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O Papel do Administrador na Área de Compras

O Papel do Administrador na Área de Compras

O Administrador e a Área de Compras

O Departamento de compras de uma empresa pode ser visto como uma área estratégica, responsável por manter o estoque, as áreas meios e áreas fins trabalhando, sendo uma área que que compra desde a gasolina da máquina de cortar gramas do jardineiro, prestação de serviços e até os insumos para o melhor produto da instituição, e, portanto ser vista como um setor de oportunidade impar de economia para a empresa.
E este é o sonho de todo comprador, ocupar um lugar de destaque na instituição e ser conhecido como um solucionador de problemas, mas na vida real a coisa é bem diferente, alguns profissionais de compras, trabalham para acabar com nossa área, e é neste ponto que queria chegar, tentar impactar os colegas da área  de compras para ver o seu trabalho como um marco e uma oportunidade de mudar os negócios, melhorar as relações e regular o mercado em termos de confiança, ética e compliance.

Profissional de Compras e as três cotações

A primeira coisa a fazer é sair do esquema “três orçamentos e compra”, digamos que montar uma cotação com três proposta é a coisa mais fácil do mundo, o difícil é montar uma cotação com as três melhores opções para o processo. E é nisso que o comprador tem que focar, não é pela obrigação de ter três propostas, mas para ter a melhor compra, seja com três ou cinquenta propostas, precisa ter a certeza de que o processo é claro, transparente e coerente.
Não ceda à tentação de orçar três e fechar, busque a cada compra o melhor valor e a melhor condição.

Comprador de urgência

Segunda etapa, precisa desenvolver estratégia para deixar de ser o comprador “apaga fogo”, alguém esqueceu de fazer o pedido, ou não se planejou e voilá, acabou com o planejamento do dia, e as vezes até da semana no setor de compras, pois todo mundo para para “apagar o fogo” e o planejamento se foi.
Minha dica para combater o estresse das urgências é identificar onde ou em que material estas urgências ocorrem, pois já que não conseguimos evitá-las o melhor jeito de resolver as emergências/urgência é eliminando ela o mais rápido possível para voltar as atividades planejadas. Um bom catálogo de fornecedores que enviem orçamentos com brevidade e atendam rápido estes itens, pode ser uma boa solução, desta forma você resolve o problema e faz dele uma oportunidade para melhorar o seu indicador.

Negociador de Migalhas

Qual comprador de materiais ou comprador de Serviços não gosta de um desconto para compor o seu “cost avoidance” ou o seu “saving”, mas preste atenção e veja se o desconto que você está “conseguindo” não é na verdade uma gordura colocada por que você sempre “chora”.

Cultive hábitos saudáveis de negociar somente com o fornecedor ou no máximo dois de melhor preço, não de oportunidade ao vendedor de subir o valor inicial para te dar aquele “desconto” para fechar.

Ferramentas de Compras

Utilize ferramentas e indicadores para auxiliar na gestão das categorias, como a Matriz de Kraljic, Análise SWOT, 5 forças de Porter, as RFx , e muitas outras ferramentas que nos auxiliam no dia a dia.

e não para por ai, quer saber mais sobre estas ferramentas recomendo ler os artigos abaixo para conhecer um pouco mais.

Matriz de Kraljic  

Strategic Sourcing

Laurival Silva

Laurival Silva

Consultor de Marketing e NegóciosBoas respostas
Laurival Silva, Administrador, MBA, atua a 16 anos em cargos de gestão na área hospitalar. Neste tempo foi Coordenador de Manutenção Predial por oito anos, e desde 2012 Coordena os Serviços de Compras, Contratos e Supply Chain da empresa. Músico, empreendedor digital, Assessor de Marketing e SEO na JM Sites 

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