Empreendedorismo feminino é um termo usado para definir negócios pensados, fundados ou comandados por mulheres, incluindo também a liderança feminina em pequenas e grandes empresas, quando elas assumem cargos mais altos e competitivos nas organizações.
A cada ano vem crescendo o número de mulheres que estão entrando no mercado de trabalho e conquistando grandes lugares nas empresas e instituições.
Hoje queremos falar a importância da inserção feminina nos negócios, e como a mulher pode colaborar para o crescimento do mercado brasileiro.
Benefícios da inserção da mulher no mundo do empreendedorismo
A construção da independência e conquista da mulher no mercado de trabalho, trouxe consigo a redução da desigualdade de gênero, já que, em um espaço anteriormente dominado pelo publico masculino, agora, passou a dar lugar a mulheres fortes, competentes e capazes de assumir cargos importantes no mundo corporativo.
De modo geral, quanto mais pessoas estiverem envolvidas com o empreendedorismo, mais cresce a economia. Além disso, quando a mulher conquista a independência financeira e alcança altos lugares no mundo corporativo, é reduzido o número de mulheres sujeitas a violências e abusos, antes, um dos motivos pela quais muitas delas se mantiveram em relacionamentos abusivos.
É uma conquista não apenas para a mulher envolvida, mas para a sociedade de modo geral, que passa a visualizar a figura feminina diferente, mesmo que de forma lenta e gradual, como alguém capaz de transformar a sociedade em um lugar mais igualitário e próspero.
É o direito do trabalho e de posições mais bem desejadas no mercado, que ainda requer esforço e paciência da mulher, já que muitas vezes ainda existe a falta de valorização e reconhecimento da importância da mão de obra feminina.
Desafios ainda enfrentados pelas mulheres no mundo dos negócios
Mesmo com todas as evoluções, ainda existem inúmeras dificuldades que tentam impedir o desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho.
Nos dias atuais, para conseguir estar inserida em cargos mais elevados nas empresas, as profissionais ainda precisa enfrentar problemas como lidar com assédios, desigualdades de cargos e salários e direitos. É uma cultura de preconceito de gênero que vem sendo desfeita com o tempo, enquanto novas mulheres vão conquistando espaço.
E para se manter bem e preparada para enfrentar esse mercado, é aconselhado que a mulher cuide da saúde e se mantenha com os as vitaminas em dias, afinal, a mulher precisa manter o foco, sem cobranças.
Dicas para as mulheres empreendedoras
– Foque na sua meta
Tente não olhar para as dificuldades, foque em seus objetivos e lembre-se sempre de onde você deseja chegar, sem parar pelo caminho.
– Busque se especializar
Quanto mais conhecimento, mais autoridade você tem para falar e tomar atitudes assertivas para bons resultados em sua empresa.
– Você faz o seu lugar
Lembre-se sempre que existe mercado para mulheres e homens. Se mantenha firme no seu objetivo e alcance seus objetivos no seu negócio.
– Inove sempre
Esteja sempre conectado com as mudanças do mercado, e inove o seu negócio aperfeiçoando para as novas procuras e demandas.