Chegou o e-mail para mim fazer a assinatura eletrônica, mas na hora de validar a foto não vai, so da erro. Já fui no Banpará e a Gerente também não conseguiu. Como liberam um crédito se não consigo ter acesso? Estou precisando urgente.
Luzirene Barbosa de SouzaNovo na comunidade
Boa tarde!
Tendo em vista que muitas pessoas ficaram na dúvida em relação às mensagens recebidas por e-mail ou SMS, solicitando dados adicionais para complemento de cadastro, busquei informações junto ao Sebrae Pará e recebi a confirmação que não é uma fraude e que as pessoas estão sendo contatadas por esses meios sim. O texto é longo, mas é importante que leiam para saber como está funcionando todo o processo para que não tenham mais dúvidas:
A mensagem recebida é oficial, não se trata de uma fraude!
O contato anteriormente era realizado pela Central de Relacionamento do Fundo, através de um número fixo (91) 3289-7550, contudo, devido o grande número de inscritos, o processo estava muito demorado e dependia de sinal de celular e de linhas ativas para receber ligação, sendo que alguns só tinham Wathsapp, e muitas vezes o contato sofria interrupção por questão de Sinal de telefonia, o cliente não atendia, perdia a ligação. Na última semana, foi desenvolvido um sistema de Chatbot, para tornar mais ágil o contato e a complementação cadastral, que nada mais é que uma “entrevista virtual”, com as mesmas questões levantadas quando da ligação, agora de forma virtual e intuitiva. Isso é necessário para qualificar o cliente para análise do sistema para liberação do crédito de acordo com as declarações e informações inseridas no Chatbot, assim o valor aprovado é informado ao final da complementação do cadastro na plataforma. Ao finalizar esse processo, o Sistema do Fundo encaminha para o BANPARÁ, que é o agente financeiro responsável por gerar o Contrato e pagamento do valor liberado.
Vejam como é o passo à passo dos dois processos: de atualização cadastral via Chatbot e o do BANPARÁ, para identificação do cliente e liberação para pagamento via saque digital.
Processo 1 – Complemento Cadastral e Qualificação do Cliente (SEBRAE):
OBSERVAÇÃO: Em todas as situações o contato será tentado 3 vezes, caso o cliente não responda.
Processo 2: identificação do cliente e liberação para pagamento via saque digital (BANPARÁ):
IMPORTANTE – esclarecimentos adicionais:
Atenção: há um prazo de tempo entre a atualização do cadastro e o email do banco – em alguns casos cindo dias úteis.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Boa sorte!
Boa noite!
Muitas pessoas estão questionando isso. Como estou em Brasília, não tenho acesso aos dados desse programa. Vou repassar para você o que eu escrevi aos demais. Antes porém, gostaria que fizesse um teste: ponha o curso sobre o link e não pressione nada, olhe no canto esquerdo inferior da sua tela qual o endereço do remetente. Se for alguma coisa terminando com “.com” acompamhado de algum caractere, desconfie porque pode ser alguma fraude (Pode ser!! Não estou afrmando que é!!). Se você puder fazer isso e copiar para enviar para mim (pode mandar um comentário na minha resposta que recebo um e-mail) seria importante para eu poder ir atrás da informação sobre a origem desse e-mail. O estranho é que algumas pessoas reportam ter recebido um SMS, ou seja, não há padronização nesse procedimento.
Vamos ao que escrevi aos demais:
Algumas pessoas estão reportando que receberam SMS e você alerta que recebeu um e-mail. Eu vou reproduzir aqui as respostas que passei para eles, no caso de SMS:
Após o Sebrae-PA ligar para o solicitante, o cadastro vai para o BANPARÁ e não temos acesso aos procedimentos do Banco. Como estou em Brasília, não sei os detalhes desse fundo, mas pelas informações que li o procedimento é o seguinte:
Em nenhum lugar que procurei, vi que existia uma etapa de envio de dados por meio de SMS. Para que você não fique sem nenhuma informação, eu sugiro que lige para a SEDEME que é a Secretaria de Governo responsável pelo Funfo Esperança: (91) 3110-2550
Em complemento, pesquisei o site do BANPARÁ e encontrei uma FAQ com as principais perguntas dos clientes. NO que se refere a cadastro, veja o que o banco avisa aos clientes:
2- ATUALIZAÇÃO CADASTRAL
2.1- Quero atualizar o meu cadastro, como faço?
Ligue para a Central Banpará 3004-4444 (Belém e Região Metropolitana, Marabá e Santarém – fixo e celular) ou 0800 285 8080 (outras Localidades – fixo) e verifique, através do atendimento personalizado, quais dados cadastrais necessitam ser atualizados. Caso necessário, compareça a uma de nossas agências levando originais e cópias de CI, CPF, comprovante de renda e residência.
2.2- Posso solicitar atualização de cadastro em qualquer agência?
Sim, este procedimento poderá ser realizado em qualquer uma de nossas agências de relacionamento.
O link de acesso para as infromações acima é o seguinte:https://www.banpara.b.br/rodape/faq/
Continuo buscando esclarecimentos!!
Você poderia nos informar quem enviou esse email. Descreva as características, quem está assinando eletronicamente e se tem um telefone de contato, por favor. Eu busquei informaçõs sobre o programa e não vi nada dessa etpa de confirmação de dados.
Estou enfrentando o mesmo problema não consigo fazer a assinatura eletrônica pois na hora de fazer a biometria facial dá erro e não valida ! Assinei externamente e enviei lá pra alguns emails que vão TB fazer a assinatura digital para concluir o processo de liberação do crédito