O sonho de abrir um próprio negócio é compartilhado por milhões de brasileiros. No entanto, são poucos os que pensam em usar o crédito consignado para empreender.
Por causa disso, não é surpreendente saber que, de cada 2 empresas que abrem as portas no Brasil, 1 delas vai à falência em até 4 anos. Afinal, poucos empreendedores sabem quais são as ferramentas e alternativas disponíveis para eles.
Afinal, será que é permitido usar o crédito consignado para empreender? Se sim, vale a pena fazer isso? É o que veremos no artigo de hoje.
Portanto, siga a leitura!
Dá para usar o crédito consignado para empreender?
Sim, dá! O crédito consignado é um das opções de empréstimo disponíveis aos brasileiros sem grandes restrições para o uso do dinheiro, ao contrário de alternativas como financiamento imobiliário ou automotivo.
Por isso, o empréstimo consignado pode ser usado para que o empreendedor tenha um fôlego maior para abrir a sua empresa ou mantê-la em um período mais complicado, como é o caso da pandemia causada pelo novo coronavírus, por exemplo.
Para usá-lo, basta fazer um estudo estratégico e ver se essa é realmente a melhor alternativa para o seu caso e como colocá-la em prática da melhor maneira possível.
Quais são as vantagens de usar o empréstimo consignado?
Além da possibilidade de usar o crédito consignado para empreender, você pode usar também outras linhas de crédito para a mesma função. Alguns bancos, inclusive, operam com condições especiais para empresas.
Pensando nisso, quais são as vantagens de utilizar o empréstimo consignado para abrir o seu próprio negócio ou tocá-lo em um momento de dificuldade? Veja algumas delas a seguir!
1. Juros menores
Um dos principais benefícios do crédito consignado é que ele oferece juros bem menores do que as outras principais linhas de empréstimo. Isso só é possível por causa dos fatores que diminuem o risco de inadimplência nessa modalidade.
O crédito consignado se destaca por permitir que os bancos que emprestam o dinheiro possam descontar o valor da mensalidade diretamente de um salário ou benefício de quem tomou o empréstimo.
Por causa disso, o risco de inadimplência é muito baixo, o que se traduz em juros bem menores do que o normal. Portanto, o crédito fica muito mais barato e pesa bem menos no bolso do empreendedor.
2. Maior prazo para pagamento
Outro benefício substancial do uso do crédito consignado para empreender é o maior prazo para pagar o débito com o banco. Normalmente, os prazos dessas operações variam de 12 a 96 meses, o que garante uma boa janela para que o tomador do empréstimo possa pagar de volta.
Isso significa que a sua empresa ganha um fôlego relevante para trabalhar e gerar a receita para quitar o débito e fazer o negócio prosperar.
3. Crédito disponível para negativados
Uma das piores coisas de se envolver em uma crise é que, normalmente, as coisas conspiram para piorar a situação. Por exemplo, imagine que você ficou com uma dívida a pagar bem na época do novo coronavírus.
Como tudo fica mais difícil, é normal acabar inadimplente. Afinal, mais de 60 milhões de pessoas estão nessa situação.
Com o nome negativado, fica quase impossível obter empréstimos baratos para poder pagar as contas e colocar ordem na casa. “Quase impossível” pois há uma alternativa: o crédito consignado.
Pois é: não há a necessidade de análise de crédito nessa opção de empréstimo. Basta que o valor da parcela caiba na margem consignável disponível e pronto.
Como conseguir o empréstimo consignado para empreender?
Agora que você já entendeu os benefícios de usar o crédito consignado para empreender, provavelmente está com vontade de utilizar essa ferramenta a seu favor, correto?
Para isso, basta buscar por propostas e opções dos diferentes bancos no Brasil (existem ferramentas que são especializadas nisso, por exemplo) e entender qual é a melhor opção para você.
Lembre-se de usar o crédito consignado de maneira estratégica no seu empreendimento. Afinal, os juros baixos e o longo prazo para pagamento dão conforto e flexibilidade para tirar o seu sonho do papel e, portanto, é bom saber como aproveitar a ferramenta.
Eis algumas sugestões de como usar o dinheiro do empréstimo consignado para empreender:
- Capital de giro: o consignado oferece juros menores do que as tradicionais linhas de crédito para capital de giro dos bancos. Por isso, vale a pena guardar parte do empréstimo para essa importante função da empresa;
- Compra de matéria-prima e estoque: dependendo do seu tipo de negócio, será necessário investir em bastante matéria-prima para poder produzir os produtos que serão vendidos. O consignado pode ser usado para isso;
- Locação: O aluguel está entre os maiores custos para empreender no Brasil, ao lado das contas de manutenção do espaço (condomínio, contas de água, luz e Internet, etc.). Essas contas podem “corroer” o faturamento da empresa, especialmente no começo. Por isso, o consignado pode aliviar bastante a situação até o negócio prosperar.
E aí, se interessou em usar o crédito consignado para empreender? Agora não tem mais desculpas para não tirar aquele sonho do papel e abrir o seu próprio negócio.
Ficou com alguma dúvida sobre o uso desse empréstimo? Então não esqueça de deixar um comentário abaixo!