Está pensando em abrir uma loja virtual de cama, mesa e banho? Se sim, saiba que há alguns detalhes dos quais você deve estar atento, a fim de ter sucesso na sua loja. De uma certa forma, esse é um negócio que vez ou outra todo mundo vai precisar.
Afinal de contas, todo mundo precisa de uma toalha de rosto, para as mãos ou banho, por exemplo. Por essa razão trata-se de um mercado que tem bastante procura, haja vista que se trata de produtos comuns no dia a dia.
Vale a pena abrir uma loja virtual de casa, mesa e banho?
Sim. Dizemos isso porque, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), devido a pandemia, os brasileiros começaram a investir ainda mais em produtos para casa, haja vista que notaram a importância do aconchego.
Fora isso, as vendas online cresceram muito, cerca de 75%, uma margem bem expressiva. E, na verdade, trata-se de algo já esperado, uma vez que devido às restrições, essa era a única maneira de fazer compras de maneira segura.
Além da compra de toalha e demais roupas de cama, esse é um mercado que tende a expandir cada vez mais, uma vez que o mercado de e-commerce para o lar é uma das grandes apostas no mercado.
Afinal, cada vez mais os consumidores estão valorizando o tempo que passam em casa. Dessa forma, muitos acabam tendo o desejo de investir um pouco mais em ambientes mais específicos da casa, em especial aqueles que ainda estão em home office.
Como montar uma loja virtual de cama, mesa e banho?
A primeira coisa que você deve fazer é se planejar. Nada vai para frente sem que antes você tenha algo mais sólido estipulado. Então, para facilitar um pouco mais a sua preparação, nos tópicos seguintes iremos elencar um passo a passo das etapas para criar a sua loja virtual.
Definições iniciais
A primeira coisa que você deve definir diz respeito ao tamanho que você deseja para a sua loja virtual de cama, mesa e banho irá ter. Dessa forma, entende-se quais produtos gostaria de vender, como toalha, lençóis etc.
Isso vai fazer com que se tenha mais autoridade para vender. Baseie essa definição por meio do seu orçamento, além de várias outras coisas. Ademais, tenha produtos como linha de frente nas vendas, que seria o seu carro-chefe.
Ao fazer isso, defina um diferencial competitivo em relação a sua concorrência, que pode ser o preço, diversidade, qualidade etc.
Pesquisa de mercado
Não há como se sobressair dos concorrentes se você não sabe aquilo que eles estão fazendo. Então, uma das coisas que não podem deixar de serem feitas é a pesquisa de mercado. Isso vai guiar o seu planejamento e as estratégias para vender e divulgar a sua loja.
Ao fazer essa pesquisa, entenda qual é o público, concorrência, produto, contexto do mercado e todos os demais aspectos que, de alguma forma, se conectam com o seu segmento de mercado.
Planejamento
O planejamento inicial, como dito, é o primórdio da sua loja virtual de cama, mesa e banho. É através dela que você trilha para o sucesso. Isso vai servir para que você consiga mapear as melhores formas e oportunidades do mercado.
Além disso, é possível avaliar os riscos e entender qual é a estrutura necessária para fazer o seu negócio funcionar. E, claro, lhe ajuda a definir o investimento que deve ser feito, bem como os custos da empresa nos primeiros meses em que irá operar.
Fornecedores
Buscar fornecedores que sejam confiáveis é algo que você precisa se preocupar, até mesmo para garantir que você sempre tenha estoque. Portanto, procure por bons fornecedores de enxovais para a sua loja de cama, mesa e banho.
Se o seu carro chefe é uma toalha com características mais específicas, certifique-se de ter sempre em mãos o produto. O ideal, na verdade, é ter pelo menos 2 a 3 opções de fornecedores para cada produto. Assim, você evitar depender apenas de uma empresa.