Iniciar um negócio nem sempre é fácil e aumentar o engajamento dele é um ponto chave para fazer com que ele cresça. Estratégias de marketing digital, SEO, inbound marketing e outras acabam por colaborar para a expansão dessas visualizações.
Essas ferramentas digitais são parte do processo de divulgação de um negócio, que vão facilitar esse processo. As redes sociais, obviamente, são um canal que está atrelado a essas ferramentas e é um dos meios mais usuais para proporcionar esse crescimento. Mas quais são os meios mais eficazes?
4 dicas eficazes para aumentar o alcance do seu negócio
1. Construa uma identidade visual
Ter uma identidade visual de referência é um dos meios mais eficazes para ser reconhecido no mercado atualmente. Isso se dá pelo reconhecimento prévio que um usuário vai ter assim que ver uma divulgação da sua empresa.
Isso pode acontecer tanto pelos meios digitais, como estratégias de inbound marketing, ou pelos meios “tradicionais”, como ocorre no outbound marketing. Desta forma, quebra-se a “parede” com o consumidor, fazendo com que seu contato com ele seja como uma divisória retrátil, conseguindo ir até ele respeitando seu espaço.
2. Produza conteúdo de qualidade
Uma produção de conteúdo, com o auxílio de estratégias de SEO, são muito eficazes quando se pensa em alcançar um engajamento poderoso para um negócio, pois fazendo um conteúdo direcionado para um determinado público, é mais fácil captar esse cliente em potencial.
Além disso, essa filtragem do que vai ser feito ajuda na hora de estabelecer sua marca no mercado, fazendo com que possa se tornar uma referência sobre o assunto dentro do processo de rankeamento de informações.
3. Inovação e acessibilidade
Estar imerso nas novidades que o mercado traz é um passo necessário para o crescimento do seu negócio, por isso que pensar em maneiras criativas e inovadoras de fazer com que o cliente possa estar inserido é uma tática de fidelizá-lo, ajudando até mesmo na divulgação de “boca a boca”.
Um dos meios de inovação que mais crescem no mercado é a inserção de totens interativos em estabelecimentos, fazendo com que o cliente tenha autonomia e praticidade na hora de fazer uma compra. Várias redes de fast food e redes de supermercados já adotaram essa medida, que tem dado muito certo.
4. Plataformas de ADS (Adsense)
Ter anúncios pagos é talvez uma das formas mais seguras de captar clientes, pois eles são enviados em massa para perfis que tenham similaridade de interesse com o que o seu negócio oferece. Gerado pelos algoritmos, essa estratégia ajuda na segmentação do público e também a disponibilizar os anúncios nos horários de maiores acessos de usuários.
As plataformas que são mais utilizadas para isso são o Google ADS, Facebook ADS e LinkedIn Sponsored InMail, que enviarão vários anúncios ao mesmo tempo para a segmentação de pessoas que foram selecionadas pelos algoritmos devido a pesquisas recentes ou pontos de interesse divulgados em redes sociais.
Desta maneira, para alcançar um bom engajamento do seu negócio é importante estar atento às inovações do mercado e também em quais plataformas é mais vantajoso fazer essa divulgação. Seu conteúdo deve ser como um display em acrílico: ser consistente e transparecer os ideais do seu negócio.
Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.