Para prestação de serviço para pessoas físicas principalmente, como agir para evitar um possível calote após o termino do serviço, tipo “agora não tenho dinheiro, passa outra hora para receber”, e nunca mais paga. Ex: Eletricista autônomo.
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Olá Francisco, tudo bom?
A questão do calote é um problema, que diante do contexto atual se torna um risco muito alto.
Para minimizar o sofrimento deste mal é preciso fazer uma boa gestão de sua clientela, do fluxo de caixa e contar com várias formas de recebimento. Tente a medida do possível utilizar diversas opções de pagamento como as máquinas de cartão, aplicativos de meios de pagamento/ recebimento. Aqui cito, o exemplo de ferramentas como: PagSeguro, PicPay, etc.
Uma outra forma é aumentando a exposição dos seus serviços via marketplaces, como GetNinjas. Neste caso é importante quando for efetivar o serviço, procurar combinar bem com o cliente as formas de pagamento, tente facilitar com o máximo de opções de meios de pagamentos, como: cartões de crédito/ débito, transferências bancárias (existem bancos virtuais, que não cobram taxas, e que geram boletos sem custos), plataformas como pagseguro, picpay, entre outros.
Com esta ampla oferta de possibilidades fica mais fácil receber do cliente. Evite fazer o serviço sem um meio de pagamento, que registre a transação de compra e venda!
Para te ajudar segue o link da cartilha de meios de pagamento digital: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/cartilha-orienta-empresarios-sobre-os-meios-eletronicos-de-pagamento,6c24ad09aae56510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Selecionei um vídeo sobre calote – dicas de um empreendedor de como lidar
Espero tê-lo ajudado!