Atualmente, o marketing de conteúdo para qualquer empresa se tornou mais complexo do que nunca. É uma abordagem para criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e progressivo para atrair e adquirir um público pré-definido. Ao desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, você não apenas se conectará com seu cliente, mas também construirá um relacionamento de confiança com ele, que aumentará com o tempo. Seu plano e estratégia de marketing de conteúdo devem ter certos objetivos, como:
- Atrair um público
- Gerar leads
- Aumente a lista de assinantes
- Construir uma reputação
- Desenvolver o conhecimento da marca
Para atingir todos os objetivos listados acima e ter um melhor desempenho, é importante que você desenvolva uma estratégia de marketing integrada. Ou seja, fazer com que o conteúdo e o SEO trabalhem juntos e andem de mãos dadas. Embora o conteúdo e o SEO possam parecer completamente diferentes, é possível desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo que impulsione o seu SEO. Aqui estão algumas maneiras:
As 10 melhores maneiras de desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo que impulsione seu SEO:
Definindo público – é claro, nenhuma estratégia de marketing pode ser desenvolvida sem entender e definir o público, e o mesmo acontece com a estratégia de marketing de conteúdo . Saiba o que seu público está procurando, analise o site que seu público está gastando mais tempo e desenvolva maneiras de atraí-los para seu site. Descubra seus interesses e envolva-os de acordo. Por exemplo, se o seu público passa mais tempo no conteúdo de vídeo, provavelmente você também deve ter alguns dos vídeos envolventes em seu site.
Foco na criação de conteúdo direcionado – No ano passado, 57% dos profissionais de marketing acreditavam que a criação de conteúdo relevante era a tática de SEO mais eficaz. Isso diz que os profissionais de marketing de hoje estão cientes do fato de que um conteúdo único, útil, envolvente e relevante funciona bem quando se concentra nas necessidades das pessoas e não apenas no atendimento de suas dúvidas.
Pode-se criar uma estratégia de conteúdo direcionado ao compreender as características importantes dos clientes, que incluem informações demográficas e informações comportamentais. Porque, quando você sabe para quem está escrevendo, torna-se fácil criar conteúdo direcionado que irá ressoar e ajudar o cliente a comprar.
Acostume-se com a Inteligência Artificial – Sem dúvidas, a Inteligência Artificial está aos poucos conquistando o mundo. A IA tem um grande impacto nas mídias sociais e no marketing digital. Os profissionais de marketing devem começar a adaptar a IA para analisar o comportamento do cliente e os dados e padrões de pesquisa para entender como os usuários encontram seus produtos e serviços relevantes. Os profissionais de marketing podem usar IA para desenvolver uma estratégia de conteúdo que pode, em última instância, impulsionar seu processo de otimização de mecanismo de pesquisa .
Crie conteúdo poderoso e exclusivo – SEO e conteúdo andam de mãos dadas. Um não pode funcionar bem sem outro. Por exemplo, desenvolver conteúdo sem palavras-chave não obterá tráfego significativo, ao contrário de um plano de conteúdo rico em palavras-chave. Além disso, se você desenvolver conteúdo poderoso e exclusivo regularmente, você ganha backlinks que ajudam o mecanismo de pesquisa a direcionar o público para o seu site. Vá além de apenas criar uma postagem de blog comum e considere a criação de páginas de site adicionais , como eBooks, usando palavras-chave ricas. Um profissional de marketing também deve saber que o Google penaliza sites que criam conteúdo de baixa qualidade. Portanto, desenvolva conteúdo poderoso e exclusivo regularmente.
Promova o conteúdo no lugar certo – Muitos profissionais de marketing não erram ao criar conteúdo poderoso e exclusivo, mas não conseguem entender o padrão de promoção. Publicar o conteúdo em qualquer lugar nas redes sociais não ajudará; é preciso promover o conteúdo com base no público-alvo. Por exemplo, ao direcionar para profissionais e empresas, você deve se concentrar em promover seu conteúdo no Linkedin e não no Instagram, que se sai extremamente bem com o público baseado em moda. Muitas marcas também acreditam que publicar postagens em blogs e promover conteúdo regularmente leva a classificações mais altas e aumenta o número de visitantes do site.
Otimização inteligente e estratégica – com o algoritmo do Google se tornando mais forte a cada dia, os profissionais de marketing devem adotar uma abordagem de otimização inteligente e estratégica. Otimização off-page e on-page ainda são relevantes, como o uso de palavras-chave direcionadas em H1, H2 e meta descrição. No entanto, um profissional de marketing deve adotar novas técnicas para melhorar o engajamento por meio de email marketing, postagem em blog, chat ao vivo e mídia social. A otimização inteligente do mecanismo de pesquisa inclui ainda postagem em blog de convidado, envio de boletim informativo por e-mail, técnicas para melhorar a velocidade do site, etc. Essas são maneiras rápidas e eficazes de otimizar seu site com conteúdo que pode gerar leads.
Revise e atualize o conteúdo regularmente – O desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo para impulsionar seu SEO não é algo que você pode definir e abandonar. Requer revisão e atualização periódicas para permanecer relevante e eficaz. Você pode fazer isso atualizando o conteúdo com novas palavras-chave, adicionando estatísticas e fatos mais recentes, verifique os metadados para se certificar de que está otimizado para o mecanismo de pesquisa, use palavras e frases interessantes para atrair mais leitores e analise postagens antigas do blog que já estão gerando tráfego.
Experimente novas formas de construção de links – A construção de links, incluindo link de volta e links de entrada, sempre permaneceu como um fator importante de otimização de mecanismo de pesquisa. Embora receber um link de sites de alta autoridade de domínio, como .org, possa aumentar o tráfego tremendamente, você também deve tentar novas maneiras. Um dos melhores e testados métodos de construção de links é a criação de conteúdo especializado. Gere conteúdo de qualidade e você verá links e tráfego entrando em seu site.
Faça a otimização técnica – embora a criação de conteúdo rico em blogs, artigos e palavras-chave faça parte do SEO, você não deve esquecer o aspecto técnico da otimização. Para tornar uma página da web atraente, você deve certificar-se de que não haja links quebrados e que cada link seja roteado para sua respectiva página. A otimização de URLs ajuda os mecanismos de pesquisa a localizar as páginas relevantes e, principalmente, os benefícios em melhorar a experiência do usuário. Além disso, uma boa tag de título e tags de cabeçalho também têm igual importância no desenvolvimento de uma reputação positiva para o site. Criar títulos pesquisáveis, otimizar a velocidade da página e melhorar a formatação são outras maneiras de fazer a otimização técnica.
Não se esqueça do Analytics – Graças ao número de ferramentas disponíveis online hoje, podemos medir cada parte de nossa estratégia de marketing de conteúdo . Na verdade, os dados são a chave para influenciar o público e convertê-lo em clientes. Dados baseados em gênero, faixa etária, região geográfica e hora do dia geralmente ajudam a localizar públicos-alvo em potencial. Os profissionais de marketing podem desenvolver conteúdo excelente e feito sob medida para receber tendências.
Portanto, não separe os dois – marketing de conteúdo e SEO, eles precisam um do outro para prosperar seu negócio.