O cardápio é um dos itens de maior importância dentro de seu restaurantes e a melhor opção é um cardápio digital. Por ser simples, fácil e prático de usar, ele foi inventado para isso, levar a facilidade até seu restaurante, e existem aplicativos para fazer o cardápio digital e te ajudar nesse processo.
Hoje em dia ele já é apresentado inclusive por várias formas como: tablet em mesas, QR Code na mesa do cliente, totens ou até aplicativos de celular.
Assim, essas ferramentas vieram para modernizar e transformar a experiência do cliente, tornando possível ele ter maior autonomia nos pedidos.
Dentre as vantagens de usar um cardápio digital estão:
- Consumidor realiza seus pedidos através de toques na tela, encaminhando e pedido diretamente para a cozinha;
- Por ser uma ação automatizada, reduz o números de erros ocasionados pela escrita ilegível, ou falta de informações nas comandas de papel;
- Com o envio automático, o pedido é feito mais rápido, o chefe recebe uma nota impressa com todas as informações do pedido, o que facilita a entrega do prato;
- Além de tudo isso, fora os pedidos o cliente ainda consegue, acrescentar pratos e bebidas ao pedido, pedir conta, e demais serviços.
Outro benefício para você é a forma como o menu fica na mesa, ocupando pouquíssimo espaço e cada mesa ter o seu.
Então, ao contrário dos cardápios impressos que ocupam muito espaço e têm de serem retirados, eles podem ficar o tempo todo por lá.
Estrutura de um cardápio
Dependendo do tipo de serviço que é realizado no seu restaurante, o seu cardápio pode ter uma estrutura básica definida. Que são as mais comuns e funcionam, por exemplo:
- Entrada: saladas, canapés, bolinhos, sopas, cremes, entre outros. Os itens da entra tem uma finalidade de abrir o apetite do cliente;
- Prato Principal: massas, risotos, aves, peixes, mariscos e carnes. Aqui são apresentados os pratos em porções maiores do que os da entrada, sendo a maior parte da refeição;
- Sobremesa: frutas, doces, cremes e queijos;
- Bebidas: geralmente ficam ao final do cardápio, mas se quiser pode inclusive fazer um cardápio somente para elas, para conseguir expor melhor toda a variedade.
Quando seu restaurante recebe muitas famílias, é aconselhável ter pratos mais simples que sirvam para as crianças, ou até um menu kids. Assim, podem ser compostos por arroz, saladas, purês, macarrão, entre outros.
Também é importante pensar um pouco em opções para pessoas com restrições alimentares, como diabéticos, hipertensos, intolerantes ao glúten e intolerantes à lactose.
1. Cuidado na hora de decidir os pratos
Para criar o menu do restaurante é importante usar a inteligência e não criar opções de mais para o cardápio e que nem comportem no lugar.
Afinal, é comum se empolgar e querer criar coisas demais, mas, manter o estoque para tudo isso não é nem um pouco viável. Além de poder te causar prejuízos.
Acredite, é possível variar sem a necessidade de ter tantos produtos em estoque. Podendo utilizar os mesmo produtos em vários pratos de seu cardápio.
Assim, faz com que nunca tenha baixa saída dos produtos, evitando vencimento e desperdícios.
2. Atenção aos preços
Antes de colocar preço em seus pratos considere o custo que terá os ingredientes para produzir, o custo administrativo e sua margem de lucro.
A margem de lucro varia muito de estabelecimento para estabelecimento, mas especialistas dizem que o custo com os insumos não deve passar de 35% de seu valor de venda.
Por outro lado, não é possível prever quando os preços das coisas irão subir, por isso é preciso pensar bem antes de tabelar os preços.
Fazer remarcações no cardápio deixam a estética feia e tiram a credibilidade do restaurante, e o cardápio do seu restaurante precisa sempre passar uma boa imagem, afinal ele é uma das primeiras impressões.
3. Utilize fotos reais dos pratos
Ao contrário do que parece, o cliente prefere uma foto menos elaborada e real do que ver algo muito bom e quando o pedido chega não ser tudo aquilo que foi prometido na imagem.
Sim, as pessoas precisam sentir o desejo ao ver suas fotos, mas não pegue algo da internet para isso. A sensação de ser enganado pode fazer seus clientes nunca mais voltarem e queimar completamente a sua imagem.
Então, capriche em produzir seu prato de forma agradável para a foto. Dessa forma, o cliente sente o desejo de comer e não se decepciona nem um pouco na hora de receber o pedido na mesa ou em casa.
Essa regra é válida para qualquer tipo de estabelecimento, seja uma lanchonete, pizzaria, restaurante ou bar.
E para seu cardápio ser um sucesso, tudo isso deve ser combinado com um belo design de cardápio e com as características de sua marca para fixá-la na mente do cliente. Dessa forma, as vendas fluíram bem, passa credibilidade ao cliente e o atendimento é bom.
4. Cardápio digital
A última dica para estruturação do cardápio é sobre o cardápio digital, essa modalidade é essencial para se destacar dos concorrentes.
Por meio dessa ferramenta você automatiza várias funções do cardápio, por meio de um sistema com aplicativo para fazer cardápio digital de restaurante, como o GrandChef.
Assim, diminui os erros, aumenta seu faturamento, trás a velocidade e facilidade ao atendimento.
Possibilita que crie seu cardápio personalizado com fotos, descrição, categorias, promoções e muito mais para te ajudar a vender.
Então, dê sua chance ao cardápio digital integrado em um sistema de gestão e não se arrependa.
Sendo assim, automatizar o atendimento é a saída para a facilidade e agilidade. Reduza os gastos e aumente a rotatividade das mesas.
Como o caso do, GrandChef é especializado na gestão do segmento alimentício, trazendo as melhores funcionalidades para bares, restaurantes e similares.
Não perca mais tempo, baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove todos os benefícios do cardápio digital e um sistema de gestão.
Descubra como é ter seu restaurante na palma de sua mão de qualquer lugar em que estiver.
Por que o cardápio digital é tão prático assim?
Além das facilidades ao cliente já mencionadas, ele também traz inúmeros benefícios aos donos de restaurantes. Como reduzir os gastos com impressões a cada vez que quiser trocar algo do cardápio ou resolver utilizar o menu.
Esse tipo de cardápio permite alterações no menu em tempo real e sem problemas. Ou seja, não precisa gastar nada com impressões nem envolver terceiros no processo.
Aliás, na maioria dos sistemas para restaurantes o próprio gestor pode modificar o cardápio sem problemas, por ser muito intuitivo.
Dessa forma, o jeito mais simples, fácil e econômico de manter seu restaurante, com cardápio sempre em dia.
Modelos de cardápio
Cardápio Digital
A forma mais comum de cardápio digital é o modelo com o nome dele próprio, disponibilizado aos clientes por meio de tablets ou Smartphones para as mesas, na qual o cliente confere o cardápio e realiza o pedido.
Mas, para isso o cardápio deve ser integrado ao sistema de gestão do restaurante, possibilitando que os pedidos sejam feitos e enviados diretamente.
Esse estilo de cardápio ainda facilita muito a quem trabalha com delivery, pois com um cardápio digital é possível criar seu próprio delivery e encaminhar links do cardápio por WhatsApp ou outras redes sociais.
Como já citamos o GrandChef funciona muito bem como aplicativo para fazer cardápio digital. E ele possibilita criar um site de delivery online personalizado do seu jeito.
Assim, você deixa a cara da sua marca, com as descrições de produtos de sua preferência e fotos originais.
Mas, sabe qual o melhor de tudo? Sem taxas de produtos abusivas, isso mesmo, você não paga taxas por produtos pedidos.
Portanto, um cardápio digital facilita nos pedidos e para criar um delivery online de sucesso.
Totem de Autoatendimento
Esse tipo de cardápio digital, consiste em um grande tela que fica localizada em algum local de seu estabelecimento, que seja bem visível a seus clientes.
Por meio dela, os clientes acessam seu cardápio e realizam o pedido de forma intuitiva.
Sendo assim, basta eles se direcionarem a tela, olhar as opções e escolher o que quer, depois disso, só aguardar ficar pronto.
A maioria dos totens tem configurações para pagamento com cartão, já realizando pedido e pagamento em um único local, agilizando processos.
É muito comum encontrar essa ferramenta em shopping, um totem é prático, fácil de usar e vantajoso.
Cardápio com pagamento online
Um cardápio digital também pode vir com o pagamento online integrado, facilitando ainda mais sua vida, e acelerando o processo de vendas. Seu cliente consegue realizar peido e o pagamento no mesmo lugar, com apenas alguns toques.
Podendo ser em cartão de crédito, débito e em alguns casos até pix. Atualmente quase todos os modelos de cardápio digital já tem essa funcionalidade, sendo mais um benefício para você usá-los.
Mas diferente das transações realizadas em caixa, essas operações ocorrem digitalmente por meio do cardápio digital.
Simplificando tudo, o cliente visualiza seu menu, faz o pedido, e ainda paga a conta no ato, ou após consumir, tudo digitalmente. Os dados são lidos pelo sistema, autorizando a operação e finalizando a compra. E não se preocupe, todas essas informações vão para o seu caixa.
Cardápio interativo
O cardápio QR Code vem sendo a alternativa mais viável para essa época em que enfrentamos a pandemia.
Por ser um dos tipos de cardápio digital mais econômico, que funciona muito bem e trás maior segurança aos clientes.
Dessa forma, você disponibiliza seu cardápio digital por meio de QR Code nas mesas, assim seus clientes só precisam apontar a câmera do celular ler o código e conferir o cardápio.
Um bom exemplo de cardápio por QR Code, é o do GrandChef, por meio dele o cliente realiza os pedidos pelo celular e os encaminha direto para a cozinha.
Sem necessidade de contato, totalmente seguro, e ainda gera possibilidade de reduções de custos, pois a equipe de garçons pode ser reduzida e elimina erros humanos de anotações de pedidos.
Portanto, não perca mais tempo, baixe o GrandChef agora e faça um teste gratuito.
Board Menu
Esse recurso é muito usado por redes de Fast Food, que consiste em um grande painel fixado na parede próximo aos caixas.
Sendo assim, esses painéis contam com informações dos produtos, como nome, descrição do que vem e os preços.
Assim o cliente analisa o que quer e já realiza o peido no caixa.
Portanto, já deu pra perceber que o cardápio digital é uma ótima escolha, trás economia e agilidade, então só escolher o melhor para você e começar a usar.