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Chatbots: 3 motivos para investir na tecnologia

Chatbots: 3 motivos para investir na tecnologia

Quando o piso industrial entra em pauta, na verdade estamos falando de uma série de revestimentos, como o epóxi autonivelante, o concreto polido, o vinílico, entre outros. Algo semelhante acontece quando destacamos sobre as tecnologias, que incluem uma lista imensa de aparelhos, recursos e aplicativos. 

 

Entre as opções, uma vem apresentando um crescimento extremamente rápido no mundo corporativo: o chatbot! Longe de ser uma novidade no mercado, visto que sua primeira versão foi disponibilizada em meados do século XX, ela vem ganhando espaço por suas atualizações com a inteligência artificial. 

 

Mas afinal, você sabe exatamente o que esse recurso faz? Explicando de forma breve, ele é capaz de simular conversas humanas sem que seja preciso interferência. Por esse motivo, é comum que ele assegure diversos benefícios para as companhias que fazem o investimento. Quer conhecer alguns? Continue acompanhando esse artigo e confira! 

Atendimento 24/7

Uma placa de sinalização de segurança de trânsito não é aplicada em uma via para ser retirada em seguida. No caso dos chatbots, eles não são instalados para funcionarem apenas quando a companhia está aberta, servindo para assegurar atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. 

 

Pensando nos benefícios que isso traz para o dia a dia, podemos focar em uma situação prática para exemplificar. Uma boa parte das companhias brasileiras atuam em horário comercial (segunda à sexta das 9h às 18h), fazendo com que os períodos noturnos, os finais de semana e os feriados fiquem sem equipes de atendimento. 

 

No entanto, se uma pessoa precisar de suporte ou tirar dúvidas sobre uma possível compra, ela não vai querer ficar sem um “sinal de fumaça” para saber que não está em horário de funcionamento. Por isso, o investimento em chatbots é indispensável, assegurando que um cliente seja atendido independentemente do horário. 

 

Automatização de tarefas 

A atividade de compra de um forno elétrico de embutir exige que muitas perguntas básicas sejam respondidas. Para que um profissional não tenha que ficar preso por longos períodos com o cliente no telefone, os chatbots podem ser aplicados para prestar um primeiro atendimento, que reconhecerá as necessidades do projeto. 

 

Não só essa tarefa, a tecnologia também é uma alternativa muito eficaz para responder automaticamente perguntas repetitivas ou dúvidas mais simples, como produtos disponíveis no catálogo, formas de pagamento, rastreamento de pacotes, etc, e tudo isso de maneira simultânea, ou seja, ajudando vários clientes ao mesmo tempo. 

 

Uma coisa interessante sobre esses recursos é que os modelos mais modernos vêm acompanhado da realização de tarefas mais específicas. Nessa segunda lista, podemos encontrar funções voltadas à recomendações, conversas prolongadas, agendamento de lembretes, etc. 

Melhor experiência do cliente 

Tendo os dois primeiros tópicos como base, a otimização da experiência do cliente se torna mais uma consequência da aplicação do que um benefício. Contudo, sabendo que são eles que asseguram o crescimento sustentável de uma empresa, é impossível não ter um tópico para destacar esse fator. 

 

Uma pessoa que está em processo de negociação quer realizar uma aquisição segura e assertiva. Já alguém no pós-compra quer receber o suporte necessário da empresa em caso de dúvidas relacionadas ao produto ou serviço adquirido, sendo que qualquer uma das atividades podem ser melhoradas com os chatbots. 

 

Mas atenção: saiba que eles são recursos para complementar o atendimento. Portanto, eles nunca devem ser solicitados para substituir as equipes humanas, apenas para não sobrecarregá-las, agilizando processos e categorizando necessidades. 

 

Gostou do nosso post sobre chatbots: 3 motivos para investir na tecnologia? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

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