É uma boa idéia a criação do cartão fidelidade para fidelizar o cliente?
Lafaete Bispo de OliveiraNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Olá, Lafaete! Tudo bem?
Quando falamos de fidelização de clientes, precisamos pensar sempre em algo maior: o que realmente entrego de valor para o meu cliente querer ser fiel à minha empresa?
A fidelidade de um cliente está relacionada às experiências que ele terá com a empresa ao longo de todo esse processo. Em outras palavras, são todos aqueles contatos que o cliente vivenciará antes, durante e após a compra de um produto, aumentando ou não sua satisfação, sua expectativa, sua análise sobre a qualidade do produto e, por fim, seu relacionamento com a empresa. Todos esses indicadores sendo bem medidos e gerenciados aumentarão as chances da empresa conquistar clientes fiéis.
Atualmente, a busca por conquistar clientes fiéis tem sido o grande desafio para superar a concorrência. Conhecer as boas práticas e dominar estratégias de captação de novos clientes não é suficiente. A empresa precisa reter e, também, maximizar o valor deste cliente ao longo do tempo de consumo para torná-lo um cliente lucrativo. É sabido que as estratégias de marketing mais conhecidas no mercado estão focadas na atração de novos clientes do que no fortalecimento da relação com o cliente. Isto é, em ações agressivas de pré-vendas e vendas, e não na construção de relacionamentos e pós-venda, especialmente, na experiência e no relacionamento presencial e online com o cliente.
O cartão fidelidade pode ser um dos instrumentos que você utilizará para a retenção destes clientes, mas lembre-se que o mais importante é a entrega de qualidade e valor que você oferecerá para ele.
Não há como definir se essa será a melhor estratégia, pois isso depende do ramo em que sua empresa está inserida e quais são suas entregas e seus objetivos. Essa análise poderá ser estudada e aprofundada por você, que conhece a realidade da sua empresa.
Aqui indico alguns materiais bacanas pra você iniciar essa busca:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/proposta-de-valor-pode-ajudar-com-a-fidelizacao-de-clientes,e94e92099b220610VgnVCM1000004c00210aRCRD
Esse vídeo abaixo também te ajudará a analisar melhor o assunto!
E se precisar de mais informações, conte com a gente!