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Como definir seu público-alvo para melhorar suas taxas de sucesso de marketing

Como definir seu público-alvo para melhorar suas taxas de sucesso de marketing

Definir seu mercado-alvo é um dos aspectos mais importantes do marketing moderno. Se você não tiver tempo para identificar para quem está tentando vender, não estará maximizando suas oportunidades e aproveitando ao máximo os investimentos que possui. Direto, eu sei, mas, como profissional de marketing, você não pode ignorar o quão importante isso é.

OK, agora que chamei sua atenção, vamos começar a analisá-lo. 

Imagine o processo de tiro com arco. O arco e a flecha são seus anúncios e conteúdo de marketing e o público que você está tentando alcançar é o alvo. Quanto melhor você mirar o arco e a flecha, mais precisão terá para acertar o alvo.

Se você estiver em uma posição em que não sabe quem é o seu mercado-alvo, você atirará com os olhos vendados. O segredo do marketing é tirar a venda, manter o arco firme e depois soltar as flechas com tanta precisão que você pode acertar o alvo todas as vezes. Essa é a ideia de qualquer maneira.

Vamos dar uma olhada detalhada no que é um mercado-alvo e o que ele significa para o seu negócio, além de explorar exatamente como você define seu próprio mercado e começa a acertar os alvos. 

O que é um mercado-alvo?

marketing digi

Todos nós já ouvimos o que é um mercado-alvo, então não vou aborrecê-los, isso é apenas para estarmos na mesma página. Um mercado-alvo, ou público-alvo, são as pessoas e clientes ou clientes em potencial que desejam o que sua empresa está oferecendo. Pode ser um produto ou serviço, ou ambos.

Na maioria das vezes, isso se refere a um problema que os clientes estão enfrentando e que você está resolvendo para eles. Se você é um produtor de cinema, está entretendo as pessoas. Se você é um serviço de táxi, está transportando pessoas para onde elas precisam estar. Se você é um serviço de entrega, está levando mercadorias para as pessoas onde elas estão.

O fato é que nem todo mundo tem os problemas que você está tentando resolver. Algumas pessoas preferem jogar videogame, ou ter seu próprio carro, ou fazer suas próprias compras na cidade e preferem sair e tirar um dia de folga. Se você está anunciando seus serviços para essas pessoas, é provável que esteja perdendo tempo porque elas não precisam do que você tem. Publicidade e marketing para essas pessoas, não importa o tipo de negócio que você tenha, é um investimento perdido, por isso é tão importante filtrá-los de sua visão definindo seu público-alvo.

Como definir seu público-alvo

Cada empresa terá um público-alvo diferente. Seu público-alvo pode ser diferente do de um concorrente, mesmo que você tenha o mesmo negócio e produtos semelhantes. Portanto, você pode olhar para os concorrentes e ver o que eles estão fazendo, e pode copiar isso, mas obterá resultados muito melhores definindo seu próprio público.

A melhor maneira de fazer isso é fazer algumas perguntas a si mesmo e começar a estreitar seu mercado. Algumas dessas perguntas podem incluir coisas como;

  •   Qual é a sua oferta de negócios?
  •   Que problemas sua empresa resolve?
  •   Quem está lidando com esses problemas?
  •   Que tipo de benefícios seus usuários obtêm ao usar você?
  •   Como seus usuários passam o dia?
  •   Qual é a idade média ou sexo de seus usuários típicos?
  •   Seu usuário-alvo tem filhos?
  •   Quanta renda seus usuários-alvo têm?
  •   Que tipo de interesses seu mercado-alvo tem?
  •   Em quais localizações geográficas você almeja os usuários do mercado?

Fazer essas perguntas a si mesmo o ajudará a começar a realmente identificar quem está interessado em seus produtos e serviços. Assim que tiver essas informações, você poderá começar a criar uma estratégia de marketing para anunciar diretamente ao seu público-alvo. Desta forma, você maximiza suas oportunidades de vendas e investimento em marketing para obter os melhores resultados.

Dicas importantes para definir seu público-alvo

Vivemos no mundo moderno com muitas oportunidades e abordagens diferentes para processos como a definição de seu público-alvo. Se você deseja que seu negócio seja o mais bem-sucedido possível em seu setor, você precisa aprender tudo o que puder sobre isso. Afinal, o conhecimento é poder. Vamos explorar algumas dicas para ajudá-lo a realmente lidar com esse processo de definição.

Verifique o seu Analytics

Verifique suas contas de mídia social e estude as análises e os insights dessas plataformas para determinar sua demografia. Você provavelmente precisará de uma conta comercial para isso, mas simplesmente dê uma olhada e veja que tipo de seguidores você tem.

Rosiane, uma jornalista da Agência YO diz: “Se você estiver usando uma plataforma como o Facebook ou Instagram, poderá ver quem é o seu público em termos de idade, sexo, localização e até mesmo os horários em que estão usando principalmente a plataforma de mídia social. Informações como essa podem ser fundamentais para definir que tipo de linguagem e imagens você está usando em seus anúncios, bem como os horários em que deseja exibi-los. ‘ 

Por exemplo: se você está tentando vender um novo carro esportivo elétrico, vai anunciar para crianças? Não, porque eles não podem dirigir. Você poderia ter como alvo os jovens? Sim, porque é muito mais provável que eles queiram ter um carro esporte veloz que seja muito divertido de dirigir. No entanto, a faixa de renda de um jovem permite a compra de um carro esporte? Provavelmente não. Será que um homem ou uma mulher de meia-idade com algum dinheiro disponível e anos de experiência como motorista seria o ideal? Muito provavelmente. Essas são todas as informações que você coletou de suas páginas de mídia social para ajudá-lo a criar o seu marketing de conteúdo especificamente para um determinado tipo de público.

Verifique a competição

Já disse que cada empresa é diferente e tem seu próprio público-alvo, mas isso não significa que você não possa conferir as atividades de marketing de seus concorrentes. Talvez eles tenham pensado em algo que você não pensou, ou você ficará inspirado.

Rosiane Lafetá, redator de tecnologia da ( Agência Yo – Criação de sites em Montes Claros) diz: “Faça uma lista de todos os concorrentes ou empresas semelhantes em seu setor; você pode pensar, encontrar e dar uma olhada em seu website e páginas de mídia social. Que imagens e linguagem eles estão usando em seus anúncios? Com que tipo de demografia ou pessoa eles estão tentando se conectar em um nível emocional? ”

Transformando recursos em benefícios

E se eu dissesse que desenvolvi uma nova televisão e quero que você compre. Ele tem 2.000.000 pixels, um sistema de som surround 3RTY45 e um chip de processador Pentium 25GBF, tecnologia inteligente, uma webcam LED 345TYP integrada e busca por voz integrada. Você gostaria de comprar?

Acho que não. Você não tem ideia do que isso significa. 

A arte do marketing não consiste em listar recursos e destacar o que torna um produto excelente; trata-se de destacar como esses recursos beneficiam um indivíduo. Esqueça cerca de 2.000.000 pixels? Experimente a liderança com algo como “Desfrute da tela de televisão mais nítida já criada, que permitirá que você aproveite cada detalhe de seus filmes e séries de televisão favoritos da maneira como foi feito para ser apreciado”.

Você entendeu a ideia. Não bombardeie as pessoas com uma lista de recursos que seu produto ou serviço tem a oferecer, mas, em vez disso, descreva como corrigir o problema para eles. Em seguida, acrescente os outros benefícios e recursos incríveis que o tornam um acéfalo, eles seriam estúpidos se levassem seus negócios em qualquer outro lugar.

Resumo

A última coisa a lembrar é que este não é um processo único que você possa concluir rapidamente; leva tempo para construir seu público-alvo e estabelecer estratégias que posicionem sua marca diretamente na frente dos clientes em potencial. Definir o seu público-alvo é um processo que dura a vida toda e você precisa continuar trabalhando continuamente.

Pessoas mudam. Mudança de negócios. O mundo muda. Você muda. Os limites e fronteiras do alvo estão sempre mudando e evoluindo, portanto, mantenha essa abordagem para garantir que você esteja sempre tomando as decisões mais inteligentes.

Gabriel Lafeta

Gabriel Lafeta

Especialista
Analista de sistemas, desenvolvedor web. Apaixonado por tecnologia, SEO e marketing digital Este sou eu. Vivendo e aprendendo a cada dia.

Meu site:
https://www.gr3web.com.br

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1 comentário

  1. Gabriela, excelente o vosso conteúdo compartilhado. Eu, também desenvolvo de forma artesanal um trabalho para indentificar a “persona” no meu segmento de atuação, ou seja, “Direito na Compra Eletrônico“. Desde já lhe agradeço, pois consegui entender melhor o conceito de marketing digital

    Magnus Rossi advogado e empreendedor digital

     

    direito do consumidorvoltado para minha área do direito

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