Ao pensar em colocar um imóvel para locação é necessário que alguns cuidados sejam levados em consideração, afinal, em tempos onde o mercado imobiliário se encontra aquecido, os imóveis estão sendo cada vez mais desvalorizados.
Pensando nisso, seguir um passo a passo pode ser ideal para você conseguir alugar seu imóvel de forma rápida, sem nenhuma dor de cabeça, e para isso, você está no lugar certo.
Isso porque, ao ler nosso artigo, esperamos que você entenda um pouco mais sobre o mercado imobiliário e sobre suas variações, bem como entenda quais são as dicas mais eficientes para você conseguir colocar o seu imóvel para alugar.
Entendendo um pouco mais sobre o mercado imobiliário
A princípio, começaremos falando sobre o mercado imobiliário, que a cada dia que passa, vem atraindo um número maior de pessoas, as quais buscam por rentabilidade em seus investimentos.
Além disso, o mercado imobiliário corresponde a um comércio ou setor da economia onde atuam pessoas físicas, jurídicas e imobiliárias, as quais agem na construção, venda e aluguel de imóveis que podem servir tanto para uso pessoal, quanto para depósitos e outros tipos de atividades.
O mercado imobiliário atualmente
Como mencionamos anteriormente, o mercado imobiliário, nos últimos tempos, se encontra aquecido, e por conta disso os imóveis estão sendo super desvalorizados, porém, nem sempre foi desse jeito.
O que acontece, na verdade, é que assim como diversos outros setores, o mercado imobiliário conta com uma flutuação de preços e com diferentes maneiras de negociação, as quais possibilitam que diversas pessoas possam realizar o grande sonho da casa própria, ou investir no aluguel de um imóvel.
5 Dicas para você conseguir alugar seu imóvel rapidamente
Tendo em mente, então, as variações existentes no mercado imobiliário, muitas pessoas acabam se vendo desesperadas ao colocarem um imóvel para alugar, e se você é uma dessas pessoas, fique tranquilo, seus problemas acabaram.
Isso porque, nos tópicos a seguir falaremos um pouco mais sobre quais são as dicas mais relevantes para conseguir colocar um imóvel para alugar, veja:
Analise a chance de contratar uma corretora
Colocar o seu imóvel para alugar por conta própria pode ser mais prático, porém, caso você queira agilizar ainda mais o processo, o indicado é que você procure por uma corretora de imóveis e peça ajuda.
Para isso, existem diversas imobiliárias, localizadas em diferentes locais, como, por exemplo, a Manica Marin Imóveis, que conta com profissionais qualificados e bem treinados para melhor lhe atender e sanar todas as suas dúvidas relacionadas ao aluguel do seu imóvel.
Calcule um preço justo para o aluguel
É claro que quanto mais novo o seu imóvel estiver, mais alto será o valor do aluguel, porém, não se esqueça de considerar um preço justo. Não que isso seja um padrão, mas na maioria das vezes as pessoas acabam usando uma base de 0,5% do valor da venda, para calcular o valor do aluguel.
Além disso, outro fator que pode influenciar significativamente na definição do preço do aluguel é a questão da localização, já que os imóveis localizados em bairros nobres costumam apresentar um valor bem mais elevado.
Dê valor para os diferenciais do seu imóvel
No momento de anunciar o aluguel, é interessante que você procure dar valor para os diferenciais do seu imóvel, afinal, esse é um ponto que, com certeza, irá chamar atenção das pessoas e fazer com que elas fiquem ainda mais interessadas.
Nesse caso, se seu imóvel tem piscina, área de lazer, churrasqueira, varanda, não se esqueça de colocar todas essas informações.
Dê uma repaginada em seu imóvel
Dar uma repaginada em seu imóvel e deixá-lo com cara de mais novo também é uma dica que vale a pena ser levada em consideração.
Nesse caso, é interessante que você invista em uma pequena construção antes de divulgar o aluguel do imóvel, e dê preferência para uma pintura viva, que dê cor ao imóvel e chame a atenção das pessoas que estão interessadas.
Invista em uma vistoria do imóvel
A vistoria também é outro ponto que deve ser levado em consideração para você conseguir alugar seu imóvel de forma mais rápida. Nesse caso, você deverá verificar todas as condições do imóvel, para que tanto você, quanto o inquilino, tenham noção sobre como está o local, além disso, entrar em um acordo de como o imóvel deverá ser entregue no final do aluguel também é um ponto válido.
A vistoria é um passo super importante para que você consiga alugá-lo de forma mais rápida, afinal, ao fazer isso, você estará analisando se a propriedade apresenta algum problema estrutural, ou se precisa de algum reparo mais profundo.
Assim, além de deixar o seu imóvel muito mais apresentável, ao seguir essa dica você estará evitando futuros problemas com seu inquilino.
Por fim, agora que você já entendeu um pouco melhor sobre o mercado imobiliário, siga algumas das dicas que mencionamos anteriormente e garanta que seu imóvel seja alugado rapidamente.