Como alavancar suas vendas utilizando Inbound Marketing
O Inbound Marketing – que significa “marketing de atração” – é uma estratégia de marketing digital extremamente eficaz utilizada para atrair novos clientes e fidelizar ainda mais os que já são.
O objetivo dessa estratégia é educar os clientes a respeito de algo que ele esteja buscando para que entenda o produto ou o serviço que busca e, assim, ter o seu problema solucionado.
Você deve estar se perguntando: mas, como isso é possível? No Inbound Marketing, a principal ferramenta é a criação do conteúdo, que deve ser feito de maneira atrativa e ter informações relevantes, visando estabelecer um vínculo entre a empresa e o público-alvo, mas sempre de maneira sutil.
Como colocar o Inbound Marketing em prática?
O primeiro passo para colocar a metodologia Inbound Marketing em prática é entender que é necessário produzir conteúdos relevantes. Para isso, uma ótima alternativa é essencial contar com uma equipe de profissionais especializados em produzir conteúdos com as estratégias necessárias para chegar no resultado desejado.
Reunimos, a seguir, dicas para colocar o método em prática e, com isso, ter as vendas do seu negócio aumentadas.
1- Saiba quem é seu público
Para colocar a estratégia em prática e colher bons frutos é essencial saber quem é o seu público-alvo. A partir disso, é recomendado criar uma persona – termo usado para determinar um cliente ideal considerando seus interesses, gênero, renda, características, hábitos, cargo, entre outras informações importantes.
A persona é essencial para determinar com quem você está falando e quais medidas adotar para atrair esse público em especial e conseguir, então, realizar as vendas online.
2- Crie um site ou um blog
Seja sua empresa pequena, média ou grande, criar um site ou um blog é a melhor alternativa para colocar o Inbound Marketing em prática.
Através da divulgação e engajamento digital é possível aumentar consideravelmente as vendas, uma vez que as estratégias serão melhor aplicadas em uma página específica do seu negócio.
O Inbound Marketing pode ser aplicado em um blog de diversas formas, como por exemplo: landing page, CTAs, e-mail marketing, newsletters, dentre muitas outras estratégias utilizadas para converter os clientes em leads e, assim, gerar vendas.
3- Utilize técnicas de SEO
É impossível pensar em Inbound Marketing e não associá-lo às técnicas de SEO.
O SEO, que significa Search Engine Optimization, é uma junção de técnicas que tem como objetivo de posicionar o seu site ou blog nos maiores buscadores da internet.
Ou seja, trata-se de uma estratégia essencial para engajar sua empresa na internet e realizar vendas online e, portanto, deve estar presente no plano de marketing do seu negócio.
4- Produza conteúdos relevantes
Como pontuado no início desse post, a produção de conteúdos é essencial para que a estratégia do Inbound Marketing dê certo e, para isso, seu blog deve ser alimentado de forma constante para que se mantenha ativo.
Os conteúdos devem ser educativos e atrativos, por isso é importante sempre desenvolver temáticas abordando pontos como a dor do cliente e como solucioná-la.
5- Funil de vendas e a produção de conteúdo
O funil de vendas é um modelo que ilustra o caminho que o cliente segue até realizar uma compra e os conteúdos de um blog que utilize da estratégia do Inbound Marketing são divididos dessa forma: topo, meio e fundo de funil, ou seja, acompanhando a jornada de compra do consumidor.
No topo do funil o cliente ainda não tem muita ideia sobre o que está pesquisando, ou seja, é o primeiro contato que ele tem com determinado produto ou serviço. Por isso, nessa etapa do funil o conteúdo deve ser o mais detalhado possível sobre o tema.
Já no meio o funil, o cliente possui um certo conhecimento sobre o assunto e sua busca é mais detalhada. Portanto, nessa etapa o conteúdo deve ser desenvolvido com mais especificidade.
O fundo do funil é o tipo de conteúdo que refere-se à última etapa do funil de vendas. Aqui, o cliente sabe exatamente o que procura e está certo de que vai realizar uma compra, ele só está buscando uma empresa ou o produto específico. Por isso, nessa etapa, é importante desenvolver um conteúdo completamente voltado ao serviço ou produto em especial, elencando os benefícios que ele proporciona, por exemplo.
6- Alie o marketing com a equipe de vendas
Aliar o marketing – que é o setor responsável pela estratégia de inbound – com a equipe de vendas é uma alternativa extremamente importante para potencializar essa ação.
A partir do momento que você entende que o Inbound Marketing aumenta suas vendas, é imprescindível colocar uma equipe preparada para que o lead consiga realizar as compras com auxílio e acompanhamento qualificado.
Além disso, uma equipe de vendas bem preparada e alinhada com os processos da área de marketing é capaz de quebrar qualquer tipo de objeção que o cliente possa pontuar.
Coloque as dicas em prática e boas vendas!
Neste conteúdo você conferiu como aumentar as vendas utilizando o método de Inbound Marketing e como ele pode ser efetivo para sua empresa e seus negócios!
Também conferiu que a técnica do Inbound Marketing pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, indo desde empresas pequenas, médias e grandes, bem como empresas de ramos variados.
Portanto, se você possui um pequeno negócio ou se faz parte de um grande negócio como empresa de marketing multinível, por exemplo, saiba que pode começar a colocar o Inbound Marketing em prática.
Para isso, lembre das dicas que compartilhamos nesse post: defina sua persona, tenha um blog, produza conteúdos relevantes, utilize as estratégias de SEO e tenha equipes de marketing e vendas bem alinhadas.
Portanto, não perca tempo, monte seu plano de marketing e comece a colher ótimos frutos de seu trabalho o quanto antes!
Conteúdo produzido por Tarsila Serafim – redatora na empresa Ideal Marketing.
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