Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Cloud Server ou VPN, qual solução escolher para o seu negócio?

Cloud Server ou VPN, qual solução escolher para o seu negócio?

Qual rede oferece melhor suporte ao gerenciamento de trabalho remoto?

Mais trabalhadores do que nunca estão trabalhando remotamente. Isso pode ser uma escolha pessoal ou porque eles trabalham para uma empresa distribuída. Muitas empresas, especialmente pequenas e médias empresas, estão aumentando sua dependência de trabalhadores remotos pela primeira vez. E isso significa que eles também estão enfrentando novas opções de rede.

Uma das decisões mais importantes que eles enfrentarão é usar uma rede privada virtual (VPN) ou computação em nuvem para seus trabalhadores remotos.

Mas muitos empresários estão confusos sobre o que cada um desses termos significa, o que eles fornecem e quais são as diferenças entre eles – muito menos qual é o certo para sua empresa!

Estamos aqui para detalhar cada um deles para ajudá-lo a escolher o serviço certo para sua empresa:

Qual é a diferença entre VPN e Cloud?

Computação em nuvem e VPNs não são opostos. São conceitos totalmente diferentes. A razão pela qual eles são frequentemente confundidos ou discutidos em conjunto ao abordar o trabalho remoto é o fato de que eles podem resolver alguns dos mesmos problemas. Segurança e acesso conveniente são dois dos principais tópicos de interesse ao fazer essa escolha, embora estejam longe de ser os únicos problemas que você deve abordar.

A computação em nuvem refere-se ao compartilhamento de recursos de computação, geralmente por meio de um provedor corporativo. Em vez de, por exemplo, ter seus próprios servidores locais, sua computação ocorrerá em máquinas de terceiros. Seus investimentos em hardware são mínimos em comparação com a hospedagem de seus próprios servidores, mas você ainda terá a opção de acessar uma capacidade de armazenamento impressionante e processadores poderosos.

É facilmente escalável se você precisar de mais (ou menos) armazenamento ou processamento a qualquer momento. Além disso, muitos provedores de serviços em nuvem priorizam a segurança, então (alguns) o fardo de proteger seus dados é aliviado.

Uma VPN é uma “rede privada virtual” e fornece uma camada adicional de segurança muito eficaz entre o usuário e os servidores da sua empresa. Não é um método alternativo de computação, mas sim um método de segurança mais forte para proteger os servidores da sua empresa e as informações e máquinas de seus usuários quando eles estão fora do firewall da empresa.

Qual é o certo para sua empresa?

Qualquer um – ou ambos – pode ser a escolha certa para sua empresa. A computação em nuvem e o uso de VPN não são mutuamente exclusivos nem um é automaticamente superior ao outro. A computação em nuvem é uma solução muito mais simples e pode fazer muito pela sua empresa, além de tornar o trabalho remoto mais ágil e intuitivo.

Por outro lado, se você tiver problemas de segurança muito sérios, provavelmente precisará de uma VPN. Por exemplo, uma VPN protegerá melhor as máquinas de seus usuários contra possíveis ações maliciosas ao usar sinais WiFi públicos, por exemplo. Com a rede de computação em nuvem, seus funcionários precisariam se conectar por meio de um ponto de acesso WiFi portátil para se manterem seguros.

Discuta suas necessidades de rede, armazenamento e segurança com um consultor de TI especializado no assunto. Ele pode ajudar a descobrir os prós e os contras da computação em nuvem e do uso de VPN para sua organização.

Eraldo Silva

Eraldo Silva

Consultor de TINovo na comunidade
Pai, consultor de TI e músico.

You must login to add a comment.

Posts relacionados