Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Chatbots: Saiba tudo sobre essa plataforma

Chatbots: Saiba tudo sobre essa plataforma

A tecnologia vem se tornando cada vez mais frequente dentro do nosso cotidiano, tanto na nossa vida pessoal e principalmente na vida profissional, diversas empresas estão atentas ao mercado para buscar ferramentas tecnológicas que auxiliem seu cotidiano de trabalho. 

 

Uma das áreas que mais vem sofrendo alterações com os novos recursos tecnológicos, é justamente a comunicação e o atendimento com o público. Diversas vendas, como uma empresa que vende piso industrial, estão ocorrendo de forma online, sem precisar de um contato físico, realizando tudo de maneira totalmente digital. 

 

O acompanhamento do produto, feedbacks, reclamações, dúvidas, tudo também está sendo feito através da tecnologia, graças aos chatbots. Esse é um recurso que está se popularizando cada vez mais, trazendo diversos benefícios para qualquer tipo de empresa. 

 

Você já ouviu falar sobre os chatbots? Sabe qual a importância deles? Suas vantagens? Como funcionam? Então hoje, nós separamos todas as informações que você deve saber sobre os chatbots, então se prepare e venha com a gente para conhecer tudo sobre essa estratégia. 

 

O que é chatbot?

 

A primeira dúvida que precisamos resolver é: o que são os chatbots? Certamente você já deve ter ouvido falar sobre eles, certo? Bom, eles são softwares ou programas de inteligência artificial que são programados para simular um atendimento ao usuário. 

 

Ou seja, são robôs que automatizam o processo de comunicação, fazendo com que o cliente possa estabelecer uma conversa por meios de aplicativo de mensagens, como whatsapp, sites, chats ou qualquer plataforma digital, sem precisar falar com um ser humano, conversando diretamente com os chatbots. 

 

É como se fosse um contato inteligente, programado para responder as perguntas, dúvidas, sugestões, de maneira fluida e natural, substituindo um atendimento humano, só que atuando de forma muito mais rápida e com um suporte 24 horas por dia. 

 

Imagine um usuário que quer tirar dúvidas sobre como realizar o ilhós para lona, porém já é de noite, e o atendimento só começa no dia seguinte, então com os chatbots, ele estabelece uma conversa com o robô, que pode responder todas as suas dúvidas, acatar sugestões e estabelecer uma comunicação para sanar suas necessidades. 

 

Como eles funcionam?

 

O chatbot é um programa automatizado de mensagens, que faz a interação e intermediação entre a empresa e o cliente, seu funcionamento é mais simples do que você pode imaginar, a primeira coisa é verificar o canal onde ele será inserido, Whatsapp, Facebook Messenger, chat do seu site, telegram, Instagram, e etc. 

 

Depois é preciso verificar o conteúdo que o chatbot entenderá e responderá, ou seja quais recursos serão utilizados, como textos, arquivos de mídia, emojis e etc. Por fim, é preciso fazer a programação do software para que ele comece a rodar o chatbots, existem três tipos que você pode escolher. 

 

Os chatbots baseados em regras, só aceitam respostas pré-determinadas, o NLP (Natural Language Processing), usa inteligência artificial para aprender e se adaptar à resposta dos usuários, enquanto o híbrido é uma mistura dos dois. 

 

Qual a importância dos chatbots?

 

Como pudemos observar acima, os chatbots são fundamentais para qualquer negócio que deseja agilizar o processo, ter um atendimento automatizado, mais qualidade, velocidade, redução de custos, e por aí vai. 

 

Se você tem um negócio de locação de geradores, por exemplo, o chatbot pode ficar disponível em tempo integral, para recomendar os melhores produtos, indicar serviços, responder possíveis dúvidas e receber feedbacks. É um atendimento completo, mais rápido, efetivo e sem a carga emocional de um atendimento humano. 

 

Quais são seus benefícios para sua empresa?

 

São inúmeros os benefícios de investir e acrescentar o chatbot dentro da sua empresa, o primeiro que já destacamos é o suporte 24 horas por dia e totalmente personalizado, fazendo com que você não se limite a um horário e possa estar sempre disponível quando seu público precisar. 

 

O segundo é a redução do custo operacional, você não precisa mais alocar recursos em atendimento humano, tendo apenas o gasto inicial  ou mensal da configuração do software e pronto, o próprio programa já faz sua parte. 

 

Em terceiro temos o auxílio na jornada de compra, os chatbots tendem a identificar com mais precisão e resolver problemas de maneira muito mais assertiva, além é claro, de responder com muito mais agilidade e precisão do que o convencional. 

 

Por fim, qualquer dúvida ou problema é solucionado de forma quase instantânea, aumentando o índice de satisfação do cliente e se adaptando a modernidade onde tudo acontece de forma rápida e direta. 

 

O que achou dos chatbots? Já conhecia essa ferramenta? Vai utilizá-la no seu negócio? Conte para gente nos comentários, e se gostou do texto, não se esqueça de compartilhar com seus amigos, até a próxima. 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados