Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Como avaliar se o seu negócio está pronto para investir na IA

Como avaliar se o seu negócio está pronto para investir na IA
Como avaliar se o seu negócio está pronto para investir na IA

Foto de Kaleidico por Unsplash

As primeiras inteligências artificiais estão atreladas à invenção dos computadores, ainda na década de 1950. De lá para cá, muita coisa mudou, especialmente nas ferramentas de IA usadas na internet.

“IA” é a sigla de “inteligência artificial”, um termo que representa as tecnologias e ferramentas que podem ser usadas para aprimorar atividades de entretenimento, produções criativas ou tarefas profissionais. Embora as IA não sejam algo novo, elas evoluíram muito em tempos recentes.

Se antes as IA eram parcialmente usadas no meio acadêmico ou para produção de jogos, por exemplo, hoje em dia as suas utilizações são muito mais numerosas. Com as ferramentas adequadas, é possível agregar benefícios às atividades de um negócio, na relação com consumidores ou na análise de dados.

Para este texto nós vamos nos focar na relação entre as IA e os negócios, discorrendo sobre prós, contras e desafios. Em meio a tudo isso, nós elaboramos uma lista com 4 perguntas que empreendedores devem se fazer, a fim de avaliar se um comércio está pronto para investir nas IA.

1. A margem de lucro é suficiente?

Investir em qualquer tipo de ferramenta exige recursos, seja de tempo ou de dinheiro. Negócios mais lucrativos têm privilégio nesse aspecto, levando em conta que um tropeço não é tão danoso. A fim de decidir se vale a pena investir em tecnologias de IA, você deve analisar as finanças do seu negócio.

Além disso, vale estudar o quanto a utilização da inteligência artificial vai eliminar outros custos. Para fazer um teste, pode ser interessante buscar ferramentas gratuitas na internet, as quais possuem menos recursos, mas garantem que você não será prejudicado caso a utilização da IA não dê certo.

2. O meu tipo de negócio se beneficia das inteligências artificiais?

Embora as inteligências artificiais sejam múltiplas, a sua aplicação tem mais ou menos benefícios de acordo com as diferentes ideias de negócios online possíveis. Isto é: enquanto alguns segmentos do mercado veem as IA aplicadas em mais de uma etapa dos processos, outras têm um uso mais pontual.

É preciso fazer pesquisas e colocar na balança os prós e os contras. Caso você ainda não tenha um negócio, essa dica é ainda mais importante, já que significa que poderá considerar o nicho mais adequado às inteligências artificiais desde o princípio. As tendências podem ajudar nas escolhas.

Em todo caso, a comunicação com o público-alvo pode ser facilitada, de acordo com a automatização das conversas. Isso, porém, deve ter um uso pontual, permitindo que o cliente seja direcionado a um atendimento humano. A verdade é que as IA sempre trabalham melhor quando estão nos auxiliando.

3. Quais são as minhas metas e objetivos com a implementação de uma IA?

Você só conseguirá pesar os prós e os contras do investimento em IA se tiver os objetivos e metas da empresa devidamente alinhados. Isso requer planejamento e respostas para uma série de outras perguntas. Felizmente, a organização se relaciona diretamente com a abertura do negócio.

4. Quais são as ferramentas de IA que eu devo utilizar?

Como mencionamos brevemente em tópicos anteriores, não existe somente um tipo de ferramenta de IA. Isso pode ser observado pegando como exemplo o ChatGPT, utilizado para produções de texto. Embora seja útil nesse espaço, ele não supre a demanda para editores de imagens com IA.

Ou seja: antes de investir em inteligências artificiais, você deve saber quais são as mais indicadas para o seu tipo de negócio, de acordo com as necessidades. Isso também vale para os totais investidos, já que algumas ferramentas requerem investimentos mais substanciais do que outras. 

Como deu para perceber, o uso (ou não) das IA em um negócio depende de muitos fatores, os quais são descobertos a partir das respostas para as perguntas acima. Caso, ao fim dessa autorreflexão, você perceba que as IA trarão benefícios, basta somente se manter bem informado.

You must login to add a comment.

Posts relacionados