A indústria cosmética não para de se reinventar. Desde que os cuidados com o corpo se tornaram um objetivo a ser alcançado, o desenvolvimento de novos produtos a partir de misturas químicas continua a todo vapor, e sempre em busca de novidades. Não por acaso, hoje, as fórmulas de grande parte dos cosméticos disponíveis no mercado, especialmente nos kits skincare, possuem novos tipos de ingredientes não conhecidos até pouco tempo.
É o caso, por exemplo, dos ácidos AHAs e BHAs, do bakuchiol – versão vegana do retinol –, e novos hidratantes esqualano e ceramidas. Entre os fatores que os tornam tão amados estão a pureza dos ingredientes, que agem de forma mais gentil com a pele. Confira os 6 ingredientes que estão renovando a indústria de cuidados com a pele:
Beta-hidroxiácidos
Enquanto os ácidos chamados AHAs agem na esfoliação superficial da pele, que retira a primeira camada de pele já sem vida, os BHAs (beta-hidroxiácidos) são os ácidos que agem nas camadas profundas da pele, de forma a desobstruir poros e reduzir a produção de oleosidade. Para quem tem pele oleosa e sofre com acnes, o BHA mais conhecido cosmeticamente é o ácido salicílico, que conta com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.
Esqualano
No mercado cosmético atual, o esqualano é um dos ativos com maior poder hidratante para a pele. Trata-se de uma molécula de gordura produzida naturalmente pelo corpo humano até os 20 anos de idade. Para suprir a necessidade posterior a essa idade, o esqualano era retirado do fígado dos tubarões, mas agora é extraído de forma sustentável a partir da cana-de-açúcar e da azeitona. Esse componente hidratante auxilia na retenção de água da pele enquanto controla a produção de óleo.
Ceramida
Certamente você deve se lembrar das ceramidas nos produtos de cabelos, como creme de pentear e condicionadores. No entanto, no universo de skincare, as ceramidas se tornaram poderosas bases para cremes de hidratação. Sua ação, além de potencializar a hidratação, também filtra agentes externos como poluição e ar seco, impedindo seu acesso às camadas da pele.
Cisteamina
Entre as bases cosméticas mais recentes, a cisteamina é a mais nova aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esta tem como principal ação o combate à melasma, isto é, condição crônica da pele caracterizada pelo aparecimento de manchas. A cisteamina age diretamente na epiderme, de forma a reduzir a hiperpigmentação. Já existem produtos semelhantes no mercado, mas o diferencial da cisteamina está no menor índice de efeitos colaterais como vermelhidão e ressecamento da pele.