Uma boa definição muscular é o resultado de três elementos: uma boa massa muscular + pouca gordura entre pele e músculo + pouca água entre pele e músculo…
O segredo para a definição muscular é a Dieta certa. Precisa manter a massa muscular (que precisa ser minimamente desenvolvida) e só eliminar a gordura que impede ver os músculos definidos.
Para que isso aconteça, precisa manter uma boa ingestão de proteínas, que são essenciais para manter a massa muscular. Isso varia entre 2g a 3,5g de proteína por quilo de peso corporal para definição muscular. Use fontes variadas de proteína para atender às suas necessidades. Um Plano Nutricional para definição muscular deve ser complementado com alimentos com baixo teor de gordura e ricos em proteínas, como frango, carne bovina, peixe, ovos, laticínios e suplementos de proteína (Whey Protein é o mais famoso). Crie refeições equilibradas combinando vegetais e proteínas.
Se o corpo não tiver a matéria-prima básica de que precisa, ou seja, um suprimento suficiente de proteína, ele vai buscar a proteína armazenada nos músculos, com isso muitos acabam perdendo massa muscular durante uma dieta mais rigorosa, isso não é nada bom…
Uma dúvida comum é se primeiro eliminar gordura ou já focar em ganhar massa muscular? Essa é uma dúvida de muitas pessoas que querem ter mais definição muscular.
E a resposta é “depende”. Se já tem uma boa massa muscular e o percentual de gordura está alto, primeiro reduza gordura procurando manter a massa muscular. “Perder” massa muscular é algo bem desagradável para quem quer músculos definidos.
Agora, se você tem pouca massa muscular e tem, foque nisso primeiro.
Muita gente quer ganhar massa muscular e definir a musculatura de maneira rápida, num piscar de olhos. No entanto, esse processo não é simples assim, ainda mais quando se quer resultados que durem bastante tempo. Portanto, sempre que possível, procure ajuda de um profissional nutricionista especialista em definição muscular. Assim sua dieta ficará adequada para seu objetivo… Procure saber se quem irá te atender está mesmo registrado em órgaos regulamentadores da profissão.
Os carboidratos são o combustível do treino para a definição muscular, basta estar em déficit calórico para queimar gordura corporal,por isso nunca tente zerar carboidratos, o desempenho no exercício físico ficará horrível. Geralmente, você pode definir uma ingestão diária de carboidratos entre 1g até 3g por quilo de peso corporal
Reduza a quantidade de carboidratos em sua dieta e dê preferência aos carboidratos integrais, principalmente os menos calóricos, como as frutas… Aveia e arroz integral são bem-vindos também, tem índice glicêmico moderado e deixam você com a sensação de saciedade por mais tempo.