Apesar da área financeira sempre ter estado em alta, afinal, ultimamente, parece ter chamado a atenção de ainda mais interessados em construir carreira nessa área.
Realmente, a economia é apaixonante, ela que faz o mundo girar, por isso, sem dúvidas, gostar e saber gerir bem os gastos e investimentos já é um bom passo para quem quer entrar para esse mercado, cuidando da saúde financeira de pessoas e empresas.
A boa notícia é que nesse mercado há muita demanda e o que não faltam são opções de cargos e funções nessa área.
Primeiramente, vale saber que, para entrar para esse mercado, é preciso gostar muito de estudar, pois precisará estar sempre estudando e se atualizando. Confira abaixo, o que é preciso para começar a trabalhar no ramo de finanças.
O que é preciso para trabalhar no mercado financeiro?
De forma geral, os requisitos para trabalhar no mercado financeiro são:
- Investir em cursos de nível superior, como Administração, Ciências Econômicas e Direito;
- Procurar ter uma ou mais certificações financeiras, como CPA-10, CPA-20, CEA, Ancord;
- Estudar e ficar em dia sobre investimentos (juros, renda fixa e variável etc.);
- Desenvolver habilidades, como comunicação, resiliência, criatividade etc.
Certamente, esses são quesitos básicos, lembrando que quanto mais você ampliar sua linha de horizonte, mais chance de sucesso terá, mais portas se abrirão – mesmo quando não são sobre conhecimentos tidos como “obrigatórios”.
Nesse sentido, atualmente, vale se especializar em criptomoedas, por exemplo, que estão tendo muita procura e já são vistas como o investimento do futuro.
Procurar conhecer corretoras ou exchanges de nome, entender como operam e como funcionam as criptomoedas. Cada projeto tem seus próprios objetivos e funcionamento, por exemplo o Bitcoin tem uma estrutura e organização completamente diferentes do KCS, que é o token próprio da exchange KuCoin. É importante se aprofundar em cada dos que mais te interessarem para entender os benefícios e vantagens.
Como ter sucesso trabalhando no mercado financeiro
Como já foi dito, por ser extremamente dinâmico, é preciso estar o tempo todo estudando, lendo e se atualizando, se preparando, assim, para um mercado que se transforma e oscila o tempo todo.
Confira abaixo o que é preciso para ter sucesso no ramo das finanças:
- Entenda o que é o mercado financeiro
Pesquisa, leia muito, se informe ao máximo sobre o que é o mercado financeiro, como funciona, as novidades, tendências.
Tenha em mente que mercado financeiro é o ambiente onde se pode comprar e vender produtos financeiros, mas de diferentes tipos, desde moedas, títulos, ações, mercadorias, criptomoedas, etc.
- Estude cada tipo de investimento
Os investimentos não apenas são uma parte bem importante do mercado financeiro, como também são fundamentais em muitos cargos dentro do setor.
Dentre os principais investimentos, podemos destacar o Tesouro Direto; CDB; Fundos de Investimento; Criptomoedas, Ações; LCI, LCA entre outros.
- Acompanhe as notícias do setor
Para ficar por dentro desse mercado, que é super dinâmico, é preciso acompanhar as notícias do setor, para se manter sempre atualizado.
Hoje existem muitas opções de cursos, inclusive online e gratuitos, para que possa estar sempre se atualizando e, dessa forma, conseguir destacar seu currículo.
- Conheça as possíveis áreas de atuação
Até por ser um ramo que oferece muitas possibilidades, em diferentes setores, é sempre bom procurar saber um pouco sobre as opções dentro do mercado financeiro que vão de trabalhar em bancos; ser Gestor de Fundos; Analista de Investimentos; Consultor Financeiro; Agente Autônomo de Investimentos.
Enfim, quem deseja começar a trabalhar no ramo de finanças, deve investir, primeiramente, em estudo, que será a base de tudo, já que esse é um ramo que requer conhecimento e atualização constantes.
E vale apostar em cursos ligados ao setor financeiro, também de desenvolvimento pessoal, e procurar manter-se sempre atualizado.