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Coronavírus – Crédito, contratos de trabalho e fornecedores. Como não quebrar?

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bom dia, sou mei, tenho uma marcenaria, um funcionario e um prestador de serviços, o prestador de serviços ja cancelei suas atividades, não estamos recebendo materia prima para trabalhar, pedidos foram cancelados, mas seguem os boletos. Existe alguma ajuda do sebrae, um incentivo ou linha de credito, para nos mantermos nesta quarentena.

Anderson

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1 Resposta

  1. Prezado Anderson (Ideal Móveis),

    Em primeiro lugar, sabemos que sua marcenaria faz parte de um sonho. Tenha calma, todos nós estamos passando por esta crise. Não feche seu negócio, espere, seja perseverante, esta fase difícil vai passar e você e sua empresa superarão isso.

    O governo federal liberou várias novas linhas de crédito na semana passada. São grandes somas de recursos. Essas novas linhas já foram liberadas para os bancos, para que estes possam liberar o crédito para pessoas como você (isto é chamado de crédito no varejo).

    Tendo em vista este cenário, vão aqui algumas dicas para você:

    a) Neste momento, recomendamos que você procure o banco ou instituição financeira com o qual você já opera. Explique a situação de seu negócio ao seu gerente; ele sabe o momento que estamos vivendo. Vários bancos reduziram as taxas de juros nesta semana, e estão oferecendo linhas de crédito emergenciais para situações como a sua.  Estude com calma a proposta de seu banco, analise as condições e taxas oferecidas.

    Outra opção em relação aos bancos tradicionais são as fintechs, bancos digitais e cooperativas de crédito. Você também pode procurar estas organizações e explicar sua situação. A regra é: seja humilde, perseverante, e não tenha medo de falar a verdade, expondo seu problema. Você não está sozinho. Todos nós estamos passando por esta crise, que em breve será superada. Compare as taxas e condições oferecidas com aquelas de seu banco.

    b) Organize os dados de contatos de seus clientes. Entre em contato com cada um deles, ofereça descontos especiais para pedidos feitos agora,  desde que o pagamento seja antecipado. Veja se você tem condições mínimas de operar a portas fechadas, para atender a demanda destes clientes que você contatará. Caso contrário, assegure a entrega assim que o comércio voltar ao normal (organize-se para isso).

    c) Converse francamente com seu funcionário sobre a situação. Trate-o com o mesmo respeito e atenção que você gostaria de ser tratado no lugar dele. Negocie com ele, por exemplo, a redução temporária do salário, ou mesmo o adiamento de seu pagamento (ou parte dele), até que a situação se normalize. Você pode por exemplo oferecer para ele na negociação um bônus sobre as novas vendas, que será pago assim que a situação se normalizar. Acerte os detalhes com ele, envolva seu contador na negociação, e procure se possível preservar o seu emprego, pois também não é fácil contratar pessoas experientes e comprometidas.

    Esperamos tê-lo ajudado.

    Estar junto é mais do que estar perto. O Sebrae está com você! Conte conosco!

    Carlos H. Blanco.