Empresas do ramo da alimentação abraçaram a transformação digital para revolucionar a cadeia de produção
Empresas do setor de alimentação estão valorizando a tecnologia e adotando conceitos criativos que estão mudando o cenário dos restaurantes e da indústria de alimentos.
Além dos processos de preparação dos alimentos, as novidades envolvem questões de sustentabilidade, redução de desperdícios e logística, com o uso de tecnologia capaz de criar novas categorias.
Estamos falando de alimentos baseados em plantas, de empresas de delivery que desenvolvem melhorias na logística e na entrega ao consumidor, de smart kitchens com tecnologia que apoia a gestão e melhora os processos internos de restaurantes.
Também se destacam as empresas farm to table, que fornecem alimentos diretamente do produtor ao consumidor final.
O e-commerce é o principal canal de distribuição de quase 30% desses negócios.
As influências externas impactam o modo como a tecnologia é usada para transformar o mercado. Se a guerra na Ucrânia afetou diretamente a produção de óleo de girassol, para contornar dificuldades de abastecimento, por exemplo, uma empresa de alimentos baseados em plantas usaria inteligência artificial para recombinar os ingredientes básicos e produzir novos alimentos.
A pandemia também alterou consideravelmente os negócios. Se antes o objetivo principal das empresas estava na redução de custos, após a Covid-19 os empresários perceberam a necessidade de abraçar o digital e a tecnologia para obter crescimento dos negócios.
Leia mais em:
https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/2022/07/27/a-funcao-das-foodtechs-na-transformacao-alimentar.html