Qualquer empresa, independente de seu segmento, precisa entender o mercado no qual está inserida para ter noção de alguns pontos importantes, como atratividade do público-alvo, probabilidade de lucro, entre outros. Para isso, é importante conhecer as cinco forças, ferramenta criada nos anos 70 por Michael Porter.
Neste artigo iremos falar sobre o que são forças competitivas e qual sua importância no mercado. Fique conosco para acompanhar o conteúdo.
O que são forças competitivas?
A gestão de um negócio, seja para uma empresa de instalação elétrica industrial, que tem um mercado específico, ou para uma distribuidora de maquiagens, que possui um mercado mais amplo, necessita de planejamento estratégico. Para isso, analisar o mercado é indispensável para o sucesso. Para que esta análise apresente resultados confiáveis, a utilização das cinco forças competitivas é essencial.
O modelo das cinco forças competitivas foi apresentado pela primeira vez nos anos 70 por Michael Porter e é utilizado até os dias de hoje para uma análise detalhada de competição entre empresas. Seu objetivo é que as empresas possam não apenas conhecer seu mercado, mas também seus concorrentes.
Vamos ver agora quais são as cinco forças competitivas
- Rivalidade entre concorrentes: empresas que vendem o mesmo produto e serviço inseridas em um mesmo mercado é algo inevitável. Para que uma empresa possa superar seu concorrente, ela precisa entender primeiro quem é ele.
Uma empresa de destinação de resíduos, por exemplo, que deseja conhecer seus concorrentes, precisa responder a determinadas perguntas, são como:
- Como seus concorrentes se organizam em grupos?;
- Esses concorrentes já estão consolidados no mercado?;
- Esses concorrentes são admirados?;
- Quais as vantagens competitivas de seus concorrentes?;
- Como se diferenciar de seus concorrentes?
- Poder de negociação de seus fornecedores: a boa relação de uma empresa com seus fornecedores é imprescindível. Vamos imaginar se o fornecedor de uma empresa de montagem de tubulação decide não ser exclusivo, ou ainda, fornecer exclusivamente para empresas concorrentes. Por isso, é importante conhecer como trabalha seu possível fornecedor, a qualidade do serviços e produtos, prazos, entre outros detalhes;
- Poder de negociação dos clientes: quando um cliente analisa o mercado, ele pode migrar para o concorrente a qualquer momento. Por isso, é importante saber o poder de barganha de sua clientela. Por isso, é muito importante o tratamento com excelência de uma empresa para com seu cliente para evitar isso;
- Ameaça de produtos entrantes: um produto semelhante ao seu pode entrar no mercado a qualquer momento. Por isso, é importante para as empresas moldar estratégias para evitar a entrada de concorrentes no mercado. Essas estratégias podem abranger fortalecimento de imagem, diferenciação de produtos e serviços, contratos de exclusividade etc;
- Ameaça de produtos substitutos: por mais diferenciado que seja um produto ou serviço, ele não será exclusivo para sempre. Por isso, a saída para se destacar é inovar constantemente para que seu produto não seja substituído.
A importância das forças competitivas no mercado
As forças competitivas no mercado são de suma importância para que as empresas possam sobreviver em um mercado que está constantemente se inovando. Há espaço para todos, porém, para se manter atuante neste mercado é importante saber como se comporta a concorrência. Com isso, as empresas são capazes de criar estratégias eficientes para se diferenciar da concorrência e isso acaba sendo também vantajoso para o cliente, que tem mais e melhores opções de produtos e serviços.
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Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.