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CESAR AUGUSTO RIBEIRO PECHIO DE CASTRO
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Como analisar o plano de negócios de uma empresa?

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Como analisar o plano de negócio de uma empresa? Quais aspectos deve se levar em consideração?

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2 Respostas

  1. Oi Cesar!

    O plano de negócios é um documento vivo, que deve ser sempre revisto, uma vez que o cenário externo muda, e a empresa vai amadurecendo, os clientes vão mudando.

    O foco, deve ser sempre no cliente. Portanto, procure entender, qual o problema, qual a necessidade do cliente? O seu produto/serviço está ajudando a solucionar? De que maneira? Como você se relaciona com seu cliente, antes, durante, e após a compra/prestação de serviço?

    Essa deve ser a base do seu plano de negócios. Em seguida, avalie estratégias de marketing e relacionamento para melhorar a interação com seu cliente. Observe, também, se existem novos fornecedores e competidores no mercado. Esses fatores vão te ajudar a repensar seu posicionamento, e até ajudar a precificar seus produtos/serviços.

    Repense sua estrutura de custos, veja se pode otimizar algum processo, reduzir despesas, ou até investir em equipamentos/softwares que reduzam seus custos, ou que te ajuda a ganhar escala, ou velocidade.

    Cuide dos seus funcionários, e os mantenha motivados. Se precisar, pense em um política de bonificação baseado em metas. Escute sempre o que eles tem a dizer, você pode aprender muito sobre o cliente com eles.

    Busque parceiros para aumentar sua rede, ou ampliar sua atuação. Procure sempre relações ganha-ganha.

    Planeje, pense sempre no futuro. Divida grandes objetivos em metas menores, semanais, por exemplo, para garantir que você esteja sempre caminhando, mesmo que devagar. Faça uma boa projeção de fluxo de caixa, avalie sazonalidades, e tenha sempre uma reserva de emergência para períodos ruins.

    Enfim, essas são só algumas dicas! Procure sempre se atualizar, o Sebrae tem diversos, cursos (presenciais e EaD), atividades, encontros de empresários, feiras e até consultoria.

    Sucesso!

  2. O mundo dos negócios viveu diversas revoluções radicais no decorrer do período compreendido entre a Revolução Industrial e os dias atuais. As empresas, tanto as novas que estavam surgindo quanto as existentes, passaram pela necessidade de transformar seus modelos de negócios, se adequando às expectativas dos consumidores em potencial. Assista ao vídeo abaixo.

    📹 O que iremos contar para você nesse vídeo:

    🔹 O panorama de constantes transformações no contexto das organizações se estende até os dias atuais. As mudanças decorrentes da influência inegável da tecnologia vêm revolucionando os formatos dos negócios, causando impactos estruturais e gerenciais.

    🔹 O modelo de negócio de uma empresa é o “elo” que a conecta ao cliente final, gerando valor e satisfação. É o “core business” de sua empresa, aquilo que a empresa faz, gerando receita à medida que os clientes compram. Assim, impacta na sua estrutura de vendas, operações, marketing, gestão e finanças. Conclui-se, portanto, que um modelo de negócio bem estabelecido garante uma oferta de valor relevante para o perfil correto de consumidor e o tipo de venda que a sua organização realiza.

    🔹 Assista ao novo vídeo da série “Aprenda com o Especialista!”, com Luís Gustavo Lima, e entenda mais sobre:

    – A definição de “modelo de negócios” e a sua influência na atuação da empresa;

    – Os tipos de modelos de negócios existentes;

    – Plataformas disponíveis para desenvolvimento;

    – Canvas: projetando o seu modelo de negócio.