Upcycling é o processo de converter produtos que seriam descartados em algo usável e bonito, agregando valor, usabilidade e qualidade à nova peça. Traduzindo para o português, o termo significa valorizar uma peça antiga para que retorne ao ciclo produtivo tendo um novo propósito.
A marca Rust Miner, criada por Leandro Santos e Raphael Fagiolo, participou do São Paulo Fashion Week 2016 com seu trabalho original que transforma inúmeros tipos de materiais em bijuterias.
Segundo a reportagem do site Pequenas Empresas Grandes Negócios, “Os empreendedores trabalham com peças de bicicleta e objetos encontrados em antiquários e relojoarias -– como engrenagens – e até algumas coisas encontradas no ferro velho.”.
Outra empresa com o conceito de upcycling é a americana TerraCycle. Confeccionam bolsas, mochilas, estojos e cadernos a partir de embalagens de salgadinhos como matéria-prima.
O antigo se transforma em novo, mas com um toque atualizado. É uma forma de consumir sem impactar o meio ambiente. Objetos que seriam descartados são resgatados e ganham uma nova utilidade. Apenas utilizando a criatividade.
Para o empreendedor, há duas maneiras principais de apoiar esse movimento de consumo mais consciente: Reutilizando matérias primas para recriar novos objetos ou comercializando produtos que são feitos através desse conceito.
Além ser sustentável, contribuindo para o decréscimo de resíduos nos aterros e lixões, a proposta cria boas oportunidades de negócios.
Foto retirada do Instagram da marca Rust Miner
Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.