O cenário de recessão econômica que o país enfrenta requer esforços por parte dos empresários para descobrir como atrair clientes novos e fidelizar os já existentes.
Entretanto não há uma fórmula pronta para isso! Especialistas da área acreditam que mais do que pensar de maneira estratégica, em momentos de crise econômica é importante observar como seu cliente reage a ela (quais os cortes de despesas que fará e que acarretarão novos hábitos).
Lembrando que ao contrario do que muitos pensam, em tempos difíceis nem sempre o consumidor corta gastos tidos como superfulos. Alguns fazem justamente o contrário, preferindo economizar com gastos essenciais para não abrir mão de alguns luxos.
Confira algumas dicas que podem trazer um retorno a curto prazo para seu negócio:
· Investir em degustações e outros tipos de eventos gastronômicos costuma atrair ao local um público com perfil diferente do comum;
· Adaptar alguns cômodos para ambientes de coworking permite que o local seja
utilizado para atividades profissionais rápidas, como reuniões ou sessões de terapia, por exemplo;
· Organizar festas abertas ao público possibilita um melhor aproveitamento de algumas áreas do hotel, como terraços, e ainda permite que moradores da região conheçam o estabelecimento;
· Criar um sistema de hospedagem por horas, e não por dia, faz com que o hotel
consiga atender clientes que precisam se hospedar por um tempo reduzido;
· Oferecer opções de quartos compartilhados, atingindo o público mochileiro que
costuma investir pouco na hospedagem e não se importa de dividi la com desconhecidos;
Para pensar em novos modelos de serviços, é preciso ter visão inovadora. Além disso, colocar em prática alguns métodos criativos pode contribuir bastante.
É interessante reunir uma equipe com pessoas de diferentes áreas, que possam dar sugestões complementares. Nenhuma ideia deve ser descartada de início.
Conheça a metodologia do design thinking e veja como ela pode trazer bons resultados
para sua empresa:
• O design thinking como ferramenta estratégica para pequenos negócios.
• Design de serviços: envolva as pessoas e crie negócios encantadores.
• Conheça algumas ferramentas utilizadas no design thinking.
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Veja a matéria que inspirou esse alerta:
Hotéis buscam alternativas para reinventar o negócio
Revista Hotéis | Por: Raiza O. Santos
Pensar fora da caixa. É o que estão fazendo muitos empreendedores da hotelaria nos últimos tempos para garantir a alta ocupação e oferecer mais que “apenas uma diária”. Muitos empreendimentos estão buscando alternativas criativas e de rápido retorno para potencializar a receita e gerar renda, principalmente nos últimos tempos incertos da economia.
Ao mesmo tempo, as mudanças que todo negócio deve passar para manter sua competitividade devem ser realizadas com cautela e estudo, pois medidas desesperadas e repentinas podem confundir o cliente e passar uma imagem ruim. Uma solução que pode virar outro problema.
A partir de muito planejamento e com a ajuda das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o mercado hoteleiro ainda espera que 2016 seja um ano em que o setor dê os primeiros passos para recuperação, e com isso, os gestores têm se desdobrado para atrair mais clientes.
Contudo, independente do momento econômico, a necessidade de inovação em hotelaria é inerente ao cotidiano e necessária para garantia da competitividade, já que o hóspede está cada vez mais informado e seletivo. Sendo assim, a inovação também refere se à busca por oportunidade e ao bom uso das mesmas, e os riscos fazem parte do cotidiano de qualquer negócio; a diferença é que há a possibilidade de sofrer os riscos de forma calculada, ou seja: buscando e avaliando alternativas para tomadas de decisões; procurando reduzir as chances de erro através de informações claras das situações que se pode enfrentar e aceitando desafios moderados avaliando a disponibilidade de enfrentamento que as consequências da tomada de decisão podem acarretar.
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