A partir dessas medidas, é possível reduzir os riscos e aumentar as chances de a empresa ter sucesso.
Sendo assim, o plano de negócios também tem serventia para as empresas que já atuam no mercado, como fornecedores de balança antropométrica, por exemplo avaliarem o impacto do seu trabalho. Com esse olhar, é possível medir o desempenho, entender o que precisa ser melhorado e avaliar aquilo que já está indo bem na empresa.
Como elaborar um bom plano de negócio?
Muitas pessoas acreditam que a elaboração do plano de negócios é feita apenas por aqueles que querem conquistar investimentos e futuros parceiros, bem como entrar em ambientes de desenvolvimento, como incubadoras e aceleradoras de negócios. Entretanto, essa é uma visão limitada da ferramenta.
O plano de negócios, antes de mais nada, serve como um planejamento para os donos de uma empresa, até mesmo para fábricas de manta alfaltica para telhado.
Isso porque permite ajudar os empreendedores a entenderem o que é preciso para desenvolver uma ideia, bem como seu potencial no mercado. Dessa forma, ele reduz os riscos de um mau investimento.
Para isso, é preciso analisar o mercado para que o desenvolvimento do plano de negócio seja eficaz. Afinal, é fundamental saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, não é mesmo?
Desse modo, além de definir produtos ou serviços que vai oferecer, definir o seu público-alvo e como chegar até eles, é primordial.
Outro ponto importante do plano de negócios é fazer um levantamento dos custos e dos recursos disponíveis. Isso permite um melhor aproveitamento do investimento realizado. Cabe destacar que a maioria dos investidores só colocam dinheiro em empresas que apresentam um plano de negócios bem formulado.
Não se esqueça de definir um plano de marketing e operacional, além do financeiro. Desse modo, o plano de negócios pode ser usado como um guia de comparação durante a implementação, ou seja, é possível avaliar se os resultados obtidos estão dentro das previsões estabelecidas no documento.
Sendo assim, o plano se torna estratégico e permite ações mais rápidas na gestão.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.