Boa tarde
Somos MEI, e temos um abrigo de cães resgatados das ruas e de maus tratos, minha pergunta, preciso comunicar a prefeitura de minha cidade? Nossos animais são acompanhados por uma Veterinária da cidade, não vinculada oficialmente ao abrigo, mas com uma parceria verbal.
Sol AmaralNovo na comunidade
Boa tarde!
Qualquer atividade dessa natureza tem de ser comunicada à Prefeitura, pois tem de ser feito todo um estudo sobre zoonoze.
Vejas algumas dicas para montar um abrigo de qualidade:
Escolha o local perfeito
Antes de tudo, você precisa de um espaço. Algum terreno abandonado, uma casa com um espaço bem grande… Para criar uma associação protetora de animais, você deve ter certeza de que o lugar é adequado para fazer isso, pois você irá abrigar animais.
Se você tem uma casa com jardim, este poderia ser o ambiente ideal para começar sua associação. Mas é preciso também ter dependências na casa para atividades administrativas. Nosso conselho é que você visite algumas associações protetoras que você conhece para saber como eles organizam seus espaços.
Planeje a parte jurídica
Você tomou a decisão certa e encontrou o lugar perfeito? Agora vamos para a parte legal. Crie uma associação e dê a ela um nome da sua escolha. Depois registre no órgão responsável da sua cidade (geralmente a prefeitura). Pense bem em destacar qual será a utilidade dela e especificar que se trata de uma organização sem fins lucrativos ! Isso é para evitar que os impostos venham engolir você depois.
Este é o passo mais importante. Agora você é oficialmente um protetor animal!
Consiga colaboradores
A não ser que você seja descendente do Tio Patinhas, irá precisar de dinheiro. Pois vários serão os gastos para ajudar os bichinhos: veterinário, comida para animais, acessórios. Se pretende hospedar animais, vai precisar arcar com os custos para cuidar deles. E isso custa dinheiro.
Comece olhando outras associações e protetores que poderão ajudar você a escolher colaboradores. Pense nos amigos, colegas de trabalho, pois é bem possível que algum deles também queira colaborar com você.
Voluntário
Seja você mesmo voluntário. A forma mais concreta de você identificar todos os itens necessários para criar e administrar um abrigo. Além de dar uma mão, você vai aprender sobre este ramo e terá experiência para montar seu abrigo.
Além disso, como você também terá uma associação, poderá se oferecer para cuidar dos animais que não têm lugar no abrigo que você é voluntário, por falta de espaço. Seus primeiros convidados chegaram!
Vá ao canil municipal
Informe ao canil municipal que você montou uma associação e que eles podem contar com a sua ajuda para abrigar e salvar animais abandonados. Normalmente, eles ficarão dispostos e felizes em ajudar.