Não basta desejar inovação, apesar de já ser um bom início. Não basta conhecer as ferramentas, apesar de serem meios importantes para a inovação. Para que a inovação aconteça, de forma sistemática e não apenas pontual, é preciso incorporá-la à cultura organizacional.
Podemos dizer que a cultura da inovação é uma forma de trabalhar e de desempenhar os processos internos e externos de uma empresa de forma inovadora. Vai muito além de ter novas e boas ideias, tem mais a ver com a capacidade de aplicar o mindset inovador em todas as áreas da empresa.
Um colaborador pode ter uma ideia inovadora e, isso não quer dizer necessariamente que ele tenha um comportamento inovador, uma mente inovadora.
Estimular o time de colaboradores a adotar comportamentos inovadores na empresa, significa, na prática, considerar todo o seu contexto, o seu histórico, os riscos, os ganhos, e, acima de tudo, questionar os motivos pelos quais a inovação deve ser inserida.
Se a inovação for uma prioridade baixa em sua empresa, reúna a liderança para um exercício chamado Commit to Innovation, uma técnica que usa três perguntas simples para impulsionar a inovação.
Quer saber quais são essas perguntas? Leia a matéria completa em: https://forbes.com.br/carreira/2022/07/3-maneiras-de-construir-uma-cultura-inovadora/
Comunidades do Sebrae no Telegram
Fique bem informado! Siga nossos Canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!