Para aqueles que buscam direcionar o tráfego orgânico, o Google é o todo-poderoso. Ele rastreia a web, determinando quais páginas são mais úteis e relevantes para seus usuários em praticamente qualquer tópico. Não confiamos apenas nos resultados do Google, também contamos com eles.
Com tão imenso poder e influência, colocar sua pequena empresa na primeira página do Google pode parecer irreal. No entanto, é exatamente esse poder que o Google detém que torna mais possível do que nunca que pequenas empresas locais tenham uma classificação elevada nos resultados de pesquisa – gratuitamente !
Neste post, vou cobrir várias ações tangíveis que você pode realizar para ajudar sua empresa a chegar ao topo da primeira página, usando duas estratégias gratuitas: otimização de site e otimização de listagem. Abordarei primeiro a importância da primeira página do Google e depois entrarei nas táticas, que incluem:
- Adicionar palavras-chave a lugares específicos em seu site
- Criação de conteúdo para humanos, não para o Google
- Enfatizando a localização
- Atualizar e manter regularmente sua listagem do Google
- E muitos mais
É bastante claro que a primeira página do Google é uma meta válida (se não essencial) para qualquer empresa, mas primeiro vamos examinar seus benefícios específicos, pois isso pode ajudá-lo a priorizar a estratégia de sua empresa.
Por que a primeira página do Google é importante
Os resultados de pesquisa do Google estão ficando mais robustos – com Painéis de conhecimento, caixas de resposta, perguntas relacionadas expansíveis, resultados locais e muito mais. Com tantas maneiras de se destacar, trabalhar para obter a melhor classificação vale o esforço, especialmente considerando que o tráfego e a taxa de cliques caem vertiginosamente à medida que avançamos nos resultados da pesquisa.
O tráfego e o engajamento caem precipitadamente após os primeiros resultados.
Chegar na primeira página significa uma taxa de cliques significativamente mais alta
É um fato conhecido que a primeira página do Google captura a maior parte do tráfego, mas você sabia que existem diferenças significativas nas taxas de cliques para os resultados superiores e inferiores? Um estudo mostra as seguintes taxas de cliques por posição do Google:
• Primeiro resultado: taxa de cliques de 36,4%
• Segundo resultado: taxa de cliques de 12,5%
• Terceiro resultado: taxa de cliques de 9,5%
A CTR continua diminuindo, caindo para 2,2% para o 10º resultado (geralmente há no máximo 10 resultados orgânicos por página, ainda menos agora com resultados locais, anúncios, caixas de resposta e outros novos recursos. Se você não estiver no topo de Resultados de pesquisa do Google , você está perdendo muitos cliques.
Obtenha exposição imediata
Os principais resultados das pesquisas do Google agora também preenchem caixas de resposta “Posição zero”, também conhecidas como snippets em destaque:
Ganhar um lugar de destaque no Google pode levar a um destaque em um trecho de destaque, garantindo à sua empresa exposição imediata e aumentando sua credibilidade.
Parcela de tráfego na posição superior
Outro estudo descobriu que o principal resultado do Google captura 33% do tráfego de pesquisa. Quanto mais próximo do topo você conseguir que seu site apareça no Google, melhor será sua presença de pesquisa e autoridade de marca.
Como a classificação na primeira página beneficia sua empresa?
É importante compreender as diferentes metas que obter uma classificação superior no Google pode ajudar sua empresa a alcançar.
1. Melhore a sua visibilidade
Digamos que você tenha um local físico. Se pudesse escolher entre colocar a sua empresa na estrada principal que atravessa a cidade ou numa rua tranquila, qual escolheria? A estrada principal, é claro.
Com 167 bilhões de pesquisas por mês , chegar à primeira página do Google é como plantar seu negócio na estrada mais movimentada da cidade. Quanto mais pessoas virem seu website, maior será o reconhecimento de sua marca. Quanto mais familiarizados os consumidores estiverem com sua marca, mais receptivos eles estarão às atividades de conversão.
2. Gere mais leads
E se você tivesse que escolher entre a rua principal de uma cidade diversificada ou uma cidade de clientes ideais? Existem tantas primeiras páginas do Google quanto consultas de pesquisa por aí. Seu objetivo é chegar na primeira página das consultas que seus clientes ideais estão realizando. Ao fazer isso, você é descoberto por consumidores que pesquisam on-line com a intenção de comprar ou interagir. Essas pessoas são as mais propensas a se converterem em leads e clientes para sua empresa.
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3. Aumente o engajamento
De acordo com Adweek, 81% dos compradores conduzem pesquisas online antes de comprar , e o Google é o ponto de partida para isso. Com caixas de resposta, a seção “As pessoas também perguntam” e resultados locais mostrando informações de contato, mapas, avaliações, classificações e descrições, a página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google sozinha permite que os consumidores aprendam, comparem e se envolvam com sua empresa antes mesmo de clicar no seu resultado.
Uma seção As pessoas também perguntam.
4. Aumente o tráfego do site
Snippets e caixas de resposta podem fornecer apenas um determinado número de informações. Embora a própria página de resultados de um mecanismo de pesquisa às vezes possa fornecer todas as informações de que uma pessoa precisa, ainda há uma série de consultas para as quais as pessoas inevitavelmente clicam em um site. Não se esqueça de que muitas vezes são necessários vários compromissos com uma empresa antes que uma pessoa se converta em um cliente, portanto, as interações com seu site são importantes.
Estar na primeira página do Google não apenas aumenta drasticamente o tráfego para o seu site; não estar na primeira página do Google tem uma enorme desvantagem. Na verdade, a primeira página do Google captura pelo menos 71% do tráfego da web (algumas fontes dizem até 92%), e a segunda página está longe de ser a segunda: ela cai para 6% dos cliques no site. Este declínio acentuado no tráfego da web é um indicador de quão importante é a primeira página do Google.
5. Aumente sua autoridade no setor
Chegar na primeira página do Google requer a criação regular de conteúdo de alta qualidade que o Google reconhece estar satisfazendo as necessidades de seus pesquisadores. Isso leva tempo, mas o aumento do tráfego e da confiança resultantes valem o investimento.
Além disso, escrever regularmente sobre seu setor e negócios exigirá que você fique em sintonia com o que seu público-alvo deseja saber, bem como com as atualizações mais recentes em seu setor. Aparecer na primeira página do Google é importante porque facilita o desenvolvimento e a manutenção de uma base de conhecimento robusta na qual sua empresa pode se firmar.
6. Ganhe confiança
O algoritmo do Google é projetado para reconhecer conteúdo com spam, suspeito e de baixa qualidade. Se você aparece consistentemente na primeira página do Google, significa que o Google o reconhece como uma fonte confiável de informações e os consumidores confiam nas empresas em que o Google confia .
7. Construa seu público
Conforme mencionado acima, para chegar à primeira página do Google requer a criação de conteúdo perene de alta qualidade . Esse tipo de conteúdo é o presente que continua sendo oferecido; ele pode ser reaproveitado e redistribuído em uma variedade de canais de marketing, incluindo mídia social, e-mail e anúncios pagos.
Seus esforços voltados para o conteúdo para chegar à primeira página do Google fornecerão a você mais material e mais oportunidades de se envolver com seu público-alvo, estimular leads e ficar na memória.
8. Acelere seu ciclo de vendas
Os consumidores de hoje têm muitas opções de escolha, bem como acesso a todas as informações e ferramentas de que precisam para descobrir, avaliar e tomar uma decisão sobre um negócio. Onde eles vão para iniciar suas pesquisas? Google! Chegar na primeira página do Google ajuda você a atrair os leads do topo do funil e colocar seu ciclo de vendas em ação.
De quantas maneiras diferentes você pode acessar a primeira página do Google gratuitamente?
Chegar na primeira página do Google não é apenas um objetivo comum entre os proprietários de pequenas empresas, mas também muito viável. O Google não está focado em quantidade, mas sim em qualidade. Como resultado, uma empresa maior ou um orçamento maior não significa classificação superior. Existem vários fatores por trás do algoritmo do Google e, graças ao fato de que a página de resultados do Google tem muitos componentes diferentes, também existem diferentes tipos de mídia que podem atingir o status de primeira página. Eles incluem:
• Postagens de blog e páginas de site (em resultados orgânicos )
• Sua conta do Google Meu Negócio (na seção local / mapas )
Otimizar sua ficha do Google Meu Negócio garante que sua empresa e suas avaliações apareçam nas consultas locais.
• Fragmentos do conteúdo do seu site (nos muitos recursos da página de resultados de pesquisa do Google, incluindo “As pessoas também perguntam” e a caixa de resposta.
• Suas páginas de destino (isso é feito por meio da seção de anúncios pagos , que não é gratuita, mas ainda assim vale a pena mencionar. Para obter mais ajuda com o uso de estratégias pagas para chegar à primeira página do Google, vá para este post sobre os tutoriais do Google Ads .)
Agora vamos voltar aos dois meios gratuitos pelos quais você pode chegar à primeira página.
Como usar seu site para chegar na primeira página do Google
A prática de alinhar seu site com os fatores de classificação do mecanismo de pesquisa é chamada de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) . Você não otimiza necessariamente o mecanismo de pesquisa de todo o site de uma vez, mas sim cada página individual do site. Veja como fazer isso:
1. Determine suas palavras-chave
Primeiro, determine quais consultas de pesquisa você deseja que o Google responda com as páginas do seu site. São conhecidas como palavras-chave – que, a propósito, podem ser palavras ou frases isoladas.
Exemplos de palavras-chave incluem:
• “Leis do inquilino MA”
• “salão perto de mim”
• “brunch Boston”
• “conserto de ar-condicionado em Brighton”
• “como tampar um telhado com vazamento”
• “como entrar na primeira página do Google”
Cada página do seu site deve ter como alvo um conjunto diferente de palavras – chave para que as páginas não concorram entre si.
As palavras-chave certas para sua empresa são aquelas que seus clientes ideais estão digitando para obter os produtos e serviços de que precisam. Para obter ajuda na escolha de palavras-chave para sua empresa, experimente nossa Ferramenta de palavras-chave grátis .
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2. Diga ao Google quais palavras-chave você está usando
O Google funciona rastreando a web, classificando os milhões de páginas existentes e armazenando-as em um índice. Quando um usuário realiza uma pesquisa, o Google pode então examinar seu índice mais organizado (em vez de toda a web) para chegar rapidamente a resultados relevantes.
Portanto, outra etapa importante para aparecer na primeira página do Google é tornar o mais fácil possível para o Google digitalizar, indexar e recuperar seu site. Faça isso colocando palavras-chave nos seguintes lugares:
Meta título
Cada postagem de blog e página do seu site tem um meta título . Este título aparece na parte superior da sua página na forma de um cabeçalho, mas também como o título da listagem da página nos resultados da pesquisa (dependendo das configurações do CMS).
Meta Descrição
A meta descrição é a pequena sinopse que aparece abaixo do título nos resultados de pesquisa do Google.
Além de informar ao Google sobre o que é sua página, a meta descrição diz rapidamente ao usuário o que ele pode esperar se clicar em sua página, aumentando os cliques relevantes para essa página. Portanto, a meta descrição ajuda o Google a colocar sua empresa na primeira página certa para as pesquisas certas e ajuda os pesquisadores do Google a mantê-la lá.
URL
Seu URL consiste em seu nome de domínio (como seusite.com), seguido por uma barra, seguida por um texto separado por travessões.
Incluir palavras-chave em seu URL ajudará o Google a identificar mais rapidamente do que trata sua página. Além disso, o URL aparece entre o título e a meta descrição nos resultados da pesquisa. Um URL limpo que corresponda ao título da página é mais atraente e confiável para os usuários, e mais adequado para aparições na primeira página.
Tags Alt
O Google só pode ver as imagens se a imagem tiver uma alternativa em texto (também conhecida como tag alt). Se a sua alt tag inclui palavras-chave, o Google pode detectar a relevância dessa página e se sentir mais confortável em colocá-lo na primeira página de resultados de pesquisa.
3. Escreva para humanos
Obviamente, o corpo do conteúdo da sua página é o local mais importante para incluir as palavras-chave para as quais você está tentando classificar. No entanto, é fundamental que essas palavras-chave não sejam sistemática e excessivamente inseridas, mas naturalmente incorporadas. Na verdade, o Google agora pode detectar o excesso de palavras-chave e, se detectar , o colocará muito, muito longe da primeira página de seus resultados.
O segredo para chegar à primeira página do Google é fornecer conteúdo útil, confiável, fácil de ler, mas informativo, que manterá seu público-alvo em suas páginas e voltará para ver mais. E compartilhar conversacionalmente o conhecimento que já está em sua cabeça é grátis e fácil. Lembre-se de que, se você quiser se classificar na primeira página do Google para uma pesquisa de palavra-chave específica, sua página precisa fornecer as informações, e não apenas as palavras-chave, que os usuários estão tentando obter quando digitam essa pesquisa no Google.
4. Enfatize a localização
Outra forma gratuita de colocar as páginas do seu site na primeira página do Google é direcionar consultas baseadas em localização. Certifique-se de que seu site indique claramente sua cidade e / ou área geográfica, por meio de sua página de contato e, potencialmente, também por meio de postagens de blogs e páginas de serviços. Dessa forma, quando as pessoas pesquisarem: “seu setor” + ”sua cidade”, o Google pegará essa informação e mostrará sua empresa como um resultado de pesquisa “perto de mim”.
Mesmo se um usuário não pesquisar usando um local específico, o Google ainda fornecerá resultados geograficamente relevantes com base em seu endereço IP, portanto, o SEO local não é apenas gratuito, mas sempre importante (mesmo durante uma pandemia) .
5. Otimize para celular
Você não encontrará um site na parte superior de uma pesquisa do Google que não seja responsivo. Os consumidores agora usam telefones e tablets mais do que computadores e laptops, e a maioria das pesquisas locais são realizadas em dispositivos móveis. Como resultado, o Google favorece sites compatíveis com dispositivos móveis . Na verdade, todos os sites agora são indexados pela indexação que prioriza o celular .
Responsivo é o ideal, pois seu site se adapta a telas de qualquer tamanho e mantém a funcionalidade. No entanto, se você não tiver um site responsivo, há ajustes que você pode fazer em seu site para garantir a experiência mais perfeita para um usuário móvel.
6. Concentre-se na experiência do usuário
Ser compatível com dispositivos móveis não é suficiente para um site. Também deve ser atraente e fácil de usar . Um site com navegação intuitiva, frases de chamariz claras e respostas para as perguntas mais imediatas dos visitantes os manterão lá por mais tempo e voltarão mais tarde – o que o Google notará e, por sua vez, o classificará em uma posição superior. Quanto mais alta for a sua classificação, mais tráfego terá no seu site e maior será a probabilidade de aparecer na primeira página.
Como usar suas listagens de empresas para chegar à primeira página do Google
Além das páginas do seu site, as listagens do diretório de negócios online também podem aparecer na primeira página de uma pesquisa do Google. Aqui está o que você precisa fazer:
7. Crie uma conta do Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio está se transformando em uma das ferramentas mais poderosas (para não mencionar gratuitas) para proprietários de empresas locais. Tanto o Google Maps quanto a Pesquisa utilizam o Google Meu Negócio para produzir listagens locais (conhecidas como Perfis de Negócios). Criar uma conta do Google Meu Negócio é uma maneira rápida e fácil de adicionar mais informações ao Perfil da sua empresa, o que o ajuda a aparecer na primeira página do Google Maps e da Pesquisa (na seção de resultados ocais) h. Certifique-se de prosseguir com a reivindicação e verificação de sua listagem para que possa monitorar, manter e otimizar sua listagem.
8. Otimize sua listagem de empresas do Google (Perfil da Empresa)
Falando em otimizar sua listagem, considero essa estratégia uma entidade separada porque, embora a criação de uma listagem do Google possa ajudá-lo com sua visibilidade , ela só pode levá-lo até certo ponto em termos de classificação. Em vez de criar uma listagem básica e esperar que ela apareça em uma ou duas pesquisas, otimize sua listagem de empresas do Google para obter visibilidade máxima. Veja como:
Complete todas as seções do seu perfil
Quanto mais informações você incluir em sua listagem do Google Meu Negócio, mais pesquisas poderão ser exibidas na primeira página. Na verdade, listagens completas do Google Meu Negócio obtêm, em média, 7 vezes mais cliques do que listagens incompletas.
Mantenha seu nome consistente
Use sempre o mesmo nome exato para a sua empresa. O Google não gosta de discrepâncias – mesmo aquelas menores como “Cia.” vs “Empresa”
Atualize suas informações
Não ser capaz de encontrar sua empresa, comparecer para encontrá-la fechada ou chamar uma operadora ao tentar ligar pode não só dissuadir o cliente, mas também levá-lo a desconfiar de sua empresa ou a escrever um comentário negativo. Fique por dentro da sua listagem do Google e faça as atualizações e alterações necessárias para que ela seja confiável o suficiente para estar no topo da lista.
Faça upload de fotos para a sua listagem
O Google Meu Negócio se esforça para fornecer aos consumidores o máximo possível de informações sobre uma empresa, antes mesmo de encontrá-la. Isso inclui como é estar nessa empresa, portanto, certifique-se de enviar fotos que retratam não apenas os produtos e serviços que sua empresa oferece, mas também a atmosfera e as pessoas que a frequentam.
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Temos uma ferramenta gratuita desenvolvida especificamente para fichas do Google Meu Negócio . Basta fazer login com sua conta comercial do Google e, em menos de 30 segundos, você obterá uma avaliação de seu perfil e saberá o que precisa fazer para chegar mais perto da primeira página.
9. Obtenha avaliações de clientes
Os pesquisadores do Google adoram ver o que outras pessoas pensam sobre uma empresa, então não é surpresa que as empresas com comentários mais positivos no Google apareçam na primeira página. Pergunte aos clientes pessoalmente e crie um link de atalho de avaliação para que você possa facilmente incentivar as avaliações em seus canais online. Embora isso tecnicamente se enquadre na lista de otimizações do Google Meu Negócio, não se esqueça de que existem muitos outros sites de resenhas, todos com impacto em sua classificação.
Os comentários podem levá-lo ao “Pacote Local”, que aparece no topo do SERP do Google.
10. Liste sua empresa em outros diretórios
O Google Meu Negócio é poderoso, mas você ainda deve criar e otimizar listagens em outros diretórios populares como o Yelp. Em primeiro lugar, porque o Yelp tem alto tráfego e é amplamente confiável pelo Google, a página do Yelp da sua empresa pode muito bem aparecer na primeira página do Google para pesquisas relevantes. Em segundo lugar, porque uma listagem sólida com avaliações positivas melhora sua presença online em geral. Avaliações online e links de outros sites confiáveis enviam sinais ao Google que figuram em seu algoritmo de classificação.
Assim como acontece com o Perfil da empresa do Google, certifique-se de que o restante de suas listagens de diretório on-line sejam completas e precisas, consistentes em todas as plataformas, atualizadas e que você esteja coletando e respondendo a comentários. Não se esqueça de adicionar fotos às suas listagens online também.
Chegar na primeira página do Google é uma meta tangível
Chegar ao topo do Google, ou mesmo apenas melhorar sua classificação, é muito viável, mesmo para pequenas empresas. Requer trabalho e tempo, mas é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pela sua empresa. Sabendo onde e como fazer os ajustes, você pode dar ao seu negócio a visibilidade que ele merece. Aqui estão as estratégias em uma recapitulação:
- Crie uma estratégia de palavras-chave para segmentar os termos que seus clientes-alvo estão pesquisando.
- Incorpore as palavras-chave ao conteúdo do seu site, bem como as tags HTML.
- Escreva para humanos (não para motores de busca).
- Procuras baseadas em localização de destino.
- Otimize para celular.
- Concentre-se na experiência do usuário.
- Crie uma conta do Google Meu Negócio.
- Otimize seu perfil de negócios.
- Obtenha avaliações de clientes.
- Liste sua empresa em diretórios.
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