Existem muitas dicas de cartazes de ofertas em supermercado para todo gestor ou cartazista aprender e utilizar no dia a dia. Muitos profissionais da área não reconhecem o poder que um bom cartaz tem para atrair o cliente e transmitir a mensagem adequada que o mercado precisa passar. Essa é, aliás, uma das bases da psicologia dos preços: chamar a atenção para que o consumidor não ignore a sua mensagem.
Por isso, é importante que o supermercado saiba como trabalhar os cartazes de ofertas de forma específica e eficiente. Ainda que os supermercados tenham registrado um aumento no faturamento em 2020, eles não podem “relaxar” com a divulgação dos seus produtos. Pelo contrário: precisam investir cada vez mais para manter o ritmo em alta e com negócios sempre acontecendo. Afinal, os seus produtos podem estragar rapidamente e a margem de lucro será sempre pequena.
E aí, quer ver algumas dicas de cartazes de ofertas em supermercado? Então confira nosso artigo abaixo!
3 dicas de cartazes de ofertas em supermercado
1. Contrate um profissional cartazista
O primeiro passo para ter sucesso com cartazes em seu supermercado, é ter em sua equipe um profissional cartazista que tenha experiência com letreiros. É possível usar da tecnologia para criar impressos ou cupons digitais, claro, mas o cartaz escrito à mão ainda traz conforto aos clientes e mais destaque nas ofertas, além da praticidade de poder atualizá-las quantas vezes forem necessárias no mesmo dia.
O cartazista profissional é uma pessoa especialista em escrever com canetas marcadores, que tem boa caligrafia e não comete erros ortográficos. Portanto, procure todas essas qualidades quando contratar alguém para o time.
Porém, mesmo o melhor cartazista não conseguirá fazer milagre sem bons equipamentos. Se o material não for de boa qualidade, os cartazes ficarão ruins. Nesse caso, os melhores materiais para o marketing visual em supermercado são os da Visual Super, uma das principais empresas do segmento.
2. Trabalhe com as cores certas
Não precisa ser um especialista em psicologia das cores para entender as regras básicas para construir um cartaz de ofertas bem-sucedido, basta seguir a memória muscular de ter visto tantas ofertas por aí.
O cartaz amarelo foi amplamente difundido como o padrão pelo fato de ser uma cor chamativa, já que é a mais luminosa na cartela de cores primárias e secundárias. Além disso, ele contrasta bem com todas as cores disponíveis em marcadores, como o azul, vermelho e o preto. Um dos únicos lugares que é mais comum ver cartazes pretos com a escrita branca é na sessão da padaria, por ser um setor muito iluminado, e, sendo assim, refletiria o cartaz amarelo causando baixa visibilidade.
O marcador preto é o indicativo dos produtos, por ser uma cor neutra e forte. Com ele, você deve escrever todos os detalhes da oferta, exceto o preço promocional: este deve ser escrito em vermelho para chamar a atenção de seus clientes.
O marcador azul é uma alternativa ao preto, podendo ser usado no fundo amarelo ou branco. Geralmente o fundo branco com a escrita em azul são reservados para artigos de farmácia ou higiene pessoal, por ser uma combinação que traz mais calma.
3. Evite preços arredondados
É prática comum, mas ainda funciona muito bem. Faz parte da fisiologia humana associar o preço de um produto ao número antes da vírgula. Por isso, seu cartaz deve conter números quebrados como “R$19,99” ao invés de “R$20,00” para passar a percepção de que o produto é mais barato do que realmente é.
Por ser verdade que a mente do consumidor também despreza valores muito baixos quando pesquisa o preço de seus itens de interesse, a estética de ter 4 dígitos em vez de 2 também beneficia na construção do anúncio, deixando o cartaz preenchido na medida certa para atrair os clientes, sem informações desnecessárias que podem distrair ou causar poluição visual.
Além disso, outra estratégia boa de psicologia dos preços é usar a ancoragem com contraste. Essa estratégia consiste em deixar um preço baixo destacado perto de outros altos. Assim, o produto com preço mais baixo é mais requisitado pelas pessoas.
Isso acontece porque o estímulo a levar um produto que parece mais barato é irresistível. Não dá para negar a vontade de aproveitar essa “promoção”, ainda que o preço seja o mesmo de outros dias. Ter um cartaz diferente e chamativo ao lado dos preços maiores gera muitas vendas.
Agora que você já viu essas dicas de cartazes de ofertas em supermercados, é hora de se preparar para colocá-las em prática. Afinal de contas, não adianta nada só conhecer o assunto e não aplicá-lo no seu dia a dia. Lembre-se de usar bons materiais, ter um profissional bem preparado para montar os cartazes e saiba como dar destaque a eles na sua empresa.
Gostou do assunto? Para você, qual é o desafio mais importante na hora de trabalhar com cartazes? Comente abaixo!