O que os Correios levam em consideração para fazer o cálculo?
De modo geral, a entrega das encomendas pode ser um fator que determina o sucesso de uma empresa. Afinal, os valores cobrados pelo frete e a eficiência do processo de logística são dois aspectos que contribuem para conquistar a confiança dos clientes.
Desse modo, o cálculo do frete dos Correios deve ser justo e bem elaborado. Para tanto, é necessário adaptar procedimentos convenientes ao prever o custo das entregas, a fim de evitar prejuízos à empresa. Mas como definir o valor?
O cálculo da entrega de um item é realizado a partir de vários fatores, como preço do produto, tamanho e distância a ser percorrida. O custo de transporte leva em consideração o volume total das encomendas transportadas — e não apenas o peso bruto (real).
Como calcular o frete dos Correios?
Como vimos, os Correios estimam o valor do frete com base no sistema cúbico de pesagem — que considera o peso bruto da encomenda. O cálculo pode ser feito por meio da seguinte fórmula: (C x L x A) / 6.000, sendo que:
C: comprimento do pacote em centímetros;
L: largura do pacote em centímetros;
A: altura do pacote em centímetros;
6.000: coeficiente definido conforme padrões internacionais. Trata-se de um fator de cubagem resultante da relação entre peso e volume ideal do pacote (estabelecida pela Entidade Internacional das Empresas Aéreas — IATA).
Vale ressaltar que, se um produto tiver 10 kg ou menos, considera-se o seu peso físico real (e não o cúbico).
Suponha que um item com peso físico de 6 kg e dimensões de 80 cm, 60 cm e 10 cm (comprimento, largura e altura, respectivamente) tenha um peso cúbico igual a 8 kg (80 x 60 x 10 / 6.000). Nesse caso, como o valor é inferior a 10 kg, considera-se 6 kg. Em contrapartida, quando o peso cúbico ultrapassar os 10 kg, deve-se compará-lo ao peso real. É considerado, assim, o de maior resultado.
Quais são as opções de entrega da empresa?
Os Correios recomendam que as lojas ofereçam duas opções de entrega a seus clientes: expressa e econômica. Na primeira, os preços são maiores, mas o prazo do frete varia de acordo com a localidade. Dessa forma, ela é indicada para clientes que têm urgência no recebimento (SEDEX). Já a modalidade econômica tem um prazo de entrega maior, porém a um preço mais acessível aos clientes (PAC).
Bolo de milho no liquidificador
você pode acessar esse site para calcular valores rastreio correios