Como o próprio nome sugere, a pré-venda são as ações que antecedem a venda, ajudando na efetivação do fechamento do negócio. O principal objetivo da pré-venda é a prospecção de clientes, e o profissional responsável por essas estratégias é o SDR (Sales Development Representative).
O SDR recebe os leads do time de marketing, contacta e verifica se é um potencial cliente. Diferente dos SDR, o BDR (Business Development Representative), é um profissional que também trabalha com a pré-venda, mas de uma forma diferente, já que ambos não recebem os leads do marketing, vão atrás dos seus próprios prospects por meio de email, social selling, cold calls, identificando leads e passando para a área de vendas.
Esses profissionais são de extrema importância para a empresa, já que através do seu trabalho, eles conseguem adiantar o serviço do vendedor, se responsabilizando pela otimização da prospecção e já entregando essa informação ao vendedor que só concluiria a venda.
O time de pré-vendas em uma empresa é fundamental para maior agilidade nas respostas aos leds e melhor qualificação da empresa, com a mais rápida eficácia possível no processo de venda.
Vantagens de implementar um time de pré-vendas na empresa
Não existe um momento certo para implementar o pré-vendas na empresa. Podemos dizer que o momento certo é quando percebe-se a importância de separar os processos entre a equipe, o que pode significar em uma maior qualidade e agilidade nos atendimentos, proporcionando relevância e maiores resultados. Seja no ramo de farmácia, moda ou comércio a pré-venda por ser implantada.
Veja algumas vantagens:
– Time de vendas mais ágeis e eficientes: Com as atividades dividas entre os participantes de uma equipe, os resultados são sempre melhores.
– Maiores oportunidades de conversões: Com a agilidade e eficiência de um bom atendimento, a pré-venda colabora para maiores conversões.
– Bem-estar dos colaboradores: O reconhecimento é essencial para conseguir manter um funcionário ativo na empresa. Invista em proporcionar um ambiente de trabalho agradável, e experimente melhores resultados nos atendimentos pré-venda.
– Melhor experiência de compras: Além de ser bom para a empresa devido os melhores números, a pré-venda também precisa favorecer o funcionário como falamos acima, e ao cliente, proporcionando uma incrível experiência de compra, favorecendo retorno do cliente a empresa.