A Política de Desenvolvimento de Biotecnologia, lançada em 2007, é muito importante para o desenvolvimento nacional baseado no conhecimento e na inovação. A PDB prioriza quatro áreas da biotecnologia: saúde, agropecuária, indústria e meio ambiente e, para cada uma delas, prevê a elaboração de um programa específico.
A adoção dessa política é importante, também, para esclarecer que a biotecnologia não se resume apenas aos organismos geneticamente modificados. O Decreto 6.041/2007 conceitua biotecnologia como “um conjunto de tecnologias que utilizam sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados para a produção ou modificação de produtos e processos para uso específico, bem como para gerar novos serviços de alto impacto em diversos segmentos industriais”.
O tratamento de doenças, o uso de novos medicamentos para aplicação humana e animal, a multiplicação e reprodução de espécies vegetais e animais, o desenvolvimento e melhoria de alimentos, a utilização sustentável da biodiversidade, a recuperação e tratamento de resíduos, são alguns exemplos da utilização das biotecnologias para o aumento da qualidade de vida e para o desenvolvimento econômico.
O MCTI e CNPq publicaram um edital de chamada pública para novas tecnologias e ferramentas de bioinformática em biotecnologia, no valor global de R$15 milhões para apoio a projetos na área.
Acesse a notícia na integra em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/08/mcti-e-cnpq-publicam-chamada-para-novas-tecnologias-e-ferramentas-de-bioinformatica-em-biotecnologia
Comunidades do Sebrae no Telegram
Fique bem informado! Siga nossos Canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!