O Administrador e a Área de Compras
O Departamento de compras de uma empresa pode ser visto como uma área estratégica, responsável por manter o estoque, as áreas meios e áreas fins trabalhando, sendo uma área que que compra desde a gasolina da máquina de cortar gramas do jardineiro, prestação de serviços e até os insumos para o melhor produto da instituição, e, portanto ser vista como um setor de oportunidade impar de economia para a empresa.
E este é o sonho de todo comprador, ocupar um lugar de destaque na instituição e ser conhecido como um solucionador de problemas, mas na vida real a coisa é bem diferente, alguns profissionais de compras, trabalham para acabar com nossa área, e é neste ponto que queria chegar, tentar impactar os colegas da área de compras para ver o seu trabalho como um marco e uma oportunidade de mudar os negócios, melhorar as relações e regular o mercado em termos de confiança, ética e compliance.
Profissional de Compras e as três cotações
A primeira coisa a fazer é sair do esquema “três orçamentos e compra”, digamos que montar uma cotação com três proposta é a coisa mais fácil do mundo, o difícil é montar uma cotação com as três melhores opções para o processo. E é nisso que o comprador tem que focar, não é pela obrigação de ter três propostas, mas para ter a melhor compra, seja com três ou cinquenta propostas, precisa ter a certeza de que o processo é claro, transparente e coerente.
Não ceda à tentação de orçar três e fechar, busque a cada compra o melhor valor e a melhor condição.
Comprador de urgência
Segunda etapa, precisa desenvolver estratégia para deixar de ser o comprador “apaga fogo”, alguém esqueceu de fazer o pedido, ou não se planejou e voilá, acabou com o planejamento do dia, e as vezes até da semana no setor de compras, pois todo mundo para para “apagar o fogo” e o planejamento se foi.
Minha dica para combater o estresse das urgências é identificar onde ou em que material estas urgências ocorrem, pois já que não conseguimos evitá-las o melhor jeito de resolver as emergências/urgência é eliminando ela o mais rápido possível para voltar as atividades planejadas. Um bom catálogo de fornecedores que enviem orçamentos com brevidade e atendam rápido estes itens, pode ser uma boa solução, desta forma você resolve o problema e faz dele uma oportunidade para melhorar o seu indicador.
Negociador de Migalhas
Qual comprador de materiais ou comprador de Serviços não gosta de um desconto para compor o seu “cost avoidance” ou o seu “saving”, mas preste atenção e veja se o desconto que você está “conseguindo” não é na verdade uma gordura colocada por que você sempre “chora”.
Cultive hábitos saudáveis de negociar somente com o fornecedor ou no máximo dois de melhor preço, não de oportunidade ao vendedor de subir o valor inicial para te dar aquele “desconto” para fechar.
Ferramentas de Compras
Utilize ferramentas e indicadores para auxiliar na gestão das categorias, como a Matriz de Kraljic, Análise SWOT, 5 forças de Porter, as RFx , e muitas outras ferramentas que nos auxiliam no dia a dia.
e não para por ai, quer saber mais sobre estas ferramentas recomendo ler os artigos abaixo para conhecer um pouco mais.