Segundo a Euromonitor, empresa que pesquisa mercados globais, as vendas de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) mantiveram a tendência de alta procura registrada em 2019 (3,9%).
Em 2020 não foi diferente, esse número apresentou o crescimento de 4,7%, atingindo R$122,408 bilhões; sendo um tipo de negócio bastante procurado pelos empreendedores devido à rentabilidade e mercado em ascensão.
Comece seu próprio negócio de cosméticos
Em primeiro lugar, há uma série de decisões que precisam ser tomadas para tirar a empresa do papel. Sendo elas:
- Planejamento: é preciso ter um capital de giro para iniciar o negócio, montar um estoque pelo distribuidor de cosméticos para revenda, investir em equipamentos, móveis, reformas, entre outros. Caso a pessoa opte por abrir uma loja online, os custos são menores, mas a organização, estoque e investimento também são necessários.
- Pesquisa de mercado: é necessário definir quem será o público-alvo, montar o perfil do cliente, analisar os concorrentes, escolher os fornecedores, os profissionais e observar a região onde será aberto o negócio de cosméticos.
- Produtos: é necessário definir com quais tipos de cosméticos você quer trabalhar, pode ser para corpo, maquiagem, cabelo, unhas. E não precisa ser apenas um deles.
- Escolha o seu modelo de negócio: ter uma loja própria, física ou online, e adquirir produtos para revenda, abrir uma franquia, onde você compra do franqueador o direito de utilizar a marca, infraestrutura e o know-how do negócio, ou ainda, ter a própria produção de cosméticos.
Documentação
Além dos documentos básicos de abertura de empresa, como CNPJ, contrato social, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, entre outros. É necessário o alvará sanitário, que permite o funcionamento do local dentro das normas de saúde pública e, também, o Certificado de Autorização de Funcionamento (AFE), emitido pela ANVISA, que autoriza a empresa a exercer suas atividades.
Ter um negócio de cosméticos no Brasil é uma opção vantajosa, visto que mesmo em momentos de crise ele se mantém estável. Mas, para ter sucesso, é preciso estar atento às tendências, ter planejamento e estar dentro da regulamentação.