Navegar pelo mundo do marketing digital é um desafio para quem não domina essa área. Muitos precisam de um parceiro confiável e competente para gerenciar e criar as estratégias adequadas de marketing online. O aumento do número de agências de marketing digital nos últimos anos tem dificultado a escolha da agência certa.
Escolher o parceiro digital certo é crucial para utilizar da forma certa sua verba disponível. O errado pode drenar rapidamente seu orçamento e impactar negativamente sua marca. Portanto, aqui está minha estratégia recomendada para encontrar uma agência digital que possa ajudar seu negócio a crescer.
Entenda suas necessidades e seu orçamento.
A primeira etapa é saber quais são as suas necessidades. Descreva com detalhes as necessidades do seu negócio em termos de website, otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), publicidade, mídia social e design gráfico, com isso você consegue otimizar sua conversa com as agências de marketing digital em potencial.
Você também deve respeitar seu orçamento e quanto está disposto a gastar. Não há um preço definido – você não está comprando um radiador para o seu carro. Um bom profissional de marketing precisa saber trabalhar com seu orçamento de marketing (desde que seja razoável) e definir suas expectativas de acordo.
Entender suas necessidades e orçamento é o primeiro passo para escolher a agência digital certa. O marketing digital é uma estratégia de negócios imperdível que pode ajudá-lo a obter mais exposição para a sua marca em algum momento.
Em outras palavras, o marketing digital é a abordagem moderna da publicidade tradicional que estabelece sua marca online, ajuda seus produtos e serviços a alcançar um público mais assertivo e obter mais leads- mesmo que você esteja com um orçamento reduzido.
1. Concentre-se na gestão do seu negócio
O marketing online pode requerer a contratação de especialistas para executar as campanhas. Além disso, precisará de um pouco da sua atenção, pois você trabalhará com uma equipe interna. Não se esqueça de que também exigirá recursos e tempo apenas para configurar a equipe e a própria campanha.
Isso pode consumir muito tempo e uma agência de marketing digital pode ser útil para tirar esse fardo de cima de você. Você não quer gastar meses treinando sua equipe. Esse tempo pode ser usado para dar atenção aos seus negócios internamente.
Todos os elementos do seu marketing online são tratados internamente pela equipe da agência. Isso libera você para administrar melhor seu negócio.
2. Você reduz os custos gerais
Ao deliberar sobre a contratação de uma agência digital, muitas empresas geralmente comparam o custo de uma operação interna com o preço da agência. Você ficará surpreso ao saber que uma agência custa muito menos com o tempo.
As agências trabalham como contratantes independentes, de modo que você elimina a necessidade de impostos sobre os salários. Você também corta os custos recorrentes de ter funcionários em tempo integral, como benefícios, custos com saúde e salários. Além disso, você pode ter uma agência de inbound marketing e uma agência de seo em um só lugar.
Algumas das ferramentas de que você precisa para executar as campanhas também podem vir com um pagamento avultado ou assinaturas avulsas. A maioria das agências de mídia paga de renome já possui as ferramentas essenciais de marketing digital, então você não precisará gastar um centavo para obter uma.
3. Trabalhe com especialistas
Para a maioria das pequenas empresas, você simplesmente não pode contratar especialistas em marketing digital no início de sua campanha. Isso é algo que requer tempo e consideração minuciosa. Além disso, pode ser demorado para sua equipe entender todas as técnicas de marketing online, como estratégias de SEO, mídia social, mídia paga, entre outros.
Em vez disso, você pode optar por uma equipe de especialistas experientes e qualificados, como é o caso de profissionais que trabalhem em agências de marketing digital. Algumas grandes empresas estão pagando caro apenas para contratar e reter os melhores talentos. Isso significa que pode não sair muito barato a contratação desses especialistas.
4. Mantenha-se relevante para o seu setor
Nesse ponto, você deve entender que pesquisar é importante antes de lançar qualquer campanha. Você precisa aprender a quantificar bem o seu setor, seus concorrentes e as práticas de marketing mais recentes em seu segmento.
O ônus das práticas de marketing relevantes para o setor é da agência de inbound marketing. Eles têm a tarefa de pesquisar seu mercado e identificar sua concorrência. Além disso, eles acompanham os desenvolvimentos mais recentes em marketing digital para garantir resultados quantificáveis.
Eles também identificam e pesquisam seu público-alvo para aprender e compreender seu comportamento, preferências e interesses. Isso é para garantir que as estratégias de marketing adotadas produzam o máximo de resultados possíveis e para manter o seu negócio atualizado sobre os desenvolvimentos relevantes.
5. Você pode obter novas ideias
No marketing digital, é importante observar que nem todas as coisas funcionarão para você. Uma boa agência lhe dará ótimas ideias sobre as técnicas que lhe trarão resultados. Eles fornecem uma nova perspectiva para algumas das coisas que sua equipe já vinha fazendo. Eles avaliam seus esforços de marketing e crião novas ideias com base no ponto de vista dos consumidores.
Por exemplo, quando se trata de marketing em mídia social, uma agência digital o ajudará a saber onde seu público-alvo está mais disponível. Eles determinarão qual conteúdo atrai mais e como eles o compartilham e o consomem. Isso vai ajudar a otimizar suas campanhas de mídia social.
6. É um serviço escalonável
Uma coisa que torna uma agência de marketing digital sua melhor aposta para o crescimento online é sua escalabilidade.
Em um ambiente normal, você precisará aumentar o tamanho de sua equipe sempre que seu negócio precisar crescer ou quiser lançar alguma novidade. Com uma agência digital, esse não é o caso. Não haverá restrições em sua equipe atual e nenhuma necessidade de expandir sua equipe.
Uma boa empresa geralmente atende às suas necessidades conforme o seu negócio cresce. Eles oferecem diversos planos e pacotes que melhor se adaptam ao porte do seu negócio.
Idealmente, ter uma agência escalonável e flexível é importante, especialmente quando você está almejando um novo mercado.
7. Eles oferecem resultados mensuráveis
Uma agência digital ajuda a determinar os indicadores-chave de desempenho (KPIs). Essas métricas ajudam a entender se o desempenho das suas campanhas de marketing estão alinhados em relação aos seus objetivos.
Você também acompanha essas mensurações por meio de relatórios mensais ou trimestrais sobre suas campanhas e uma auditoria do site, que te ajudam a tomar decisões assertivas de marketing.
Normalmente, uma agência de marketing digital oferece insights claros sobre o desempenho de suas palavras-chave e como os clientes em potencial estão se envolvendo com seu conteúdo e marca.
8. Eles têm as ferramentas
O marketing digital requer o uso de diversas ferramentas para determinadas campanhas ou estratégias. Infelizmente, não há nada semelhante a uma ferramenta única quando se trata de marketing.
A maioria dessas ferramentas são pagas. Você vai precisar de análises, pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes, gerenciamento de pesquisa paga e ferramentas de automação.
O custo para utilizar diferentes ferramentas de marketing online pode ser bastante alto para empresas de pequeno e médio porte. Os serviços de marketing digital já contam com essas ferramentas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo suas campanhas. Você não precisa se preocupar com os custos recorrentes que provavelmente vai acarretar com seu uso.
9. Você obtém profissionalismo para seus anúncios
A capacidade de exibir anúncios orgânicos em várias plataformas de mídia muda a forma como os clientes interagem com o seu conteúdo.
Saber onde exibir os anúncios, pode ser um processo trabalhoso para quem não trabalha com mídia paga. Assim, seu benefício pode se beneficiar de soluções baseadas em dados oferecidas por uma agência de mídia paga para determinar o melhor canal e plano de distribuição de conteúdo.
10. Aproveite o poder da narrativa
Sua equipe de marketing interna trabalha arduamente para divulgar seus produtos e serviços. Isso pode te ajudar a saber o que melhorar e o que não vale a pena para tornar o produto o mais atraente e viável possível.
Enquanto tudo isso acontece, sua agência digital está ocupada definindo e divulgando a mensagem de sua marca em diferentes canais e plataformas. Eles ajudam a gerar interações positivas, o que contribui para melhorar a vimagem da sua marca.
Idealmente, contar histórias envolve a criação de mensagens atraentes e envolventes que se conectam e ressoam com o público-alvo. Sua agência consegue isso entendendo as necessidades do seu público e combinando-os com as soluções certas.