Vender pelo WhatsApp é uma ótima opção para seu negócio, sendo uma nova forma abordar e atender o cliente de maneira inovadora e diferenciada.
Visto que, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, com 68% de preferência, de acordo com a pesquisa MMA Mobile Report 2017.
Com isso, você deve aproveitar dessa audiência para aumentar o faturamento do seu estabelecimento.
Continue lendo esse conteúdo e descubra qual WhatsApp usar e como.
Qual WhatsApp devo Usar para Vender?
O ideal é usar o WhatsApp Business para criar um perfil comercial do seu estabelecimento, já que, o WhatsApp Messenger é um canal de comunicação pessoal, para se relacionar com familiares e amigos.
Visto isto, o WhatsApp Business é um aplicativo gratuito desenvolvido especialmente para os proprietários de pequenas empresas, assim, possui funcionalidades que facilita vender pelo whatsapp e se comunicar com o cliente.
Por exemplo, é possível criar um catálogo semelhante a um cardápio para exibir seus produtos, pratos e serviços.
Afinal, o aplicativo conta com recursos que automatiza e agilizam a comunicação, em outras palavras, é possível enviar mensagens automáticas proporcionando respostas rápidas ao público.
O que preciso saber para Vender pelo WhatsApp?
A princípio, é preciso conhecer o aplicativo para que possa experimentar tudo o que ele oferece, até mesmo para buscar um maior profissionalismo para o seu negócio.
Pensando nisso, separamos algumas funcionalidades e práticas que vão lhe ajudar a vender pelo WhatsApp.
Organize seus Clientes
Organização é fundamental para que consiga gerenciar sua lista de contatos.
Uma boa estratégia é utilizar das etiquetas disponível pelo WhastApp Business, para identificar os contatos de acordo com o nível de relacionamento. Isso ajuda a agrupar, caso for cliente fiel, novo ou devedor.
Independente de sua forma de organização, o importante é que você crie um sistema que facilite o seu trabalho, sem deixar nenhum cliente esperando resposta.
Utilize Listas de Transmissão
Um grupo no WhatsApp é complicado para manter a ordem e impor regras.
Por isso, usar a lista é tão viável, assim, é possível transmitir informações úteis aos contatos.
Para usar essa função, basta criar a lista , selecione todos os contatos desejado, colocar na lista e pronto! Agora é só escrever a mensagem e enviar.
Por exemplo, você pode divulgar o lançamento dos novos pratos ou anunciar promoções.
Portanto, ao usar a lista, a conversa com o usuário ocorre de maneira individual, ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.
Quais são os Conteúdos que devo Oferecer?
Crie conteúdos utilizando áudios, vídeos, textos e buscar também divulgar os perfis das suas outras redes sociais para que você tenha engajamento, é hora de usar e abusar do marketing de conteúdo.
Uma boa estratégia é fazer um resumo das postagens do seu blog ou enviar um vídeo com os benefícios do seu produto.
Além disso, demonstre os pratos e promoções do seu estabelecimento.
Mas, não exagere no número de postagens, é respeite o cliente, caso ele não queira receber as mensagens.
Automatize seu WhatsApp com Delivery Online
Utilize o WhatsApp para aumentar suas vendas com o delivery, por exemplo, caso você tenha um delivery próprio é possível envia-lo para o cliente via o aplicativo.
Com o GrandChef Delivery, você terá um site que se comporta como um aplicativo no celular do seu cliente, assim, o cliente consegue acessar para visualizar o cardápio e efetuar o pedido.
Além disso, o GrandChef Delivery é totalmente integrado com sistema de gestão GrandChef, isso quer dizer, que os dados são sincronizado e quando o pedido é feito é enviado automaticamente para cozinha e tela de entrega.
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Crie um Cronograma de Mensagens
Como qualquer negócio, ao vender pelo WhatsApp, você terá potenciais clientes nos mais variados estágios, sendo correspondente a etapa do funil de vendas.
Visto isto, cada cliente deve ter uma abordagem específica, isso significa, que não é simplesmente encaminhar a mesma mensagem para todas as pessoas.
É necessário respeitar as suas particularidades do cliente e o momento da relação com o seu negócio.
Então, tenha um cronograma de mensagens para prever quando e como abordar o cliente conforme ingressar e avançar pelo seu funil.
Assim, o cliente vai passar ao próximo nível, ficando mais perto da compra.
Construindo audiência via Instagram e Facebook
Trabalhe com marketing digital nas redes sociais para capturar o contato do cliente.
As campanhas deve ter o intuito do cliente gravar o seu número do estabelecimento no celular para que você possa trabalhar em listas.
Aposte em publicação como “Entre em contato conosco no WhatsApp 44 XXXX-XXXX e envie #promo para ganhar 15% de desconto na compra.”
Logo, para enviar a mensagem o cliente terá que salvar o seu contato.
As possibilidades no WhatsApp são imensas, então, aproveite tudo que a ferramenta pode proporcionar.