Mais um ano que começa e, junto dele, podemos analisar o crescimento do mercado digital tomando conta das maiores receitas do ano de 2021.
Está na hora de tirar do papel aqueles planos armazenados em uma caixa de papelão, preparando sua empresa para brilhar em 2022.
Neste texto, veremos como elaborar um planejamento estratégico para ajudá-lo a atingir suas metas.
Entendendo o conceito de planejamento estratégico
Corrigir erros, identificar pontos positivos e negativos, além de estudar tendências do mercado. Estes são alguns dos fatores que um planejamento estratégico efetivo fornece ao seu negócio.
Saber o que pode colocar no descarte de lixo eletrônico, o que pode continuar igual e onde aprimorar, são os pontos ideais nesta máxima. Todas as empresas buscam o sucesso e, para isso, metas precisam ser traçadas.
Há uma ferramenta importante como o planejamento, que auxilia a administrar tempo, recurso e equipe.
Como criar um planejamento estratégico para sua empresa
Não existe fórmula única que possa ser colocada em todas as empresas. Para entender melhor isso, pense em um técnico de futebol. Claramente, ele pode elaborar conceitos similares para todas as equipes que treina.
Porém, precisa conhecer os jogadores, seus talentos e o quanto pode fazer com o que tem. Em uma empresa de batedeira industrial, por exemplo, sabemos que os planos são elaborados analisando os recursos financeiros e estratégias para realizar negociações B2B.
Cada estratégia é única, tendo de considerar fatores como:
- Recursos financeiros disponíveis;
- Número de colaboradores;
- Segmento de atuação;
- Planos de marketing de conteúdo para o público alvo.
Entretanto, o consultor do SEBRAE, Souza Telles, ressalta que antes do planejamento, é preciso compreender conceitos como visão de negócios e missão.
- Missão – define a razão da existência da sua empresa, dando direcionamento ao seu negócio.
- Visão – sinaliza onde queremos chegar, estipulando tempo e como realizar os objetivos de sócios e colaboradores.
Quando bem estruturado, levando em conta os pontos ressaltados acima, há o favorecimento da identificação de situações que possam influenciar nos resultados.
Com isso, fica mais fácil implementar ações eficazes e atender os clientes, alcançando a meta que estipulou no começo de seu ciclo avaliativo.
Como fazer um bom planejamento estratégico
Agora que entendemos o conceito, precisamos entender as táticas. O empreendedor deve ter em mente que esse é um guia, que pode ser alterado periodicamente.
O foco sempre deve ser os resultados econômico-financeiros. Afinal, ao longo do ano, a receita pode vir a ser melhor ou pior, dando dados exatos para que possamos traçar novas rotas.
Conheça os pontos fortes de sua empresa
Busque suas fontes do ano anterior. Analise quais meses teve receita ideal, observando bem as estratégias de marketing digital que estava aplicando no momento.
Com base nisso, será possível definir:
- Desenvolvimento de crescimento;
- Desenvolvimento de manutenção;
- Desenvolvimento de sobrevivência.
Estude as tendências do mercado
Acompanhe a concorrência. Dessa forma pode entender quais táticas o mercado estará aplicando.
Os clientes, tendem a comprar com segurança, portanto se sua empresa estiver agindo muito fora da curva, será um risco para a avaliação de seus usuários.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.